Sportinguistas, este VAR é fantasia

- Advertisement -

sporting cp cabeçalho 2A tecnologia sempre apaixonou o ser-humano. Desde o surgimento do rádio e televisão que a sociedade se junta para apreciar e desfrutar da mais-valia que acrescentou às nossas vidas, trazendo-nos a capacidade de nos transportar para mundos e histórias imaginárias que pareciam tão perfeitas, e que nós, comuns mortais, apenas poderíamos ambicionar sonhar.

Desde aí, a tecnologia tem evoluído de tal forma que se está a tornar imprescindível nas nossas vidas, seja profissional ou socialmente. Estamos de tal forma dependentes dela que muitos já receiam que os humanos algum dia possam vir a ser substituídos pelas máquinas.

Para já, as máquinas apenas nos ajudam a tornar mais eficientes no que fazemos, apesar de já terem permitido que muitas tarefas fossem executadas com menos meios humanos. Mas a verdade é que esses meios tecnológicos são mais rápidos e menos falíveis. E para mal dos nossos pecados, cada vez mais se percebe que quanto menos influência humana, maior probabilidade a máquina tem de acertar.

O VAR veio tentar minimizar erros na decisão dos árbitros, mas ainda falta definir onde e como intervir Fonte: Federação Portuguesa de Futebol (FPF)
O VAR veio tentar minimizar erros na decisão dos árbitros, mas ainda falta definir onde e como intervir
Fonte: Federação Portuguesa de Futebol (FPF)

A culpa não é nossa, porque nós não temos a capacidade de analisar todas as possibilidades e variáveis à mesma velocidade de uma inteligência binária. Para além de termos ainda, muitas vezes, que tomar decisões que não seguem apenas a racionalidade mas também a emotividade.

Quanto à rapidez de tomada de decisão nunca poderemos combater com a tecnologia, mas em termos de objectividade poderíamos melhorar bastante se tomássemos a opção mais correcta e objectiva sem considerar se a mesma poderá prejudicar algo ou alguém de quem gostamos ou nos é chegado.

Como não podia deixar e acontecer, o futebol também teria que ser modernizado e melhorado pelas tecnologias, e esta época já podemos vê-la em acção na nossa liga de futebol, analisando alguns lances de maior dificuldade de análise, ajudando assim os árbitros a errar menos.

Nuno Almeida
Nuno Almeidahttp://www.bolanarede.pt
Nascido no seio de uma família adepta de um clube rival, criou ligação ao Sporting através de amigos. Ainda que de um meio rural, onde era muito difícil ver jogos ao vivo do clube de coração, e em tempos de menos pujança futebolística, a vontade de ser Sporting foi crescendo, passando a defender com garras e dentes o Sporting Clube de Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Champions League: Eis os onzes prováveis do Athletic x Sporting

O Sporting defronta o Athletic no Estádio San Mamés, encontro referente à 8ª. jornada da fase regular da Champions League.

Benfica x Real Madrid: Eis os onzes prováveis para a última jornada da fase regular da Champions League

O Benfica recebe o Real Madrid no Estádio da Luz, no encontro da 8.ª e última jornada da fase regular da Champions League.

Bruno Langa confirma regresso ao futebol português e vai jogar na Primeira Liga

Bruno Langa está de regresso ao futebol português. O lateral-esquerdo moçambicano vai ser emprestado ao Estrela da Amadora.

Benfica afasta-se da corrida por Stije Resink e o médio já não deve sair do Groningen em janeiro

Stije Resink já não deverá reforçar o Benfica. O Groningen permaneceu irredutível face a uma possível saída do médio neerlandês.

PUB

Mais Artigos Populares

José Sá pode deixar o Wolverhampton para rumar a outra equipa da Premier League

O futuro de José Sá no Wolverhampton está em dúvida. O guarda-redes internacional português está na mira do Nottingham Forest.

FC Porto avança por mais dois reforços neste mercado de janeiro

Os nomes de Terem Moffi e de Seko Fofana podem ser reforços para a equipa de Francesco Farioli. O FC Porto está a trabalhar nas duas contratações.

A história de Pichichi: um goleador que partiu cedo demais, mas que deixou a sua marca (e tem direito a um troféu em seu...

Pichichi foi um dos goleadores do Athletic na última década, marcando uma era dourada dentro do futebol espanhol.