📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Um pedido megalómano… até para o Pai Natal

- Advertisement -

A quadra natalícia impera à confissão de assuntos que puxam incessantemente o fio de linho da delicadeza. Perante o espírito solidário vivido, as inúmeras zangas curadas com um remendo tão rompido quanto o buraco que se pretende tapar e a assídua visualização do Natal dos Hospitais, residem segredos na caverna mais oculta, local onde, aconchegados uns aos outros, se aquecem com o calor que se quer olvidar e preparam mais um recolher obrigatório, mas que, desconhecendo a razão, desperta de um sono profundo.

Apresento a minha redenção, não tenho mais por onde fugir. Tentei escapar durante quase duas décadas, mas a consciência pesou na balança que equilibrava o resguardo de algo vergonhoso e a desinibição em extrapolar um facto. Por isso, venho, a público, afirmar que hoje ainda é o dia em que deposito esperanças no Pai Natal. Atenção, a minha crença não se relaciona com a personagem tradicional, de barbas brancas e repleto do tom mais berrante de vermelho. (Sei que deduziram com exatidão a informação que redigi. Contudo, nos dias de hoje, todo o cuidado é pouco!).

Como sportinguista acérrimo, alimento uma fantasia à qual o clube não oferece qualquer seguimento. Na maioria das vezes, a instituição não faz jus à velha máxima imposta no futebol desde o tempo em que se observou a forma esférica da bola: o Sporting Clube de Portugal raramente quebra a barreira da Lapónia. Fontes anónimas salientam que a neve, estado sólido do bem essencial à vida, alberga a locomotiva verde e branca. (Sólido, mas a água transborda a paciência de qualquer adepto). Contudo, quando o trenó e as suas renas ultrapassam a invernia, encalham na chaminé dos telhados e adensa-se o fumo negro. Prendas no sapatinho só de vintena em vintena, sportinguistas.

Com o Natal à porta, os leões ainda procuram a sua melhor versão
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

“Este ano é que é” corresponde à missiva de uma criança de seis anos que, após asneiras e asneiras praticadas durante o ano civil, evidencia na carta que faz ao Pai Natal o bom comportamento e promete reduzir (para metade, pelo menos) as infantilidades. Perante isto, surge a posição paternal que, aquando de uma birra mesquinha, veste a capa de pessoa insensível e, no final das contas, a despe e cobre a cria, oferecendo tudo o que ela ambiciona (é de mim ou a situação descrita remete para a massa adepta e para o apoio incansável, jogo após jogo?).

A previsibilidade habita em Alvalade. Antes de se iniciar a presente época, já era expectável o que o futuro reservava ao clube decadente: a estrutura dirigente erguia-se como o rosto de uma equipa quedada e submersa num ambiente derrotista até às entranhas. Isto, num cenário de véspera de Natal, é qualquer coisa como a reunião da família e o seu olhar atento sobre o televisor, onde se assiste à centésima vez do Sozinho em Casa. A única diferença reside no facto de o Kevin voltar a encontrar os pais, enquanto que o Sporting Clube de Portugal naufraga.

Portanto, querido Pai Natal, quero pedir-te que vistas o fato verde. Para o ano, retira a neve das rodas do trenó, alimenta bem as renas, protege-te do fumo negro da chaminé e recheia as chuteiras dos leões. Estou ciente de que as prendas dependem do comportamento demonstrado no decorrer do ano mas acede ao meu desabafo. Para o ano que se avizinha, prometo reduzir a lista do meu pedido para metade.

Foto de Capa: Carlos Silva / Bola na Rede

Artigo revisto por Diogo Teixeira

Romão Rodrigues
Romão Rodrigueshttp://www.bolanarede.pt
Em primeira mão, a informação que considera útil: cruza pensamentos, cabeceia análises sobre futebol e tenta marcar opiniões sobre o universo que o rege. Depois, o que considera acessório: Romão Rodrigues, estudante universitário e apaixonado pelas Letras.                                                                                                                                                 O Romão escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Ángel Alarcón destaca vitória do FC Porto frente ao AVS SAD e faz balanço da carreira: «Dei-me conta de que o talento não é...

Ángel Alarcón analisou o desfecho do duelo entre FC Porto e AVS SAD, a contar para a 16.ª jornada da Primeira Liga. O avançado espanhol também fez um pequeno balanço da sua carreira.

Negociação do Manchester City pode fazer com que o ex-Sporting Fatawu mude de equipa em Inglaterra

Fatawu Issahaku pode vir a ter novo clube em Inglaterra. O avançado ganês de 21 anos é alvo do Bournemouth, caso Antoine Semenyo rume ao Manchester City.

Gian Piero Gasperini rendido a estrela da equipa: «A AS Roma não tem outro jogador com uma qualidade tão alta»

Gian Piero Gasperini deixou rasgados elogios para Paulo Dybala. O avançado internacional argentino foi titular no encontro da AS Roma frente ao Genoa.

Al Hilal toma decisão em relação ao futuro de Rúben Neves e de João Cancelo

O Al Hilal está disponível para transferir Rúben Neves e João Cancelo já no mercado de janeiro. Os dois portugueses não fazem parte das opções prioritárias de Simone Inzaghi.

PUB

Mais Artigos Populares

Renato Veiga fecha o ano como o jogador mais utilizado do Villarreal

Renato Veiga é o jogador mais utilizado do Villarreal nesta temporada. O defesa internacional português somou um total de 1706 minutos.

Geny Catamo falha mais dois jogos pelo Sporting

Geny Catamo já sabe que não vai estar nos próximos jogos do Sporting frente ao Santa Clara e frente ao Vitória SC. O apuramento de Moçambique na CAN vai estender a ausência do avançado.

Francesco Farioli analisa vitória do FC Porto e comenta corrida pela Primeira Liga: «É uma maratona»

Francesco Farioli analisou o desfecho do duelo entre FC Porto e AVS SAD, a contar para a 16.ª jornada da Primeira Liga.