Leão quer rugir até ao Jamor | Sporting CP x CD Tondela

    Taça de Portugal, oitavos de final: terça-feira, 9 de janeiro de 2024, 18h45.

    A ANTEVISÃO: SPORTING ATRAVESSA BOA FASE E É FAVORITO. TONDELENSES QUEREM SURPREENDER O LEÃO

    A prova rainha do futebol português costuma ser pródiga em surpresas e nesta eliminatória, o CD Tondela quer ser o tomba gigantes que por vezes costuma aparecer quando um clube de uma divisão inferior elimina um emblema da Primeira Liga. Não será uma tarefa nada fácil para o sétimo classificado da Liga 2, pois vai enfrentar o Sporting CP, líder do campeonato nacional que atravessa um bom momento de forma, além de jogar em casa.

    Rúben Amorim já sabe que não vai poder contar com Ousmande Diomande, Morita e Geny Catamo para o encontro de hoje, os três estão ao serviço das respectivas seleções, a juntar aos lesionados St. Juste e Fresneda. A boa notícia é o regresso aos convocados do capitão Sebastían Coates, que poderá voltar à titularidade no centro da defesa. Apesar de ir defrontar um clube de um escalão mais baixo, o técnico leonino vai manter o seu 3-4-3 habitual e não deverá fazer uma revolução total no onze, pois a Taça de Portugal é o segundo objetivo dos leões, logo atrás do campeonato.

    Na baliza do Sporting, Franco Israel poderá ocupar o lugar de Antonio Adán. E no ataque, Paulinho poderá ser titular em detrimento do jogador do momento em Alvalade, Viktor Gyokeres. Penso que a estratégia a adotar por parte de Rúben Amorim passa por tentar resolver cedo a partida e só depois começar a gerir mais a sério os seus jogadores.

    Marcus Edwards e Yaya Sithole no jogo entre Tondela e Sporting para a Taça da Liga
    Fonte: Paulo Ladeira/Bola na Rede

    Por sua vez, o CD Tondela está praticamente na máxima força e Tozé Marreco só não pode contar com o médio sul-africano Yaya Sithole, que está a representar o seu país na CAN.

    Depois da derrota para a Taça da Liga frente ao Sporting CP por 1-2, o técnico auriverde tirou ilações dessa partida e poderá ter descoberto pontos fracos no adversário, como o próprio admitiu na conferência de imprensa de antevisão ao jogo de hoje. O seu sistema tático preferencial é o 4-3-3 e o emblema da Liga 2 deverá entrar em Alvalade com uma estratégia de contra ataque, pressão baixa e tentar aproveitar ao máximo os espaços que os jogadores verde e brancos possam conceder.

    Como já referi, o CD Tondela quer fazer uma gracinha na casa do leão, e tudo é possível, porque o espírito da Taça de Portugal é especial e diferente das outras competições.

    O árbitro da partida será Hélder Malheiro, da Associação de Futebol de Lisboa.

    10 DADOS RÁPIDOS

    1. Sporting CP e CD Tondela já se defrontaram 15 vezes em todas as competições. Dez vitórias para os leões e apenas dois triunfos para os tondelenses.
    2. Nesses 15 jogos, o clube lisboeta marcou 29 golos e o CD Tondela 12.
    3. A maior vitória caseira do Sporting CP frente ao emblema do distrito de Viseu aconteceu na época 2020/2021, para o campeonato. 4-0 foi o resultado.
    4. O CD Tondela nunca conseguiu vencer no Estádio José Alvalade.
    5. O resultado mais comum no Estádio José Alvalade entre os dois conjuntos é de 2-0 e já se verificou por três ocasiões.
    6. A formação verde e branca venceu os últimos seis desafios frente ao CD Tondela.
    7. O conjunto orientado por Tozé Marreco tem apenas um triunfo nos últimos cinco encontros.
    8. O Sporting CP conta com uma média de 2,46 golos marcados por jogo esta época.
    9. Já a média de golos marcados por jogo da turma beirã é de 1,57.
    10. A média de idades do plantel orientado por Rúben Amorim é de 24 anos.

    JOGADORES A TER EM CONTA

    Marcus Edwards com bola
    Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

    Marcus Edwards – Embora a sua presença no onze para mais logo seja uma incógnita (Francisco Trincão pisca também o olho à titularidade), o extremo inglês de 25 anos é sempre um quebra-cabeças para os adversários, pois é bastante rápido e tecnicamente evoluído. Joga preferencialmente pelo lado direito do ataque, mas costuma aparecer também em zona de finalização, e prova disso foram os dois golos que marcou no último desafio para o campeonato, frente ao GD Estoril Praia.

    Roberto (CD Tondela) – Velhos são os trapos. Assim se define Roberto, que anda a marcar que se farta no CD Tondela. Nos últimos oito jogos, só não marcou em um, e isso diz muito da capacidade de finalização deste avançado português de 35 anos. É a principal referência no ataque beirão e até ao momento leva 12 golos marcados e duas assistências.

    XI´s PROVÁVEIS

    Sporting CP: Franco Israel; Gonçalo Inácio, Coates e Eduardo Quaresma; Ricardo Esgaio, Hjulmand, Daniel Bragança e Nuno Santos; Marcus Edwards, Pedro Gonçalves e Paulinho

    Treinador: Rúben Amorim

    «Já jogámos para a Taça da Liga, mas vai ser completamente diferente. O que mudou foi o contexto. Tínhamos dois resultados quando fomos a Tondela e o Tondela não mostrou tudo nesse jogo. Foi dessa forma que preparamos o jogo numa competição na qual queremos estar na final e vencê-la, porque é um dia especial para os jogadores. Ainda não vencemos este título como equipa técnica. Temos mais responsabilidade, queremos ganhar e queremos continuar a jogar».

    CD Tondela: Ricardo Silva; Bebeto, Ricardo Alves, Abdoulaye Ba e Lucas Barros; André Ceitil, Cícero Alves e João Costinha; Rui Gomes, Roberto e Luan Farias

    Treinador: Tozé Marreco

    «Nós vamos a jogo com a ambição de ganhar. Chegámos aqui com todo o mérito, foi a segunda melhor participação de sempre e queremos melhorar, lutar para isso, com essa ambição. É inegável essa ambição de querer ganhar, independentemente do campo onde seja. Quando jogamos contra estas equipas grandes e tão fortes não há muita coisa a explorar, temos de ser bastante assertivos naquilo que são os pontos fracos ou menos fortes do Sporting».

    PREVISÃO DE RESULTADO: Sporting CP 3-1 CD Tondela

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Rui Alves Maria
    Rui Alves Mariahttp://www.bolanarede.pt
    O Rui é natural de Tavira. Desde 2003 que a sua residência é em Odivelas e com essa deslocação teve a oportunidade de frequentar e concluir um Curso Profissional de Técnicas Jornalísticas. O jornalismo foi sempre a sua paixão desde muito cedo e o seu gosto pela escrita foi acompanhando essa mesma paixão. No entanto, é no jornalismo desportivo que se sente mais à vontade para desenvolver todas as suas capacidades.