Uma pré-época cheia de lições

- Advertisement -

Nesta última semana, os dois jogos no Algarve não foram bons, com uma derrota frente ao Betis e um empate frente ao Nice. Voltaram as falhas de concentração no setor mais recuado e as dificuldades na finalização. Não fosse Rui Patrício contra os franceses (como sempre) e teríamos perdido também frente ao Nice. O que podemos retirar desta pré época são as várias lições que podemos retirar do assustador número de golos sofridos que averbámos. Estas falhas de concentração são inadmissíveis a nível oficial e espero bem que as exibições voltem àquilo que vimos em março, abril e maio deste ano.

No que toca ao capítulo do plantel, existem algumas lacunas ainda por preencher, nomeadamente no ataque, onde Slimani, Alan Ruiz, Daniel Podence e Bryan Ruiz são as únicas hipóteses do momento. Falta um ponta de lança que seja alternativa ao argelino e que o substitua em janeiro, quando ele for para a Taça das Nações Africanas. De resto, com a contratação de Beto, fica fechada a baliza. O super guarda-redes Rui Patrício e Beto no plantel principal, com Vladimir Stojkovic e Pedro Silva na equipa B, formam o núcleo de guardiões para a temporada. Azbe Jug deve ser emprestado para ganhar rodagem. Na defesa, Schelotto e João Pereira assumem a lateral direita, enquanto na esquerda Zeegelaar e Jefferson estão “em testes” para evitarem que JJ vá mesmo contratar um lateral esquerdo. Pelo meio, penso que Coates, Ruben Semedo, Paulo Oliveira e Naldo, por esta ordem hierárquica, podem formar o quarteto de opções.

Com Beto e Rui Patrício, a baliza está mais do que bem segura. É o setor mais forte do plantel Fonte: Sporting CP
Com Beto e Rui Patrício, a baliza está mais do que bem segura. É o setor mais forte do plantel
Fonte: Sporting CP

No meio campo, William, Adrien e João Mário são elementos intocáveis, caso não saiam do plantel, o que só acredito que ainda seja possível no caso do camisola 17. Marcelo Meli, Bruno César e João Palhinha parecem-me ser opções bastante válidas, ao contrário de Petrovic, que parece ser bom jogador mas está ainda lento, Aquilani, que deve ter guia de marcha do grupo de trabalho, e Bruno Paulista, que está à procura do seu espaço após um longo período de recuperação de lesões.

Nas alas, Gelson Martins e Iuri Medeiros serão as alternativas de qualidade relativamente aos elementos que serão mais vezes titulares naquelas posições: Bryan Ruiz, João Mário e até Bruno César. Os dois jovens “leões” partem na frente em relação a Matheus Pereira, que até poderá ser emprestado, e Carlos Mané, que está mais perto de sair do plantel do que de ficar. Na frente, a questão já abordada. Parece-me que a dupla Alan Ruiz/Slimani será a mais utilizada ao longo da temporada, mas faltam alternativas credíveis para agarrar a titularidade em caso de necessidade.

Dito isto, que role a bola a sério. Dia 13 está quase aí e Alvalade deve ir ao êxtase na receção ao Marítimo.

Foto de capa: Sporting CP

Diogo Janeiro Oliveira
Diogo Janeiro Oliveira
Apaixonado por futebol, antes dos livros da escola primária já lia jornais desportivos. Seja nas tardes intermináveis a jogar, nas horas passadas no FIFA ou a ver jogos, o futebol está sempre presente. Snooker, futsal e andebol são outras paixões. Em Portugal torce pelo Sporting; lá fora é o Barcelona que lhe enche as medidas. Também sonha ver o Farense de volta à primeira…                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Uma nova novela africana | Senegal 1-0 Marrocos

Os adeptos do Senegal, a jogarem a mais de 2500 km do próprio país, não se inibiam de dançar, cantar e fazer barulho.

Thiago Silva reage a mais um triunfo do FC Porto: «Vitória muito batalhada para fechar uma semana positiva»

Thiago Silva deixou uma mensagem nas redes sociais. Central voltou a ser titular e publicou curta nota relativa ao triunfo contra o Vitória SC.

João Cancelo apoia David Simão após saída do Arouca: «As pessoas genuínas e verdadeiras são na maior parte das vezes os vilões da história»

David Simão anunciou a saída do Arouca. Entre os vários jogadores que responderam ao médio, destaque à mensagem de João Cancelo.

O sonho continua: Amarante escreve página bonita da sua história | Paredes 0-0 Amarante

O empate a zeros entre Paredes e Amarante foi exatamente isso: a certificação de uma época histórica para a formação amarantina.

PUB

Mais Artigos Populares

Anatoliy Trubin chega aos 100 jogos na carreira sem sofrer golos

Anatoliy Trubin atingiu uma marca importante na carreira. Guarda-redes atingiu patamar dos 100 jogos sem sofrer golos.

O PSG e os portugueses

Em apenas uma época, Nuno Mendes passou de herói em Alvalade, ao conquistar um título que fugia há duas décadas, para um PSG repleto de estrelas.

André Luiz tem preferência entre o Benfica e o Olympiacos e continua com o futuro em dúvida

André Luiz dá preferência ao Benfica. Evangelos Marinakis quer colocar o extremo no Olympiacos, mas jogador quer águias.