sporting cp cabeçalho 2

Na passada semana, o Sporting goleou o Steaua, em Bucareste, por 5-1, com golos de Doumbia, Acuña, Gelson Martins, Bas Dost e Battaglia. Num play-off em que os leões foram claramente superiores, acabaram por garantir lugar na fase de grupos da Liga dos Campeões.

O sorteio realizado no Mónaco ditou que o Sporting iria pertencer ao gurpo D, em conjunto com Juventus, Barcelona e Olympiacos. Na primeira jornada, os leões têm uma deslocação à Grécia, para defrontar o Olympiacos.

Num grupo com dois colossos, o Sporting irá jogar contra o hexacampeão italiano, a Juventus, proveniente do pote 1. A “vecchia signora” foi finalista da Liga dos Campeões na temporada passada sob a liderança de Massimiliano Allegri, sendo uma das favoritas à conquista da “Champions“. Tendo vencido o troféu em 1985 e 1996, somam oito presenças em finais europeias. Um coletivo muito forte defensivamente, letal nas transições rápidas e onde brilham o veterano Gianluigi Buffon, Giorgio Chiellini, Sami Khedira e os dois argentinos, Paulo Dybala e Gonzalo Higuaín.

O calendário do Sporting para a Liga dos Campeões 2017/18 Fonte: Sporting CP
O calendário do Sporting para a Liga dos Campeões 2017/18
Fonte: Sporting Clube de Portugal
O Barcelona pertencia ao pote 2 do sorteio da fase de grupos, um crónico candidato ao título a par da Juventus neste grupo D. Numa época marcada pela troca de treinador, com a entrada de Ernesto Valverde e a histórica transferência de Neymar para o PSG, por números astronómicos. Um dos clubes com mais Ligas dos Campeões vencidas, cinco no total, em 1992, 2006, 2009, 2011 e 2015. Sendo que, na última vez que conquistou a Liga dos Campeões, derrotou na final a Juventus, por 3-1. Uma equipa que se conhece bem, que joga em posse com muita qualidade e que defende muito bem, uma das melhores equipas do mundo. Nos “blaugrana” brilham ter Stegen, Gerard Piqué, Javier Mascherano, Sergio Busquets, Andrés Iniesta e, no ataque, Luis Suárez e Lionel Messi.
Os gregos do Olympiacos serão o primeiro adversário do Sporting, são heptacampeões gregos e pretendem chegar o mais longe possível na Liga dos Campeões. Depois das passagens de vários treinadores portugueses, como Leonardo Jardim, Marco Silva, Vítor Pereira e Paulo Bento, hoje são orientados por Besnik Hasi. O adversário em teoria mais acessível para os leões, que tem em Diogo Figueiras, André Martins, Felipe Pardo e Sebá, jogadores que passaram pelo futebol português e conhecem bem o Sporting.
O Sporting, com a goleada ao Steaua por 5-1, conseguiu assim estar na elite do futebol europeu, tendo lugar na fase de grupos. O sorteio ditou que o Sporting ficaria num grupo extremamente forte. Agora cabe à equipa leonina dar tudo em qualquer campo, lutar pelos três pontos do primeiro ao último minuto e tentar ir o mais longe possível na Liga dos Campeões. Sendo que, como objetivo mínimo há que ter em mente o terceiro lugar no grupo ,que dá acesso aos 16 avos da Liga Europa. Além da garra e da entrega, do esforço, dedicação e devoção, é fundamental que o Sporting, neste grupo, continue a apresentar um futebol de qualidade e a ser muito consistente em termos defensivos.
Foto de Capa: Sporting Clube de Portugal
Artigo revisto por: Beatriz Silva