Sporting: o que melhorou e o que ainda pode melhorar

    O Sexto Violino

    No dia seguinte ao apuramento de Portugal para mais um Mundial – campanha na qual a formação leonina desempenhou, para não fugir à regra, um papel decisivo, com um hat-trick do sócio 100 000 do clube –, é tempo de nos voltarmos a concentrar no futebol nacional e naquilo que pessoalmente me interessa mais do que qualquer selecção: o Sporting.

    Findas as primeiras nove jornadas da Liga, e ainda que tenhamos sido eliminados da taça, o balanço é positivo. É certo que realizar uma época ainda pior do que a anterior seria quase impossível, mas poucos esperariam que o Sporting conseguisse, em tão pouco tempo e com recursos escassos, montar uma equipa competitiva que “mordesse os calcanhares” ao Porto e ao Benfica. A prudência leva-me a dizer que ainda conseguimos muito pouco, até porque há dois anos também estávamos numa óptima forma em Novembro e depois quebrámos quase do dia para a noite. No entanto, as circunstâncias também são diferentes, com claro benefício para o Sporting actual. O clube é hoje mais estável e há a sensação de que finalmente todos remam para o mesmo lado, tendo o mérito de ser em larga medida atribuído ao novo presidente.

    A união no balneário do Sporting salta à vista e contrasta com a realidade das últimas épocas Fonte: http://rr.sapo.pt/
    A união no balneário do Sporting salta à vista e contrasta com a realidade das últimas épocas
    Fonte: http://rr.sapo.pt/

    O trabalho de Leonardo Jardim, contudo, não pode ser desprezado, porque constitui a prova de que as coisas não acontecem por acaso. O treinador madeirense sabia a difícil tarefa que o esperava: pegou num clube em cacos, animicamente destruído depois da pior época da sua História, com rumores de salários em atraso e com uma mudança directiva recente. O projecto consistia em começar praticamente do zero, e a verdade é que para já os sportinguistas não se podem queixar: a equipa joga um futebol atractivo, os jogadores sabem as suas funções em campo, o ataque concretiza, e a defesa, apesar dos golos encaixados nos últimos encontros, também parece ter estabilizado. O estilo de jogo está bem definido, assim como o plano B, com dois avançados sempre que as coisas não estão a correr bem, e que já rendeu dois golos importantes. O ritmo de jogo é muito superior ao dos últimos anos, a equipa pressiona o adversário no seu meio-campo e não tem medo de assumir o controlo contra equipas mais fechadas, os laterais ajudam o ataque (não me canso de elogiar as exibições de Jefferson até à lesão) e os extremos não se limitam a causar desequilíbrios nas alas, aparecendo bastantes vezes em zona de finalização (Wilson, Capel e Carrillo já valeram 8 golos, fora as assistências, apesar de a forma do peruano não ser a melhor). Por último, não podia deixar de referir aqueles que, para mim, são duas pedras fulcrais deste Sporting: Montero, que para além da veia goleadora trabalha muito e inventa espaços para ele ou os colegas explorarem, e William Carvalho, que subiu a pulso desde o semi-anonimato até à conquista do lugar de âncora do meio-campo que agora ocupa. Neste último caso, o mérito de apostar neste jogador e de sentar o capitão Rinaudo (jogador que também aprecio, mas que nunca mais foi o mesmo depois da lesão) recai todo sobre Jardim.

    Porém, não podemos perder de vista que esta equipa tem, como é normal, algumas limitações. O eixo da defesa era o sector que me deixava mais dúvidas, e os jogos já disputados contra os grandes levam-me a concluir que esta posição deve ser reforçada. Sobretudo Rojo parece-me ser um jogador que, embora tecnicista, treme bastante e erra na abordagem a alguns lances. Julgo que o Sporting podia aguentá-lo até ao fim da época e depois tirar proveito da sua mais que provável ida ao Mundial, indo de seguida buscar alguém mais “batido” para um lugar onde a experiência ainda é um posto.

