Um Pulitzer para Portugal? Nem que isso fosse possível

- Advertisement -

sporting cp cabeçalho 2O jornalismo sempre foi uma arma para manipulação da opinião pública, mas essa doutrina nem sempre esteve às ordens dos poderes instalados. E o fenómeno como hoje o conhecemos até surgiu da ideia de um ardina que já muitos de vocês deverão ter ouvido falar.

Em finais do século XIX, um jornal era basicamente umas quantas folhas, cheias de palavras cujas letras tinham um tamanho uniformizado, sem destaques ou títulos. Era destinado aos mais abastados, e servia apenas para propaganda política.

O ardina que falei no início deste texto chamava-se Joseph Pulitzer (não sei se já ouviram falar dele), e pensava que os jornais podiam ser o veículo perfeito para dar voz às massas, aos mais desfavorecidos, o que até ali não acontecia. Pulitzer consegue, com sangue, e muito suor, crescer dentro do jornal que depois se tornaria seu, podendo assim idealizar o seu tipo de jornalismo. Notícias que informassem sobre os mais variados temas, e capas com manchetes.

Joseph Pulitzer concebeu um tipo de jornalismo que desse voz às massas  Fonte: http://oespiritualismoocidental.blogspot.pt
Joseph Pulitzer concebeu um tipo de jornalismo que desse voz às massas
Fonte: Canal História

Esta nova forma de fazer jornalismo, tornou o jornal de Pulitzer um sucesso, e em poucos anos conseguia ser o periódico com mais tiragem. Esse sucesso chamou a atenção de muita gente, e arrastou muitos fãs para a doutrina desta nova visão.

Um desses fãs era William Hearst, filho de famílias ricas que via em Pulitzer um visionário e queria seguir-lhe as pisadas. Para isso pediu à sua família que lhe comprasse um jornal local a partir do qual, com o modelo do seu “mestre”, conseguiu crescer ao ponto de decidir expandir-se, também ele para Nova Iorque e fazer concorrência a Pulitzer. Com o dinheiro infindável da sua família conseguiu roubar as estrelas do seu mestre, e vender as suas publicações a um preço mais baixo. Para ultrapassar definitivamente Pulitzer, Hearst decide publicar notícias sensacionalistas que ajudam o seu jornal a ter a maior tiragem da cidade.

Nuno Almeida
Nuno Almeidahttp://www.bolanarede.pt
Nascido no seio de uma família adepta de um clube rival, criou ligação ao Sporting através de amigos. Ainda que de um meio rural, onde era muito difícil ver jogos ao vivo do clube de coração, e em tempos de menos pujança futebolística, a vontade de ser Sporting foi crescendo, passando a defender com garras e dentes o Sporting Clube de Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Todas as transmissões televisivas: onde ver os jogos dos oitavos de final do Mundial 2026 esta terça-feira, 7 de julho?

Vão ser jogados os últimos jogos dos oitavos de final do Mundial 2026. Sabe onde ver os jogos da noite desta terça-feira, 7 de julho.

Seleção chega a Portugal de madrugada depois da eliminação precoce do Mundial 2026: eis os horários do regresso da comitiva

Já são conhecidos os horários do regresso da seleção a Portugal. Comitiva lusa pernoitará nos EUA e depois voltará a solo nacional.

Imprensa internacional: Sérgio Conceição também está na lista de potenciais sucessores a Roberto Martínez

Nicolò Schira avança que Jorge Jesus é o favorito a suceder Roberto Martínez na seleção de Portugal, numa lista que também conta com Sérgio Conceição.

Cristiano Ronaldo aborda saída de Roberto Martínez e possível chegada de Jorge Jesus: «Essas decisões não sou eu quem toma»

Cristiano Ronaldo realizou durante este domingo a antevisão ao jogo entre Portugal e a Espanha, dos oitavos de final do Mundial 2026.

PUB

Mais Artigos Populares

Cristiano Ronaldo confirma: «Foi o meu último Mundial, sim, mas terei agora tempo para pensar»

Cristiano Ronaldo reagiu à derrota de Portugal diante de Espanha, nos oitavos de final do Mundial 2026, confirmando que este foi o último.

Roberto Martínez e a ausência de Gonçalo Ramos: «Precisamos de um golo e o Cristiano não pode sair»

Roberto Martínez realizou durante este domingo a antevisão ao jogo entre Portugal e a Espanha, dos oitavos de final do Mundial 2026.

Roberto Martínez agradece a Cristiano Ronaldo: «Foi um exemplo, não apenas nos golos e assistências»

Roberto Martínez reagiu à derrota de Portugal frente a Espanha nos oitavos de final do Mundial e garantiu que vai abandonar o cargo de selecionador.