Será que o Sporting aproveita o trabalho feito pela seleção de futsal?

    - Advertisement -

    Todos nós, quando andámos na escola, tínhamos os colegas que se “encostavam” ao trabalho dos outros, e a única coisa com que contribuíam no final era o nome na capa. Errado não está quem se aproveita do trabalho dos outros, mas quem se deixa aproveitar. E no fim, normalmente, os que se aproveitaram são os que mais se gabam da nota final. Sendo sempre o “esperto” o que mais admirado. Ora, há uns dias, alguém questionou o treinador de futsal do Sporting, se iria conseguir aproveitar o trabalho desenvolvido pela seleção nacional que havia acabado de ganhar a Finalíssima de Futsal (com a maioria da equipa composta por jogadores leoninos). Esta questão só pode ter sido feita por alguém mal-intencionado, ou um daqueles “espertos” que sempre se habituou a “ganhar” com o trabalho dos outros.

    [Nota: Após a publicação do artigo, o autor da questão ao treinador do Sporting entrou em contacto comigo para contextualizar o tema, situação que, desde já, agradeço. Para correção e verdadeira contextualização, a questão colocada foi a seguinte: «É uma questão para os dois treinadores. Tanto o Sporting como o Benfica têm jogadores mais do que habituados a vencer títulos, ainda agora na Finalíssima [seleção] havia jogadores do Sporting e do Benfica. Tentar aproveitar o embalo dos jogadores que venceram essa competição pode ser importante para transpor para esta Supertaça? Ou seja, jogadores que chegam com uma dinâmica de vitória no início da época, tentar aproveitar isso para a Supertaça?». Portanto, a questão fez sentido. De qualquer forma, continuo a defender o mérito do Nuno Dias nas conquistas da seleção, e todos os argumentos escritos por mim, rejeitando assim a crítica ao autor da questão].

    Por alguma razão se diz que a chamada à seleção é um prémio pelo trabalho desenvolvido ao longo da época desportiva. Ou seja, toda a aprendizagem, esforço e dedicação dos jogadores nos seus clubes serve para valorização e consequente chamada à equipa de todos nós.

    A seleção não é a origem, é a consequência. E é injusto dizer a alguém que já mostrou ser um dos melhores treinadores do mundo, cujo trabalho já serve para inspirar outros colegas de profissão, que aproveita o sucesso de outros.

    A única coisa que Nuno Dias pode aproveitar é o facto de os seus jogadores, os miúdos que ele ensinou e formou, virem motivados por mais uma conquista internacional, que também ele ajudou a conquistar.

    Ao escrever tudo isto não quero dizer que estou contra a seleção nacional, até porque não foi ninguém da instituição a declamar tal “sugestão”, e tenho a certeza que os elementos da federação serão os primeiros a valorizar o trabalho dos clubes e dos treinadores que lhes “entregam” os jogadores em condições de competir contra os melhores e com possibilidade de vencer.

    E como sugeriu o nosso dirigente, a seleção nacional de futsal ganha mais que outras seleções também (mas não só) porque seleciona pela qualidade, talento e mérito. E o Sporting tem muito mérito no sucesso da seleção nacional.

    seleção portugal
    Fonte: Seleções de Portugal

    É pela qualidade e mérito do treinador e atleta que podemos ver sair Erick do Sporting para o Barcelona. E não me parece que, a acontecer, seja pelo poderio desportivo dos clubes, mas pelo financeiro, que apesar de tudo, é um campo onde o Sporting ainda não consegue igualar ou superar clubes de outros campeonatos. Também isso mostra a qualidade do trabalho do nosso treinador e respetiva equipa técnica, que faz mais com menos.

    Que não falte à seleção nacional o Nuno Dias a treinar em Portugal. Se o homem decide ir treinar outras nacionalidades, depois quero ver quem aproveita o quê.

    - Advertisement -
    spot_img

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Marcos Alonso renova com o Barcelona

    O FC Barcelona anunciou oficialmente a renovação do contrato...

    Treinador do Lyon garante que ninguém sai até ao verão

    O treinador do Lyon, Laurent Blanc, garantiu em conferência...

    Prodígio de Jorge Jesus na lista de preferências do PSG

    O Paris Saint-Germain FC pode virar atenções para um...

    Saúl Ñíguez pode mudar de clube em Espanha

    O médio espanhol Saúl Ñíguez pode estar perto de...

    Volte-face nas negociações por Nicolò Zaniolo

    O jogador italiano Nicolò Zaniolo está agora mais perto...
    Nuno Almeida
    Nuno Almeidahttp://www.bolanarede.pt
    Nascido no seio de uma família adepta de um clube rival, criou ligação ao Sporting através de amigos. Ainda que de um meio rural, onde era muito difícil ver jogos ao vivo do clube de coração, e em tempos de menos pujança futebolística, a vontade de ser Sporting foi crescendo, passando a defender com garras e dentes o Sporting Clube de Portugal.
    Bola na Rede