Um Sporting de Todos

- Advertisement -

sporting cabeçalho generíco

Dizem que o gosto pelo futebol é genético. Sempre desvalorizei um pouco este dito porque, afinal, dentro da irracionalidade que este desporto é, todos temos uma razão para apoiar o clube com que mais nos identificamos. A minha razão começou desde muito pequena, com uma pequena frase do meu avô: “ Filha, tens olhos verdes como o verde do Sporting, o verde do teu avô, quer dizer que devias ser sportinguista!”; com uma inocência pueril, aceitei o desafio proposto, sem ter noção da fatia que se iria tornar na minha vida.  Afinal, crescer com uma figura que realçava todas as proezas de Peyroteo e todos os feitos que havia conquistado nos seus tempos áureos no Sporting Clube de Portugal, era porque esta deveria ser uma equipa merecedora de apoio e reconhecimento.

Largos anos depois, e com as habituais brigas de irmãos de clubes rivais, comecei a perceber o motivo da irracionalidade: o gosto de poder gritar golo, os holofotes apontados a uma só bola pela qual a minha equipa derramava suor, sangue e lágrimas, para atingir o seu objetivo. Era com isso que me identificava, era esse o motivo pelo qual me sentia integrada num Sporting que levava a sua persistência até ao fim.

(In)felizmente, assisti ao meu primeiro jogo em Alvalade com 19 anos- como uma prenda de aniversário adiantada oferecida por outro grande sportinguista, o meu primo. Um primeiro jogo da Liga dos Campeões, com destaque para a vitória sobre o Schalke 04 por 4-2 (golos de Sarr, Jefferson, Nani e Slimani). Tive oportunidade de assistir a alguns jogos no estádio, no entanto nunca uma atmosfera me emocionou tanto como em Alvalade: começou fora do estádio, com os adeptos de ambas as equipas a conviverem num ambiente de festa, celebrava-se a alegria do futebol!  Já no seu interior, os cânticos da claque, a adrenalina que se sentia com o aproximar do jogo e até os protestos à UEFA, eram elementos que, por si só, iriam fazer desta uma noite memorável. Se um clube é grande pelos títulos que conquistou, é ainda maior com o apoio dos seus adeptos – e neste aspeto, o Sporting é um colosso mundial. Do primeiro ao último minuto, não houve um momento de silêncio. Ambiente convidativo a cantar também, a festejar e a apoiar a equipa, eletrizante o suficiente para não deixar ninguém quieto e calado no seu lugar. Recordo-me de me virem as lágrimas aos olhos no final: nunca tinha recebido uma prenda de aniversário tão fenomenal como esta, que deixou a sua marca por muitas semanas.

Jefferson festeja o segundo golo do Sporting, considerado o melhor do jogo Fonte: Sporting Clube de Portugal
Jefferson festeja o segundo do Sporting, considerado o melhor golo do jogo
Fonte: Sporting Clube de Portugal

Numa altura em que a partida estava menos emotiva, reparo num senhor, idoso, sentado ao meu lado. Discutia sozinho sobre o meio campo leonino que, na sua opinião, não estava a funcionar como devia. Decidi comentar com ele alguns lances do jogo, o qual me surpreende com a afirmação “ que engraçado! Uma rapariga a falar de futebol!”. É assim tão estranho uma rapariga mostrar interesse por desporto e, principalmente, por este em particular? Longínquos vão os tempos em que o desporto-rei era apenas masculino. Longe vão também os tempos em que uma rapariga deveria ser correta no seu quotidiano, sem um rasgo de irracionalidade para o colorir.

A minha irracionalidade vem com o futebol, com o Sporting e com o que este nos proporciona. Ficámos o resto do jogo a comentar outros lances, a festejar efusivamente os golos e a praguejar, mais vezes do que devíamos, com os adversários.

Para mim, Sporting é isto. Sporting é irracionalidade, emoção e integração. Porque o Sporting é união , é novos e velhos, homens e mulheres. É um Sporting de todos.

Fonte da foto de capa: Sporting Clube de Portugal

Marta Reis
Marta Reishttp://www.bolanarede.pt
Serrana e Sportinguista de gema. Doente por futebol desde que se conhece e apreciadora de ténis e NBA.                                                                                                                                                 A Marta escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Anatoliy Trubin e Andreas Schjelderup na lista: eis a equipa da semana da Champions League

A UEFA já deu a conhecer a melhor equipa da jornada na Champions League. Anatoliy Trubin e Andreas Schjelderup representados.

Al Hilal tenta contratar alvo do Benfica depois de fechar avançado por 30 milhões de euros

O Al Hilal está no mercado por avançados. Kader Meité vai reforçar sauditas e Jeff Ekhator também está na lista do clube.

Al Ittihad de Sérgio Conceição quer vir a Portugal contratar avançado para colmatar saída de peso

O Al Ittihad está interessado em contratar Yassir Zabiri. Emblema orientado por Sérgio Conceição de olho no avançado do Famalicão.

Crystal Palace chega além dos 80 milhões de euros e fecha 2 avançados

O Crystal Palace fechou a contratação de dois avançados. Jorgen Strand Larsen e Evann Guessand a caminho dos eagles.

PUB

Mais Artigos Populares

Defesa deixa o Benfica em definitivo e está a caminho do Alverca

Diogo Spencer vai rumar ao Alverca. Lateral direito deixa Benfica em definitivo e interrompe empréstimo ao AVS SAD.

Rúben Neves e Al Hilal avançam nas negociações e Real Madrid e Manchester United afastam-se: eis as novidades sobre o futuro do internacional português

Rúben Neves vai continuar no Al Hilal. Médio está em final de contrato, mas vai renovar por mais três temporadas com os sauditas.

Wesley desviado do Benfica e com destino conhecido no futebol europeu

Wesley vai ser reforço da Real Sociedad. Extremo vai ser cedido aos bascos pelo Al Nassr e empréstimo contemplará opção de compra.