📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Vem aí a hora das decisões!

- Advertisement -

sporting cp cabeçalho 2

O Sporting iniciou ontem, com nota artística, um ciclo de jogos bastante difíceis. Os “leões” bateram de forma clara e justa o Nacional da Madeira por 4-0, regressando à liderança isolada da Liga.

Na Choupana, onde averbou a única derrota do campeonato até agora, frente ao União da Madeira, os pupilos de Jorge Jesus (JJ) entraram fortes no jogo, com um golo de Slimani, e a partir daí foi um desfile de classe e liderança.

João Mário esteve ao seu nível e até marcou um golo; Adrien e William estiveram irrepreensíveis no controlo das operações a meio campo; Slimani fez o que lhe competia, e Bryan Ruiz voltou a abrir o livro (o túnel a Rui Correia que resulta no primeiro penalti é simplesmente genial). Sobre os golos, um apontamento importante: o primeiro surgiu de um pontapé de canto que foi batido de forma rara no Sporting desta época – no lado esquerdo do ataque, pelo pé direito de João Mário.

Geralmente, JJ tem preferido que seja um jogador canhoto a bater do lado esquerdo e um destro do lado direito. Ou seja, cantos batidos com a bola a fugir da baliza. Eu prefiro a forma como foi batido este canto do golo, com o arco a fazer a bola aproximar-se da baliza e, assim, qualquer desvio é sempre mais perigoso e mais capaz de resultar em golo.

A nível defensivo, nota extremamente positiva para a nova dupla de centrais, formada por Sebastián Coates e Ruben Semedo. Ambos estiveram impecáveis, sem grandes invenções no plano técnico e seguros perante Salvador Agra e Soares, os atacantes nacionalistas.

Zeegelaar também está a melhorar de jogo para jogo, o que é um alívio para as hostes leoninas, que temiam problemas graves devido à lesão de Jefferson. Um último realce para Carlos Mané. Gosto muito de o ver jogar na equipa do Sporting, é um elemento acarinhado pela massa associativa e que merece mais oportunidades, deixando um pouco para trás o mais jovem do grupo, Matheus Pereira.

Adrien e Slimani, o comandante e o atirador deste Sporting Fonte: Sporting CP
Adrien e Slimani, o comandante e o atirador deste Sporting
Fonte: Sporting CP

Um facto curioso é que, se olharmos para os cinco jogos até agora decorridos na segunda volta, em comparação com os encontros frente a essas mesmas equipas na primeira metade da competição, o Sporting conseguiu sempre melhores resultados fora de casa. Frente ao Tondela, vitória fora e empate caseiro, o mesmo cenário nos encontros frente ao Paços de Ferreira e Rio Ave.

No balanço dos encontros com Académica e Nacional, podemos verificar que os “leões” venceram ambas as partidas, mas as vitórias fora de casa foram sempre mais dilatadas e bem mais tranquilas do que em casa. Com o ambiente fabuloso, até mágico que se vive em Alvalade jogo após jogo, é difícil de perceber esta ideia, mas é matéria de facto: o Sporting tem-se dado melhor a jogar fora de portas. Espero que, na próxima segunda feira, esta lógica seja invertida, dado que empatámos no Bessa e não seria nada bom ter outro mau resultado em casa.

Os dois próximos jogos do campeonato, essa receção ao Boavista e a visita a Guimarães, são fulcrais. A equipa de Jorge Jesus regressou à liderança isolada e estes serão os dois jogos que antecedem a receção ao Benfica. Três jornadas que poderão dar um alento importantíssimo na corrida pelo título. Com certeza, não me esqueci dos jogos da Liga Europa. As duas partidas com o Bayer Leverkusen vão ser bastante duras e competitivas, ao bom estilo alemão, e Jorge Jesus terá de gerir com pinças a utilização dos seus quatro ases de trunfo: João Mário, Adrien Silva, Bryan Ruiz e Slimani.

Estes quatro jogadores são o motor e a grande força atual do Sporting, sem qualquer margem para dúvidas. E quando me refiro à gestão de utilização, não falo só da gestão física; a gestão disciplinar também está no meu pensamento. William, Adrien e Slimani estavam em risco de exclusão se vissem o cartão amarelo; apenas o médio defensivo o viu, ficando assim castigado para o jogo com o Boavista. Assim sendo, Slimani e Adrien estão em risco de falhar a batalha de Guimarães ou o dérbi com o Benfica. Sinceramente, não quero que fiquem fora de nenhum deles, mas não me parece que isso vá acontecer, até porque o argelino ainda poderá ser castigado por uma daquelas agressões que só são agressões para um lado.

Na Liga Europa, acho que o Sporting terá de tentar passar esta eliminatória, mas mantendo o foco principal na Liga. Ricardo Esgaio, devido às ausências de Zeegelaar e Jefferson, deverá ser titular na próxima quinta-feira pelo flanco esquerdo da defesa. Carlos Mané, Aquilani e Gelson Martins seriam, na minha ótica, outros elementos a ter em linha de conta para as partidas com os germânicos. Considero que o campeonato tem de ser, absolutamente, o foco total do grupo leonino. É esta competição que dará mais gozo aos adeptos em vencer e é nesta competição que terão de jogar sempre os melhores, sem quaisquer poupanças.

Uma última nota para os jogos em Alvalade: os jogadores têm de entrar sempre a todo o gás, sempre à procura de marcar o mais rapidamente possível. Só assim tornarão as partidas mais simples e só assim o sonho ficará mais perto das mãos… está na hora, Sporting!

Foto de Capa: Sporting CP

Diogo Janeiro Oliveira
Diogo Janeiro Oliveira
Apaixonado por futebol, antes dos livros da escola primária já lia jornais desportivos. Seja nas tardes intermináveis a jogar, nas horas passadas no FIFA ou a ver jogos, o futebol está sempre presente. Snooker, futsal e andebol são outras paixões. Em Portugal torce pelo Sporting; lá fora é o Barcelona que lhe enche as medidas. Também sonha ver o Farense de volta à primeira…                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Manter a invencibilidade na Invicta | FC Porto x Estoril

O favoritismo do FC Porto neste embate é praticamente inegável, com a turma de Farioli num momento positivo da temporada

Flamengo vence Palmeiras de Abel Ferreira e conquista Taça Libertadores

O Flamengo venceu a final da Taça Libertadores. Na final, disputada em Lima, o Rubro-Negro derrotou a equipa de Abel Ferreira.

O dérbi antes d’O dérbi | Sporting x Estrela da Amadora

Há dez jogos sem perder para todas as competições, o Sporting quer continuar a morder os calcanhares ao FC Porto

Florentino Luís alcança a marca dos 300 jogos na carreira profissional

Florentino Luís chegou, este sábado, aos 300 jogos na carreira profissional, no encontro do Burnley frente ao Brentford, na Premier League.

PUB

Mais Artigos Populares

João Almeida acusa pelotão de falta de respeito: «Não se preocupam realmente com os acidentes»

João Almeida atribuiu a responsabilidade das quedas recentes em descidas à falta de cuidado por parte dos seus colegas.

Atlético Madrid multado pela UEFA por «atos racistas» no jogo frente ao Arsenal

O Atlético Madrid recebeu uma multa da UEFA de 30 mil euros devido a «atos racistas» por parte dos adeptos no jogo contra o Arsenal.

Xabi Alonso reage aos comentários de Joan Laporta: «Conhecemos bem as mensagens populistas»

Xabi Alonso reagiu aos comentários de Joan Laporta sobre o Real Madrid. O técnico abordou o tema na antevisão ao duelo frente ao Girona.