1º- JOSEPH SZABO

Joseph Szabo foi uma das mais célebres figuras do nosso futebol, o treinador com mais jogos disputados e títulos conquistados ao serviço do Sporting Clube de Portugal. Detentor de uma invejável carreira no futebol português, ficou marcado por ter sido um homem muito exigente, disciplinador, apaixonado pela “bola”, extremamente rigoroso e com métodos vanguardistas para a época. Foi dos primeiros treinadores a implementar restrições no consumo de tabaco, álcool e até no sexo, para além de multas a quem chegava atrasado aos treinos.
No Sporting, Szabo tem um palmarés assombroso, em oito anos ganhou seis Campeonatos de Lisboa, dois Campeonatos Nacionais, um Campeonato de Portugal, uma Taça de Portugal e a Taça Império, competição que se disputou a 10 de junho de 1944 para celebrar a inauguração do Estádio Nacional do Jamor.
Construiu a mítica equipa que antecedeu aquela que ficou conhecida como a dos Cinco Violinos e teve um papel muito importante na ascensão de grandes jogadores, com destaque para Fernando Peyroteo que lapidou, tornando-o no melhor jogador português de sempre, e Jesus Correia, que descobriu em Paço de Arcos.
Foto de capa: Sporting Clube de Portugal