sporting cp cabeçalho 1

O Sporting Clube de Portugal tem uma das melhores academias do Mundo, já tendo dado ao futebol craques como Cristiano Ronaldo, Luís Figo, Nani, Ricardo Quaresma, ou, mais recentemente, Rui Patrício, William Carvalho, Eric Dier ou João Mário. O final das equipas “bês”, há uns anos, veio dificultar mais a finalização deste processo de formação. Contudo, o Sporting nunca deixou de formar grandes valores em Alcochete. Para mostrar isso mesmo, vou falar aqui sobre dez jogadores formados em Alvalade que ainda estão ligados contratualmente ao clube.

Quero aqui realçar que todos os atletas que elenco têm, pelo menos, cinco anos de ligação aos “leões”, ou seja, são mesmo formados em Alcochete. Também por isso, além dos dez jogadores de que falo, deixo de fora jovens de valor como João Palhinha, Wallyson Mallmann ou Domingos Duarte. Esta aposta tem beneficiado, em grande ponto, a nossa seleção nacional, da qual o Sporting é o maior fornecedor de jogadores nos últimos anos.

10.º – Carlos Mané

Fonte: Sporting CP
Fonte: Sporting CP

Está no Sporting desde 2001/02. Tendo jogado como avançado nos escalões jovens, derivou para a ala na fase final da sua formação. Estreou-se na primeira equipa com Leonardo Jardim, a meio de 2013/14. Teve alguns altos e baixos durante época e meia, sendo a alternativa mais utilizada quando Nani ou Carrillo, os dois principais extremos da época passada, não jogavam. Atualmente, não tem muito tempo de utilização sob o comando de Jorge Jesus, contudo, acho que tem características que o levam a ser ainda uma das maiores promessas do futebol nacional. A facilidade no 1×1 e os bons recursos a nível da finalização fazem dele um jogador de confiança, a quem falta apenas manter a mesma intensidade durante os 90 minutos e durante um número maior de partidas.

Comentários