TRIBUNA VIP é um espaço do BnR dedicado à opinião de cronistas de referência para escreverem sobre os diversos temas da atualidade desportiva.
A crónica do jogo de hoje é fácil.
O árbitro apitou para o início de jogo. O árbitro apitou para o final do jogo. O Sporting Clube de Portugal é campeão!
Viver estes momentos é “mágico”. Ter servido o Sporting e vê-lo a ter sucesso é ainda mais especial. Nada no Sporting é oferecido. Tudo tem de ser conquistado com muito trabalho e forte sentido de compromisso.
O Rúben Amorim foi excepcional. Conseguiu um controlo do balneário como eu não via faz muito tempo. Conseguiu “retirar” todo o talento e o prazer de cada atleta. Foi um verdadeiro maestro de um plantel que quase conseguiu atingir a perfeição. Este plantel foi absolutamente magnífico. Vindos de uma má época, demonstraram uma força mental (e talento) dignos de registo. A sua alegria é contagiante e os resultados foram surgindo naturalmente.

Sempre disse: quem é campeão pelo Sporting entra para a história a letras de ouro, e todos eles conquistaram esse lugar. A euforia a que se tem assistido, nos últimos dias, e a festa que já se começa a ver demonstram a grandeza de um clube que tem de vencer (e continuadamente) para regressar ao seu estatuto de “O Crónico”. Como diz a letra da Marcha do Sporting, imortalizada pela nossa Maria José Valério, “Ai, vamos lá cantar a marcha, que é a de todos nós, e cantam todos os do Sporting, desde os netos até aos avós!”. E é a verdade! De geração em geração, a euforia não tem limite de idade, tempo ou lugar! Todos fazem parte desta festa sublime.
Hoje é dia de chorar de alegria e de esquecer as diferenças que teimam em não deixar que nos unamos. E, por muito que essas diferenças nos magoem profundamente, hoje é tempo de pensar no que nos liga a todos: o amor pelo Sporting Clube de Portugal! E, seja onde for, comemorem de cabeça bem erguida. Porque merecemos! Todos! Merecemos esta felicidade!
E quando vos quiserem “irritar”, dizendo que da última vez que o Sporting Clube de Portugal foi campeão ainda se usava escudos, lembrem-se de que os escudos vão estar no nosso peito, e que quando vários jogadores apontaram o dedo ao Boaventura, dizendo que lhe tinha sido oferecido dinheiro para deixar o nosso rival ganhar (2015/16), as malas estavam cheias de euros!

E gritem, gritem bem alto, que somos campeões pela 23.ª vez e não apenas 19.ª! A “aberração” de terem mudado as “regras”, na década de 90, de campeonatos da década de 40, tem de ser corrigida. Mas só será quando os sportinguistas não permitirem mais que a “história” seja mudada, sempre para glória de uns e prejuízo de outros, onde o Sporting está sempre na linha da frente.
Se alguma vez tiveram dúvida do que eu sempre disse, vão até à rua, ou pelo menos à janela, e vejam se não estamos perante o Sporting, o Clube de Portugal!
Texto da autoria de Bruno de Carvalho,
antigo Presidente do Sporting Clube de Portugal