Prosseguem os balanços da época 2017/2018 das Modalidades do Sporting Clube de Portugal, sendo agora a vez de analisar a temporada do Ténis de Mesa, a melhor de sempre, pelo menos no que respeita à equipa sénior masculina, que somou aos êxitos domésticos uma histórica caminhada nas competições europeias! No feminino o destaque vai para a subida ao escalão principal por parte das jovens Leoas que competem pela equipa sénior!
Na vertente masculina há a realçar uma absoluta supremacia no panorama nacional, com os comandados de Chen Shi Chao a vencerem pela terceira época consecutiva as três provas disputadas (Supertaça, Taça de Portugal e Campeonato Nacional), perfazendo assim um total de nove conquistas lusas ininterruptas!
Na Supertaça, os Leões confirmaram o amplo favoritismo frente à formação do São Cosme TMC, triunfando por 3-0; na Taça de Portugal os Leões eliminaram, sucessivamente, o CD 1º Maio, o GDCAAA Guilhabreu, o CD São Roque e a ADC Ponta do Pargo, triunfando em todos os encontros por 3-0, acabando assim por erguer o troféu.

Fonte: Sporting Fans – Modalidades
No Campeonato Nacional, os Leões garantiram o primeiro lugar da Fase Regular com dezoito vitórias em dezoito encontros, onze por 4-0 e sete por 4-1, o que permitiu somar o número de pontos máximo (72). Nas meias-finais a turma de Alvalade venceu a ADC Ponta do Pargo por 3-0 nos dois encontros, sendo que depois na final o Sporting CP levou a melhor sobre o CD São Roque por 1-3 na Região Autónoma da Madeira e por 3-0 na Sala do Multidesportivo Sporting, conquistando assim o 35.º Campeonato Nacional do seu palmarés.
Porém, esta época revestiu-se de uma ambição europeia que conduziu os Tricampeões Nacionais a umas históricas meias-finais da Table Tennis Champions League, principal prova da Europa de Clubes, onde, com o regresso de Diogo Carvalho e de João Monteiro ao Sporting Clube de Portugal, os Leões cumpriram os requisitos de participação ao nível de cotação e nacionalidade dos atletas. O Sporting CP ultrapassou o Grupo A onde figuravam as equipas do Fakel Gazprom (Rússia), Campeão Europeu em 2017 e primeiro do ranking, AS Pontoise Cergy (França), Campeão Europeu em 2016 e oitavo do ranking, e o Dartom Bogoria (Polónia), décimo segundo do ranking, ao vencer os três encontros disputados na condição de visitado, surpreendendo ainda na deslocação a França, primeiro jogo oficial da temporada, ao vencer por 1-3! A turma de Alvalade terminava assim a fase de grupos com dez pontos somados, menos um que o Fakel Gazprom.
Nos quartos-de-final, a turma verde e branca venceu os franceses do Stella Sport La Romagne por 3-1 no jogo da primeira mão, conseguindo depois a passagem ao perder em França por apenas 3-2. Nas meias-finais o poderio do Fakel Gazprom foi por demais evidente, com a formação russa a vencer os dois encontros pela margem máxima. Pela primeira vez uma equipa portuguesa atingiu as meias-finais da Table Tennis Champions League, sendo que o Sporting CP já havia disputado os quartos-de-final nas épocas de 1998/1999 e 1999/2000.