Agradeçam ao Visconde

    Verde e Branco à Risca

    Portugal jogou na sexta-feira. Empatou com Israel quando tinha, obrigatoriamente, de vencer para manter viva a esperança de evitar os play-offs. Porém, e postas de lado todas as críticas (ingratas) a Rui Patrício e à selecção nacional propriamente dita, certo é que temos estado sempre presentes nas fases finais das competições internacionais, e para lá caminhamos, de novo. Penso que qualquer português crê na vitória frente ao Luxemburgo e na consequente vitória no play-off de apuramento para o Mundial. Estou certo de que todos nós acreditamos que vamos estar presentes no Brasil para mostrar, novamente, o poderio da selecção das quinas nas fases finais de campeonatos europeus e mundiais. Mas… e se o Sporting nunca tivesse existido? Teríamos toda esta confiança na qualidade da nossa selecção? Confuso? Passo a explicar:

    Comecemos pelo jogo de sexta-feira. Se o Sporting nunca tivesse existido, o nosso onze inicial (tendo por base a convocatória para este encontro) teria sido composto por: Anthony Lopes na baliza; na defesa com Pepe, Ricardo Costa a centrais, Sereno a lateral direito e Antunes a lateral esquerdo; no meio-campo teríamos Rúben Micael, Josué e Danny (provavelmente a “10”); no ataque contaríamos com Hugo Almeida, Nélson Oliveira e Éder. Teríamos empatado? Tenho muitas dúvidas. Teríamos vencido? Tenho mais dúvidas ainda. Mas porque é que Portugal alinharia com este onze inicial? Pela simples razão de que Rui Patrício, Beto, Cédric Soares, André Almeida (sim, pesquisem), Miguel Veloso, João Moutinho, Custódio, André Martins, Nani, Cristiano Ronaldo e Varela são produtos da formação do Sporting Clube de Portugal. Onze jogadores saídos da “cantera” de Alcochete! Poderão dizer-me que, não estando disponíveis estes jogadores que referi, seriam certamente chamados outros. Certo. Mas quem? William Carvalho? Adrien Silva? Bruma? Ricardo Quaresma? Wilson Eduardo? Pois é… as soluções naturais seriam também produto da Academia Sporting/Puma… Nada feito.

    Cristiano Ronaldo e Nani / Fonte: Rádio Renascença Online
    Cristiano Ronaldo e Nani / Fonte: Rádio Renascença Online

    Olhemos agora para a convocatória de Portugal para o último campeonato europeu, no qual tivemos uma brilhante prestação, apenas travada por uma ingrata derrota frente a “nuestros hermanos”. Se o Sporting nunca tivesse existido, o nosso onze base no Euro 2012 seria composto por: Eduardo; João Pereira, Ricardo Costa, Bruno Alves e Fábio Coentrão; Pepe, Raúl Meireles e Rúben Micael; Hélder Postiga, Hugo Almeida e Nélson Oliveira. Como? Simples: Rui Patrício, Beto, Miguel Veloso, Custódio, João Moutinho, Hugo Viana, Cristiano Ronaldo, Ricardo Quaresma, Nani e Silvestre Varela são produtos da formação leonina. Pois bem, com um onze sem todos estes craques teríamos chegado às meias-finais? Teríamos sequer conseguido o apuramento para o Euro 2012? Tenho sérias dúvidas. Sim… poderão contra-argumentar afirmando que sem estes jogadores teriam sido convocadas outras opções, mas se são boas opções porque não fizeram parte da convocatória? Obviamente porque não possuem metade da qualidade futebolística que todos estes “meninos de Alcochete” detêm.

    Poderão dizer-me que se o Sporting nunca tivesse existido, os outros dois grandes clubes de Portugal teriam formado outros grandes craques portugueses. Ok… então porque não o fazem?! Com toda a sinceridade, depois de Rui Costa não me lembro de nenhum super-jogador nacional (daqueles que levam o público a pagar bilhete para ir à bola) que tenha sido formado fora de Alvalade…

    Poderão dizer-me que se o Sporting nunca tivesse existido, outros clubes iriam pegar em todos estes talentos que tenho referido ao longo do meu discurso. No que toca a alguns deles, estou convicto de que não jogariam futebol hoje em dia (caso de Miguel Veloso, dispensado do Benfica por ser demasiado “rechonchudo”, ou de Bruma, descoberto nos confins da Guiné-Bissau); quanto a outros rapazes, acredito que pudessem ser futebolistas nos dias de hoje – porém, com toda a certeza, sem metade da qualidade com que foram revestidos pela única, e mundialmente reconhecida, excelência da formação Sporting. Naturalmente, viveriam na sombra de um sérvio ou colombiano desta vida…

