Primeira Liga, Jornada 23: sábado, 20h30, 13 de março de 2021
ANTEVISÃO: SPORTING QUER ‘RECONQUISTAR’ TONDELA

O Sporting CP desloca-se, este sábado, até ao Estádio João Cardoso em jogo a contar para 23ª jornada do campeonato, para defrontar o CD Tondela . Com nove pontos de vantagem sobre o segundo classificado SC Braga, os leões vão em busca de mais um triunfo, depois da última vitória ter sido arrancada a ferros na receção ao CD Santa Clara, com um golo salvador de Coates, já em período de descontos. Num terreno tradicionalmente complicado para os leões, Rúben Amorim terá pela frente mais uma das provas de fogo que ainda terá de concluir até ao fim da temporada.

OS LEÕES QUEREM CONTINUAR A DOMINAR A LIGA E DESLOCAM-SE A UM TERRENO SEMPRE COMPLICADO. SERÁ QUE VENCEM? APOSTA JÁ NA BET.PT!

Anúncio Publicitário

Por outro lado, a equipa da casa vem de uma derrota pesada no Algarve diante do Portimonense (3-0). No décimo primeiro lugar da tabela classificativa, os comandados de Pako Ayestarán tentarão somar a sua oitava vitória no campeonato: os sete triunfos conseguidos até à data foram todos a jogar em casa, com a equipa tondelense a somar apenas um ponto fora de portas – são 23 pontos conquistados no João Cardoso e um em Barcelos, frente ao Gil Vicente FC.

No que toca às equipas que se apresentarão este sábado, o CD Tondela não poderá contar com Bebeto, que está com problemas musculares. Do lado do Sporting CP, apenas Paulinho estará indisponível, dado que o espanhol Pedro Porro já parece estar recuperado dos problemas físicos.

Este será um jogo interessante para o Sporting CP matar um ‘’borrego’’ recente: nas últimas duas deslocações a Tondela, o clube verde e branco nunca saiu vitorioso. Na última vitória leonina naquele estádio, datada de 2018, o herói foi o inevitável Coates, com um golo aos… 99 minutos.

 

10 DADOS RÁPIDOS 

  1. O Sporting CP, atual líder do campeonato, é a melhor equipa fora de casa: em 11 jogos, os Leões conquistaram 29 pontos de 33 possíveis.
  2. Por sua vez, o CD Tondela conquistou 23 dos seus 24 pontos no campeonato em casa, vencendo os últimos 5 jogos no seu estádio.
  3. Na primeira volta, os Leões derrotaram a turma beirã por 4-0. Desde essa jornada, o Sporting CP nunca mais largou o primeiro lugar.
  4. A última vitória do Sporting CP em Tondela foi na época 2017/18, com um golo de Sebastián Coates aos 99 (!) minutos.
  5. O primeiro jogo de sempre entre as duas equipas foi no Estádio Municipal de Aveiro, em 2015/16, com vitória leonina confirmada também nos descontos, aos 98 minutos.
  6. Desse confronto, apenas João Pereira e João Mário ainda fazem parte do plantel leonino. Do lado da equipa da casa, mantêm-se João Jaquité e Jhon Murillo.
  7. O maior goleador do confronto entre Sporting CP e CD Tondela é o holandês Bas Dost, com cinco golos marcados, sendo quatro no mesmo jogo.
  8. O último poker de um jogador do Sporting CP foi precisamente diante do CD Tondela, quando Bas Dost marcou no João Cardoso por quatro vezes na temporada 2016/17.
  9. Na atual época, apenas Vitória SC e SC Braga venceram em Tondela.
  10. Por sua vez, o Sporting CP só desperdiçou pontos fora de casa em duas ocasiões: em Famalicão (2-2) e no Dragão (0-0). No total, contabilizam-se 9 vitórias e 2 empates.

 

JOGADORES A TER EM CONTA

Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Sebastián Coates – O uruguaio tem sido a personificação da “estrelinha” que acompanha o Sporting CP, marcando o golo salvador frente ao Santa Clara, já depois de ter bisado em Barcelos frente ao Gil Vicente. Na melhor fase da carreira, o capitão leonino será dos jogadores mais perigosos do líder, principalmente se existir essa necessidade nos últimos minutos do encontro.

Mario González – Tem sido dos jogadores da equipa do Tondela em maior evidência na presente temporada. O avançado espanhol já bisou no Dragão e tem demonstrado toda a sua qualidade na primeira época que realiza fora do seu país. Será um dos nomes ao qual a  defesa leonina deverá ter atenção, já que poderá causar alguns estragos. Leva seis golos em 15 jogos no campeonato.

 

XI’S PROVÁVEIS

CD Tondela: Trigueira, Tiago Almeida, Enzo Martínez, Yohan Tavares, Filipe Ferreira, Jaume Grau, João Pedro, Olabe, Murillo, Salvador Agra e Mario González.

Treinador: Pako Ayestarán

‘’Tentaremos ser os primeiros a vencer o Sporting na Liga, mas as estatísticas estão aí, são dezoito vitórias e quatro empates. Sabemos que será muito difícil, mas estamos a trabalhar’’

 

Sporting CP: Adán, Coates, Feddal, Gonçalo Inácio, Nuno Mendes, João Palhinha, João Mário, Porro, Pedro Gonçalves, Nuno Santos e Tiago Tomás.

Treinador: Rúben Amorim

‘’O Tondela é uma equipa diferente em casa e fora. Sente-se confortável em casa e é a sexta melhor no seu terreno no campeonato. Tem um comportamento diferente na intensidade em casa e fora. Vamos ter um jogo muito complicado’’

 

Previsão de Resultado: CD Tondela 1-2 Sporting CP

Artigo revisto por Mariana Plácido

DEIXE UM COMENTÁRIO

Comente!
Por favor introduz o teu nome