📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Um novo clássico de Natal | Santa Clara x Sporting

- Advertisement -

Taça de Portugal, oitavos de final: quinta-feira, 18 de dezembro, 18:45h.

A ANTEVISÃO: UM SPORTING DESFALCADO QUE LUTA PARA SOBREVIVER

Precisamente um ano depois, Sporting e Santa Clara voltam a encontrar-se nos oitavos de final da Taça de Portugal. Há um ano, os leões, ainda com João Pereira no comando técnico, viram-se aflitos para vencer os açorianos. O jogo que se realiza nesta quinta-feira, às 18:45h de Portugal Continental, não deverá ser muito mais fácil.

O Sporting parte para este jogo com uma vitória sem espinhas perante o AVS SAD por 6-0. O jogo que ditou a despedida de Geny Catamo e Diomandé, que vão representar Moçambique e Costa do Marfim na CAN, respetivamente, foi um passeio para o conjunto leonino e demonstrou as debilidades já bem conhecidas dos avenses. Os leões, para além dos já referidos Ousmane Diomandé e Geny Catamo, não poderão contar com os lesionados Debast, Pedro Gonçalves e Geovany Quenda e Nuno Santos. Assim, por muito que as diferenças sejam grandes no que toca à qualidade exibicional do Sporting no momento atual e no período homólogo, os verde-e-brancos têm ausências de peso, e precisarão de encontrar soluções para ocupar esses lugares no 11 inicial.

Face ao encontro para os oitavos de final da edição passada da Taça de Portugal – competição que os leões acabaram por vencer -, o Sporting já não tem no plantel os jogadores que consumaram o apuramento para a fase seguinte: Conrad Harder e Viktor Gyökeres. Ainda assim, o período vivido atualmente pelo Sporting é bem mais sorridente. Na época transata, a equipa comandada por João Pereira chegava à partida para a Taça de Portugal com o Santa Clara com quatro derrotas nos cincos jogos que o antecederam. Hoje, o conjunto que é liderado por Rui Borges chega a este encontro com três vitórias nos últimos cinco jogos, sendo que nas partidas ganhas marcou sempre, pelo menos, três golos – um deles na Champions League, frente ao Club Brugge – e só não venceu diante do Benfica e Bayern Munique.

Maxi Araújo e Richard Ríos
Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

O Sporting é a equipa que mais qualidade apresenta em jogo posicional e ataque organizado em Portugal, o que se explica pelo facto de ser o clube com mais golos marcados em toda a Primeira Liga, essencialmente em bola corrida. É notório, também, o acréscimo de qualidade da equipa em jogar contra blocos baixos, em relação à última época, em muito graças ao perfil de Luís Suárez, que é muito mais associativo do que o avançado sueco que agora pertence ao Arsenal. Veremos, dado o número de baixas de jogadores que se sentem confortáveis a jogar em espaços reduzidos, se o Sporting terá capacidade para romper a linha intermédia e jogar entre os setores adversários. Esta será, claro, a principal missão para o lado da turma de Alvalade.  

O Santa Clara, por sua vez, chega a esta partida com um certo desejo de vingar o último embate frente aos leões. Nesse último jogo entre os emblemas açoriano e lisboeta, realizado em novembro, foi um canto mal assinalado a favor do Sporting que deu origem a golo de Hjulmand, nos instantes finais da partida. Com certeza, Vasco Matos utilizou esse jogo do campeonato como fator motivacional para este encontro. Com uma filosofia muito pragmática, a equipa de Ponta Delgada, no último ano, não tem sido presa fácil para os leões. Para além de na época passada ter levado o jogo da Taça de Portugal para prolongamento e de este ano só ter perdido o confronto para o campeonato no último minuto, a equipa de Vasco Matos venceu o Sporting por 1-0, em Alvalade, na 12ª jornada do campeonato anterior. Assim, o Santa Clara tem obrigado os leões a exibições muito pouco inspiradas.

Antes da derrota no último encontro, frente ao Braga por 1-0, o Santa Clara vinha de três jogos sem perder. O encontro frente aos bracarenses ditou o 100º jogo de Vasco Matos ao leme do clube. A equipa que ocupa agora o 12º lugar no campeonato tem feito uma temporada abaixo do que conseguiu fazer no ano transato. De recordar que os açorianos terminaram a época 2024/2025 em quinto lugar, o que lhes valeu um lugar na segunda pré-eliminatória da Conference League. No início da presente época desportiva, depois de derrotarem os croatas do Varazdin e os norte irlandeses do Larne, caíram, já nos playoffs, frente ao Shamrock Rovers, da Irlanda. Era já expectável que o Santa Clara dificilmente conseguisse fazer uma temporada tão positiva e tranquila quanto a passada. De recordar qe os insulares conseguiram a melhor classificação da história do clube, ultrapassaram aquele que era o máximo número de pontos da equipa no campeonato e conquistaram o máximo de vitórias de Ponta Delgada numa só época de Primeira Liga.