    No meio-campo, não é novidade para ninguém que André Martins está em sub-rendimento. Não creio que ele seja o jogador mais talhado para criar desequilíbrios e fazer a ligação com o avançado, uma vez que não se trata de um número 10 puro, mas sim de um médio de transição. A sua baixa estatura também pode ser um entrave em certos jogos, embora não me pareça o problema essencial. Salta à vista a necessidade de um jogador mais criativo, e dou por mim a suspirar pelo regresso de Matías Fernández. O chileno encaixaria aqui como uma luva, agora que o Sporting tem equipa para acompanhar o seu génio… De resto, Adrien também cresceu bastante e confere agora ao onze uma sobriedade, maturidade e visão de jogo importantes num plantel jovem, ainda que não seja um jogador rápido. Por último, a verticalidade do jogo de Carrillo, aliada ao facto de o peruano tardar em explodir definitivamente, faz com que me interrogue sobre a necessidade de comprarmos um extremo com créditos firmados e maior capacidade finalizadora – por exemplo Pizzi, que chegou a ser equacionado no Verão e que tinha a vantagem de bater bolas paradas.

    Seja como for, o Sporting é hoje uma equipa mais adulta e equilibrada, cuja forma tem surpreendido tanto os adeptos como os rivais. Que este rumo seja para continuar e que no final da época, fruto de um crescimento sustentado e com os pés sempre assentes na terra, continuemos a ter razões para acreditar que o futuro vai ser ainda mais risonho.

    Sabe Mais!

    Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

    Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

    Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

    • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
    • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
    • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
    • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

    Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Casa Pia x Estoril Praia foi adiado devido ao apagão e já tem nova data

    O Casa Pia x Estoril Praia já tem nova data marcada. A partida vai jogar-se nesta terça-feira, às 20h30.

    Lazio cede empate em casa com Parma e Bolonha também perde pontos na Serie A

    A Lazio não foi além de um empate em casa frente ao Parma a dois golos, na jornada 34 da Serie A. Udinese e Bolonha também empataram.

    Carlo Ancelotti já tem acordo com o Brasil e prepara-se para deixar o Real Madrid no final da temporada

    Carlo Ancelotti chegou a um princípio de acordo com a Seleção Brasileira. O técnico italiano vai deixar o Real Madrid no final da temporada.

    Pedri fala sobre Hansi Flick: «É como um pai para nós»

    Pedri abordou a relação de Hansi Flick com os jogadores do Barcelona. O médio espanhol comentou sobre a importância do técnico no conjunto blaugrana.

    PUB

    Mais Artigos Populares

    Recurso do Sporting por Conrad Harder foi recusado pelo Conselho de Disciplina da FPF

    O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol decidiu recusar o recurso apresentado pelo Sporting devido à suspensão de Conrad Harder.

    Dorival Júnior confirmado como treinador do Corinthians

    Dorival Júnior é o novo treinador do Corinthians. O técnico brasileiro foi oficializado pela equipa canarinha nesta segunda-feira.

    Mikel Arteta confirma uma baixa e antevê Arsenal x PSG: «Estamos a fazer história e queremos mais»

    Mikel Arteta fez a antevisão do Arsenal x PSG, da primeira-mão das meias-finais da Champions League. O técnico garantiu que quer continuar a fazer história.

    Luis Enrique antevê Arsenal x PSG: «A equipa que mais gosto de ver jogar é a minha»

    Luis Enrique fez a antevisão do Arsenal x PSG, da primeira-mão das meias-finais da Champions League.

    Hansi Flick vai renovar com o Barcelona em maio: eis os pormenores

    Hansi Flick está pronto para renovar o contrato com o Barcelona. O técnico alemão vai prolongar o vínculo até junho de 2027.

    Marcus Rashford lesiona-se e já não deve jogar mais nesta temporada

    Marcus Rashford vai falhar o resto da temporada do Aston Villa. O avançado inglês sofreu uma lesão e não deve jogar mais pela equipa de Unai Emery.

    Braga confirma adiamento do jogo com o Caxinas devido ao “apagão”

    O Braga confirmou que o jogo frente ao Caxinas, da jornada 20 da Liga de Futsal, foi adiado para esta terça-feira.

    Nicolás Otamendi deixa mensagem após goleada do Benfica: «Só dependemos de nós»

    Nicolás Otamendi deixou uma mensagem após a goleada do Benfica frente ao AVS SAD. O capitão das águias reforçou que as águias só dependem de si.

    Barcelona goleia Trabzonspor e conquista a Youth League pela terceira vez

    O Barcelona é o novo vencedor da UEFA Youth League. A equipa catalã bateu o Trabzonspor e conquistou o troféu pela terceira vez.

    Liga Portugal confirma adiamentos dos jogos da Primeira Liga e Segunda Liga devido à falha de energia

    A Liga Portuga confirmou que todos os jogos que estavam estabelecidos para esta segunda-feira foram adiados para uma data ainda a definir.