Um Pulitzer para Portugal? Nem que isso fosse possível

- Advertisement -

sporting cp cabeçalho 2O jornalismo sempre foi uma arma para manipulação da opinião pública, mas essa doutrina nem sempre esteve às ordens dos poderes instalados. E o fenómeno como hoje o conhecemos até surgiu da ideia de um ardina que já muitos de vocês deverão ter ouvido falar.

Em finais do século XIX, um jornal era basicamente umas quantas folhas, cheias de palavras cujas letras tinham um tamanho uniformizado, sem destaques ou títulos. Era destinado aos mais abastados, e servia apenas para propaganda política.

O ardina que falei no início deste texto chamava-se Joseph Pulitzer (não sei se já ouviram falar dele), e pensava que os jornais podiam ser o veículo perfeito para dar voz às massas, aos mais desfavorecidos, o que até ali não acontecia. Pulitzer consegue, com sangue, e muito suor, crescer dentro do jornal que depois se tornaria seu, podendo assim idealizar o seu tipo de jornalismo. Notícias que informassem sobre os mais variados temas, e capas com manchetes.

Joseph Pulitzer concebeu um tipo de jornalismo que desse voz às massas  Fonte: http://oespiritualismoocidental.blogspot.pt
Joseph Pulitzer concebeu um tipo de jornalismo que desse voz às massas
Fonte: Canal História

Esta nova forma de fazer jornalismo, tornou o jornal de Pulitzer um sucesso, e em poucos anos conseguia ser o periódico com mais tiragem. Esse sucesso chamou a atenção de muita gente, e arrastou muitos fãs para a doutrina desta nova visão.

Um desses fãs era William Hearst, filho de famílias ricas que via em Pulitzer um visionário e queria seguir-lhe as pisadas. Para isso pediu à sua família que lhe comprasse um jornal local a partir do qual, com o modelo do seu “mestre”, conseguiu crescer ao ponto de decidir expandir-se, também ele para Nova Iorque e fazer concorrência a Pulitzer. Com o dinheiro infindável da sua família conseguiu roubar as estrelas do seu mestre, e vender as suas publicações a um preço mais baixo. Para ultrapassar definitivamente Pulitzer, Hearst decide publicar notícias sensacionalistas que ajudam o seu jornal a ter a maior tiragem da cidade.

Nuno Almeida
Nuno Almeidahttp://www.bolanarede.pt
Nascido no seio de uma família adepta de um clube rival, criou ligação ao Sporting através de amigos. Ainda que de um meio rural, onde era muito difícil ver jogos ao vivo do clube de coração, e em tempos de menos pujança futebolística, a vontade de ser Sporting foi crescendo, passando a defender com garras e dentes o Sporting Clube de Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Rui Borges orienta mais um treino já com Maxi Araújo e Rodrigo Zalazar

Maxi Araújo e Rodrigo Zalazar já se encontram às ordens de Rui Borges. O Sporting vai defrontar o Estrasburgo dia 20 de julho.

Bayern Munique aperta o cerco por Lukas Hornicek e FC Porto mantém-se atento

O Bayern Munique vê Lukas Hornicek como um sucessor adequado para Manuel Neuer e prepara uma investida pelo guarda-redes do Braga.

O regresso de Amar Dedic: lateral apresenta-se no Seixal e aponta ao St. Gallen

Amar Dedic regressou esta sexta-feira, dia 17 de julho, ao Seixal. O bósnio esteve em período de férias após o Mundial 2026.

Benfica: Jovens promessas sem espaço na Luz preparam mudança para clube da Primeira Liga

Henrique Araújo e André Gomes não entram nos planos de Marco Silva para a próxima temporada. Ambos podem rumar ao Casa Pia, em condições diferentes.

PUB

Mais Artigos Populares

FC Porto: Nova baixa no estágio em Inglaterra

O FC Porto juntou mais um nome ao boletim clínico. Martim Fernandes passou a sessão desta sexta-feira em gestão de esforço.

Real Madrid insiste em Michael Olise: Vontade do jogador pode ser um aliado de peso

O Real Madrid está determinado em garantir a contratação de Michael Olise e conta com a vontade do jogador como aliado.

Benfica já tem acordo verbal com o Al Nassr por avançado

O Benfica alcança acordo verbal com o Al Nassr por Jhon Durán. Águias trabalham no empréstimo do avançado colombiano.