Santa Clara x Shamrock Rovers
Fonte: Rafael Canejo / Bola na Rede

Olhando para o campeonato, uma vez que a amostra é maior, a equipa capitaneada por Gabriel Batista, apesar de ter dificultado a vida ao Sporting e de ter conseguido um empate no Estádio da Luz, tem uma taxa de vitórias inferior à conseguida na época passada, uma média de golos sofridos por jogo mais alta e, para já, contabiliza uma média de golos marcados por 90 minutos inferior. Como termo de comparação, se o Santa Clara mantivesse a tendência atual de resultados até ao término da temporada vigente, acabaria com 36 pontos, menos 21 do que os conseguidos em 2024/2025, posicionando-se no 14º lugar, tendo em conta a tabela classificativa do ano anterior.

Assim, é notória a perda de ascendente do Santa Clara. Regista, neste momento, o terceiro pior ataque da Liga e não tem tido também a mesma consistência defensiva apresentada na época anterior. Embora tudo isto, é uma equipa bem orientada, que poderá aprimorar os vários processos. Tem no seu estádio a sua fortaleza e, portanto, promete tentar anular o Sporting. Em organização ofensiva, vai procurar expor a equipa de Rui Borges, e, de seguida, uma transição defesa-ataque fulminante. As bolas paradas serão exploradas pela equipa açoriana, aproveitando a ausência de Diomandé, que é a principal arma de defesa à área e de duelos aéreos da formação leonina, para capitalizar a vantagem conseguida pela altura e envergadura dos seus homens mais recuados.

O árbitro principal designado para o jogo é João Pinheiro, que será auxiliado por Luciano Maia e Inácio Pereira, bem como pelo quarto árbitro Anzhony Rodrigues. Rui Silva terá a ajuda de Tiago Leandro no VAR.

10 DADOS RÁPIDOS

  1. Este será o 22.º jogo entre as duas equipas
  2. O Sporting só não venceu quatro dos 21 jogos já disputados frente aos açorianos
  3. Foi com Vítor Matos que o Santa Clara conseguiu uma das duas vitórias frente ao Sporting
  4. Até agora os dois clubes só se encontraram na Taça de Portugal por uma vez. Foi justamente a…18 de dezembro de 2024.
  5. Em 10 jogos no terreno do Santa Clara, só por duas vezes o Sporting conseguiu uma vitória com dois golos ou mais de diferença
  6. O Santa Clara nunca passou dos oitavos de final da Taça de Portugal
  7. O Sporting já ganhou a competição em 18 ocasiões
  8. O Santa Clara, para a Taça de Portugal, venceu 22 dos 38 jogos disputados em casa, no tempo regulamentar
  9. Vinícius Lopes, que não vai estar disponível para o jogo, é o melhor marcador do Santa Clara
  10. O Santa Clara tem 21 golos marcados em todas as competições na presente temporada. A dupla Suárez/Trincão leva 22 golos no mesmo período para todas as competições.

JOGADORES A TER EM CONTA

Adriano Firmino Santa Clara
Fonte: Rafael Canejo / Bola na Rede

Adriano Firmino – Na quarta época ao serviço da equipa açoriana, Adriano Firmino vem sendo uma das peças basilares do Santa Clara nos últimos anos. Para além de ser já o 14º jogador com mais jogos na história do clube, e em vias de igualar os 123 jogos de Osama Rashid, o médio defensivo brasileiro é um dos mais utilizados por Vítor Matos. Vindo do Ceará, não abandonou os insulares quando estes desceram à Segunda Liga e fez parte do plantel que, no ano passado, fez história pelo clube vermelho. É um dos responsáveis máximos pela organização defensiva, em especial pela limitação do espaço entrelinhas, que, como já referido, é um dos grandes pontos fundamentais da estratégia montada pelo treinador. Além disso, sendo um jogador alto, pode também constituir ameaça em momentos de bola parada. Presumível titular na partida de quinta-feira, terá como grandes missões anular o jogo interior do Sporting, tapando o espaço intersectorial já identificado, e dificultar as combinações de Francisco Trincão e Luís Suárez pelo corredor central.  