    Não me deixam alternativa senão tornar a bater na mesma tecla: e se o Sporting nunca tivesse existido? E se os eternos “Cinco Violinos”, os craques Jordão, Futre, Figo ou Cristiano Ronaldo nunca tivessem existido? E se os dez/onze jogadores “made in Alcochete”, que habitualmente compõem a convocatória portuguesa, nunca tivessem sido formados como foram? Que Selecção Nacional teríamos? Quantos lugares abaixo estaríamos no ranking Fifa? Em quantas fases finais de competições internacionais teríamos estado presentes? Dá que pensar. Epá, olha… agradeçam ao Visconde.

    Sabe Mais!

    Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

    Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

    Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

    • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
    • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
    • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
    • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

    Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Argentina goleia Brasil por 4-1 e aumenta a contestação contra Dorival Júnior

    A Argentina goleou o Brasil por 4-1, na jornada 14 de qualificação para o Campeonato do Mundo de 2026. Nicolás Otamendi foi titular e alinhou os 90 minutos.

    Moçambique de Geny Catamo goleado pela Argélia: Eis os resultados da qualificação africana para o Mundial 2026

    O Moçambique perdeu com a Argélia por 5-1 na qualificação africana para o Mundial 2026. Geny Catamo marcou belo golo.

    Geny Catamo marca belo golo pelo Moçambique

    O Moçambique está a perder com a Argélia por 3-1 na qualificação africana para o Mundial 2026. Geny Catamo teve momento de destaque.

    Argentina qualifica-se para o Mundial 2026 e vai defender o título: Eis os 7 apurados até ao momento

    A Argentina garantiu esta terça-feira a qualificação para o Mundial 2026. Seleção de Lionel Scaloni apurou-se após empate do Uruguai.

    PUB

    Mais Artigos Populares

    Noruega bate Israel com hat-trick de assistências de Odegaard: Eis os resultados do dia da qualificação para o Mundial 2026

    A Noruega goleou esta terça-feira o Israel por 4-1 na jornada 2 da qualificação europeia para o Mundial 2026. Andreas Schjelderup titular.

    FC Porto regressa aos treinos ainda sem os internacionais

    O FC Porto vai enfrentar este domingo o Estoril Praia para a jornada 27 da Primeira Liga. Dragões voltaram aos treinos.

    Os três tigres de Cincinnati: O ataque é a melhor defesa? | NFL

    Depois de uma longa espera - e até recorrendo...

    Filho de uma lenda do futebol é um novo alvo do Manchester United de Ruben Amorim

    O Manchester United está interessado em Justin Kluivert, do Bournemouth. Extremo neerlandês tem estado em destaque na Premier League.

    Portugal falha qualificação para o Euro Sub-19 de 2025

    Portugal perdeu com a Inglaterra por 1-0 na terceira jornada da qualificação para o Euro Sub-19 de 2025. Ingleses apurados.

    FPF: Conhecidos os arguidos da Operação Mais-Valia após buscas da Polícia Judiciária

    A Polícia Judiciária fez buscas nas instalações da Federação Portuguesa de Futebol devido sobretudo à venda da antiga sede. Eis os arguidos.

    Marco Verratti pode deixar Al Arabi no verão e é o alvo prioritário de outro clube

    Marco Verratti está em final de contrato com o Al Arabi. Internacional italiano pode trocar de clube no Catar e rumar ao Al Duhail.

    Emirados Árabes Unidos de Paulo Benfica vencem e Coreia do Sul de João Aroso empata

    Os Emirados Árabes Unidos de Paulo Bento derrotaram a Coreia do Norte por 2-1, na oitava jornada da qualificação asiática para o Mundial de 2026. Já a Coreia do Sul de João Aroso empatou.

    Morreu a antiga jogadora Anabela Santos

    O futebol está de luto com a morte de Anabela Santos. A antiga internacional A pela Seleção Nacional partiu aos 57 anos.

    Atlético Madrid quer reforçar defesa com jogador da Premier League

    O Atlético Madrid está interessado na contratação de Cristián Romero. O defesa-central argentino pertence aos quadros do Tottenham.