2º- CÂNDIDO DE OLIVEIRA

Cândido de Oliveira foi uma das figuras mais importantes da história do futebol nacional, onde fez de tudo, foi futebolista, seleccionador nacional, treinador, dirigente e jornalista. Foi um verdadeiro mestre do futebol.
Nascido no Alentejo, entrou para a Casa Pia de Lisboa em Junho de 1905, onde aprendeu a amar o desporto e em especial o Futebol, tornou-se atleta do Benfica em 1914. Em Maio de 1946 assumiu o comando técnico do Sporting. Aceitou com a condição de que Abrantes Mendes, o treinador na altura, continuasse nas mesmas funções, e logo nessa ponta final da época conquistou a Taça de Portugal.
Na temporada seguinte, o Sporting optou pela contratação do treinador Robert Kelly, mas Cândido de Oliveira acabou por regressar ao Sporting durante a época de 1947/48, para desempenhar o cargo de Orientador Técnico, mantendo-se Robert Kelly como treinador até ao final da temporada. Na época seguinte, Cândido de Oliveira assumiu definitivamente o cargo de treinador. Nessa altura pegou numa equipa que tinha ganho tudo nas duas épocas anteriores, com os célebres Cinco Violinos, e acabou por ganhar mais um Campeonato Nacional, fechando o primeiro tri da história do futebol português.
Um dos títulos conquistados por Cândido de Oliveira ao serviço dos leões ficou para a história como o Campeonato do Pirulito, porque foi decidido pela diferença de um golo. Em 1950 orientou o Flamengo, depois fez dois anos à frente do FC Porto e outros dois em Coimbra com a Académica.