Eduardo Quaresma Sporting
Fonte: Mário Pinto / Bola na Rede

Eduardo Quaresma – O defesa-central de 23 anos estreou-se na equipa principal do Sporting na temporada 2019/2020, pelas mãos de Rúben Amorim. Na época seguinte, naquela em que o Sporting quebrou o jejum de títulos, Quaresma foi utilizado em apenas dois jogos de campeonato, contabilizando um total de 87 minutos, repartidos por duas partidas que os leões acabaram por empatar. Depois, seguiram-se empréstimos a Tondela e Hoffenheim, que, na verdade, não lhe correram de feição. Há duas temporadas, faltando opções para o eixo defensivo da equipa comandada por Rúben Amorim, o jogador formado em Alcochete voltou a ser chamado à titularidade, logo para defrontar o…FC Porto. Uma exibição categórica reacendeu a chama de um jogador muito acarinhado pelos adeptos. De lá para cá, Eduardo Quaresma nunca foi um titular absoluto, excetuando o final da época passada, mas sempre que foi opção respondeu de forma assertiva e madura. O internacional sub-21 por Portugal foi o autor de um golo que, certamente, os sportinguistas nunca esquecerão, e que continuou a alimentar o sonho do bicampeonato. Na presente temporada, com a mudança de sistema, Eduardo Quaresma perdeu espaço. Foi utilizado em algumas ocasiões, mas nunca de forma permanente e consistente. Com as ausências de Diomandé e Debast, o número 72 terá, novamente, maior protagonismo e voltará a assumir um papel muito importante nos próximos desafios.

XI´s PROVÁVEIS

Santa Clara: Neneca; Matheus Pereira, Frederico Venâncio, Luís Rocha, Sidney Lima e Paulo Victor; Pedro Ferreira, Adriano Firmino e Serginho; Gabriel Silva e Wendel Silva.

Treinador: Vasco Matos

«Queremos jogar o jogo de uma forma séria e honesta, com a nossa identidade. Isso vai estar sempre presente. Uma equipa superagressiva e a disputar cada duelo como se fosse o último. Somos uma equipa com uma imagem de marca forte».

Sporting: João Virgínia; Fresneda, Eduardo Quaresma, Gonçalo Inácio e Mangas; Hjulmand e João Simões; Salvador Blopa, Trincão e Maxi Araújo; Luís Suárez.

Treinador: Rui Borges

«No que diz respeito às opções, é natural haver uma ou outra opção diferente, até pelas baixas que temos. São coisas naturais do momento em si, mas estou confortável em relação a isso».

PREVISÃO DE RESULTADO: Santa Clara 1-2 Sporting

Subscreve!

Artigos Populares

Antigo treinador do Barcelona pode suceder a Enzo Maresca no Chelsea

Xavi Hernández pode suceder a Enzo Maresca no comando do Chelsea. O técnico espanhol está sem clube desde a sua saída do Barcelona.

João Marques vai sair do Braga já em janeiro

João Marques vai sair do SC Braga, onde chegou em 2024. O antigo jogador do Estoril de 23 anos não entra nos planos de Carlos Vicens.

Barcelona vira-se para Itália e negoceia novo avançado para janeiro

Moise Kean é o alvo identificado pelo Barcelona, que vê no italiano o perfil de idade ideal. Já existem conversas em andamento.

Ligue 1 rescinde contrato com BeIN Sports e já tem novo transmissor

A Ligue 1 será transmitida pela Ligue 1+, streaming oficial da liga francesa, no Reino Unido e Irlanda. A BeIN Sports perde os direitos após rescisão do contrato.

PUB

Mais Artigos Populares

Faro: Paragem obrigatória | Farense 0-2 Benfica

Pela segunda época consecutiva, Farense e Benfica mediram forças no Algarve num encontro a contar para os oitavos de final da Taça de Portugal.

FC Porto conta com grande novidade para a partida contra o Famalicão

O FC Porto enfrenta o Famalicão durante esta quinta-feira, num encontro válido pelos oitavos de final da Taça de Portugal.

Taça com pronúncia do norte | FC Porto x Famalicão

O Jamor ainda mal se vê do Jardim do Morro, mas o FC Porto quer chegar ao Estádio Nacional para conquistar a sua 21.ª Taça de Portugal