O Sporting Clube de Portugal inicia na próxima quinta-feira a sua odisseia europeia na época 2018-19. Os leões, recebem os azeris do Qarabag, em jogo a contar para a primeira jornada do Grupo E da Liga Europa.

O sorteio, realizado em Nyon, ditou que o Sporting disputaria o grupo E nesta edição da Liga Europa. Os leões terão como adversários os ingleses do Arsenal, os azeris do Qarabag e os ucranianos do Vorskla Poltava.

Os gunners do Arsenal, apresentam para esta temporada um novo treinador, Unai Emery. O sétimo classificado da Premier League soma esta temporada, três vitórias e duas derrotas. Sendo uma equipa extremamente ofensiva, com algumas debilidades em termos defensivos, tem em Mesut Ozil, Mkhitaryan e Pierre Aubameyang, as suas principais estrelas. Os londrinos são o mais forte candidato a disputar a liderança do grupo E, a par de Sporting.

Teoricamente, o adversário mais complicado do Sporting CP é o Arsenal
Fonte: Sporting CP

Proveniente do Azerbaijão, o Sporting enfrentará o Qarabag. Os azeris disputaram as eliminatórias da Liga dos Campeões, tendo sido eliminados pelos bielorrussos do BATE Borisov, caindo assim para a Liga Europa. O Qarabag é o pentacampeão do Azerbaijão, sob a liderança de Qurban Qurbanov, somando ainda três Taças conquistadas. No clube azeri, milita o guarda-redes que passou pelo futebol português Vágner, tendo em Míchel e Dani Quintana as suas melhores unidades, apresentando ainda vários reforços para esta temporada. O Qarabag não é um dos favoritos a seguir em frente na Liga Europa, mas tem o sonho de disputar a final que se disputará no seu Estádio Olímpico de Baku.

O Sporting irá ainda defrontar os ucranianos do FC Vorskla Poltava, que na temporada passada surpreendeu, tendo ficado em terceiro lugar na Liga Ucraniana. Uma equipa que ocupa o 156º lugar no ranking da UEFA, será uma das equipas que dificilmente conseguirá passar a fase de grupos. No entanto, jogando em sua casa poderá criar dificuldades acrescidas às equipas mais fortes do grupo, Arsenal e Sporting.

Na temporada transacta, o Sporting disputou a Liga dos Campeões, tendo ficado em 3º no seu grupo – Barcelona, Juventus e Olympiacos – acabou por chegar aos quartos-de-final da Liga Europa. É certo que, a partir dos 1/16 de final o grau de dificuldade aumenta na Liga Europa, com os adversários provenientes da Liga dos Campeões. No entanto, o Sporting pode sonhar e lutar para chegar o mais longe possível nas competições europeias. A José Peseiro e aos seus jogadores pede-se entrega, raça, qualidade de jogo, consistência defensiva, forte reação à perda de bola e pressão alta para poder conquistar a Europa do futebol.

Um Sporting que tem vindo a crescer, cujos objetivos são o título nacional, a Taça de Portugal, a Taça da Liga e chegar o mais longe possível na Liga Europa. Assim, será um sonho de todos os sportinguistas, que se começa agora a desenhar, lutar pela presença na final da Liga Europa, que se disputará no Estádio Olímpico de Baku. Para isso, aos atletas e equipa técnica pede-se Esforço, Dedicação e Devoção, para atingir a Glória europeia.

Foto de Capa: Sporting CP

artigo revisto por: Ana Ferreira

 

Comentários