Um Sporting de Todos

- Advertisement -

sporting cabeçalho generíco

Dizem que o gosto pelo futebol é genético. Sempre desvalorizei um pouco este dito porque, afinal, dentro da irracionalidade que este desporto é, todos temos uma razão para apoiar o clube com que mais nos identificamos. A minha razão começou desde muito pequena, com uma pequena frase do meu avô: “ Filha, tens olhos verdes como o verde do Sporting, o verde do teu avô, quer dizer que devias ser sportinguista!”; com uma inocência pueril, aceitei o desafio proposto, sem ter noção da fatia que se iria tornar na minha vida.  Afinal, crescer com uma figura que realçava todas as proezas de Peyroteo e todos os feitos que havia conquistado nos seus tempos áureos no Sporting Clube de Portugal, era porque esta deveria ser uma equipa merecedora de apoio e reconhecimento.

Largos anos depois, e com as habituais brigas de irmãos de clubes rivais, comecei a perceber o motivo da irracionalidade: o gosto de poder gritar golo, os holofotes apontados a uma só bola pela qual a minha equipa derramava suor, sangue e lágrimas, para atingir o seu objetivo. Era com isso que me identificava, era esse o motivo pelo qual me sentia integrada num Sporting que levava a sua persistência até ao fim.

(In)felizmente, assisti ao meu primeiro jogo em Alvalade com 19 anos- como uma prenda de aniversário adiantada oferecida por outro grande sportinguista, o meu primo. Um primeiro jogo da Liga dos Campeões, com destaque para a vitória sobre o Schalke 04 por 4-2 (golos de Sarr, Jefferson, Nani e Slimani). Tive oportunidade de assistir a alguns jogos no estádio, no entanto nunca uma atmosfera me emocionou tanto como em Alvalade: começou fora do estádio, com os adeptos de ambas as equipas a conviverem num ambiente de festa, celebrava-se a alegria do futebol!  Já no seu interior, os cânticos da claque, a adrenalina que se sentia com o aproximar do jogo e até os protestos à UEFA, eram elementos que, por si só, iriam fazer desta uma noite memorável. Se um clube é grande pelos títulos que conquistou, é ainda maior com o apoio dos seus adeptos – e neste aspeto, o Sporting é um colosso mundial. Do primeiro ao último minuto, não houve um momento de silêncio. Ambiente convidativo a cantar também, a festejar e a apoiar a equipa, eletrizante o suficiente para não deixar ninguém quieto e calado no seu lugar. Recordo-me de me virem as lágrimas aos olhos no final: nunca tinha recebido uma prenda de aniversário tão fenomenal como esta, que deixou a sua marca por muitas semanas.

Jefferson festeja o segundo golo do Sporting, considerado o melhor do jogo Fonte: Sporting Clube de Portugal
Jefferson festeja o segundo do Sporting, considerado o melhor golo do jogo
Fonte: Sporting Clube de Portugal

Numa altura em que a partida estava menos emotiva, reparo num senhor, idoso, sentado ao meu lado. Discutia sozinho sobre o meio campo leonino que, na sua opinião, não estava a funcionar como devia. Decidi comentar com ele alguns lances do jogo, o qual me surpreende com a afirmação “ que engraçado! Uma rapariga a falar de futebol!”. É assim tão estranho uma rapariga mostrar interesse por desporto e, principalmente, por este em particular? Longínquos vão os tempos em que o desporto-rei era apenas masculino. Longe vão também os tempos em que uma rapariga deveria ser correta no seu quotidiano, sem um rasgo de irracionalidade para o colorir.

A minha irracionalidade vem com o futebol, com o Sporting e com o que este nos proporciona. Ficámos o resto do jogo a comentar outros lances, a festejar efusivamente os golos e a praguejar, mais vezes do que devíamos, com os adversários.

Para mim, Sporting é isto. Sporting é irracionalidade, emoção e integração. Porque o Sporting é união , é novos e velhos, homens e mulheres. É um Sporting de todos.

Fonte da foto de capa: Sporting Clube de Portugal

Marta Reis
Marta Reishttp://www.bolanarede.pt
Serrana e Sportinguista de gema. Doente por futebol desde que se conhece e apreciadora de ténis e NBA.                                                                                                                                                 A Marta escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Campeonato de Portugal pode mudar novamente de formato: eis o plano a ser estudado

O Campeonato de Portugal é atualmente o quarto escalão do futebol português e pode sofrer algumas alterações no seu formato.

Real Madrid reage ao embate contra o Benfica: «Não jogávamos há 60 anos e agora temos três jogos num mês»

O Real Madrid vai enfrentar o Benfica no playoff de acesso aos oitavos de final da Champions League. Os merengues já reagiram.

Sporting: lateral direito cobiçado na Bélgica

José Silva pode vir a ser o próximo jogador a deixar o Sporting. O lateral direito interessa ao Eupen, emblema da Bélgica.

Renato Nhaga apontado a dois gigantes do futebol da Turquia

O Galatasaray e o Trabzonspor estão de olho na contratação de Renato Nhaga. O médio guineense de 18 anos está ao serviço do Casa Pia.

PUB

Mais Artigos Populares

Vitória SC regressa às vitórias na Primeira Liga com triunfo frente ao Moreirense

Na abertura da 20.ª jornada da Primeira Liga, um golo de pénalti decidiu o triunfo do Vitória SC frente ao Moreirense por 1-0.

Roberto De Zerbi afasta rumores e garante que fica no Olympique Marselha: «Acho que tenho força para ficar aqui mais cinco ou seis anos»

Roberto De Zerbi garantiu que vai continuar ao serviço do Olympique Marselha. O técnico italiano afastou os rumores que o apontavam à saída da equipa.

Às Escuras: Estádio D. Afonso Henriques fica sem energia antes do apito final do Vitória SC x Moreirense

Já em tempo de compensação do Vitória SC x Moreirense, o jogo foi interrompido após o Estádio D. Afonso Henriques ficar sem energia.