Uma questão central

    Verde e Branco à Risca

    Qualquer clube que suporte uma grandeza universal tem de suportar, de igual modo, uma massa associativa exigente ao máximo. Eu, como adepto de um dos maiores clubes desportivos à face da Terra, exijo perfeição.

    A perfeição, como sabemos, já morou mais longe de Alvalade. Porém, esta época parece ponderar mudar-se de malas e bagagens para o nosso reino. Mas por que razão ainda não se instalou? Eu tenho a minha opinião, que penso estar em conformidade com o resto dos sportinguistas. Trata-se de uma questão central.

    Vejamos: no que toca à baliza acredito que estamos bem servidos, com um dos melhores guarda-redes da Europa (será injusto esta designação ser retirada a Rui Patrício devido a um deslize ao serviço da Selecção Nacional). Não existem dúvidas possíveis quanto a esta posição, contando ainda com a presença de um suplente de alto nível (Boeck); quanto às laterais, tanto Cédric como Jefferson têm mostrado um nível exibicional bastante encorajador para qualquer adepto. Tanto a atacar como a defender têm estado irrepreensíveis. Já Piris demonstrou estar, igualmente, à altura dos acontecimentos nas oportunidades que tem tido (tendo a vantagem de ser competente em ambas as alas); o meio-campo tem funcionado bastante bem (as prestações de William Carvalho são de encher o olho – podemos dormir descansados com um trinco deste nível, tendo ainda a garantia da qualidade do seu suplente, o capitão Fito Rinaudo); na zona mais avançada do miolo tem-se destacado (finalmente) Adrien Silva, um dos motores desta equipa, acompanhado por André Martins ou Vítor, que nos presenteiam, igualmente, com um bom nível, embora sinta que têm a capacidade para dar mais à equipa, e não tenho dúvidas de que o farão. O sector atacante é o que mais alegrias nos tem dado, facto provado pela quantidade de golos que temos feito ao longo desta época: Montero é um avançado de nível mundial; Slimani tem surpreendido e correspondido nas poucas oportunidades que lhe são proporcionadas; Wilson Eduardo, Capel e Carrillo são, claramente, extremos acima da média, com facilidade em brilhar em ambos os flancos, através da velocidade, técnica e capacidade de finalização. Posto isto, fica-nos apenas a faltar analisar um sector do terreno: a zona central da defesa.

    É aqui que residem os grandes problemas do Sporting. Arrisco-me a dizer que os pontos que já perdemos durante este campeonato advêm, precisamente, dos problemas no centro da zona mais recuada da equipa. O Sporting sofreu 10 golos nos 10 jogos oficiais que realizou esta época (uma média de um golo sofrido por jogo), o que, a meu ver, é demasiado, para uma equipa que nos mesmos 10 jogos marcou 31 golos. Não é de todo condizente. Sendo assim, onde reside o problema? Na qualidade dos centrais leoninos? Penso que não. A grande lacuna é a falta de experiência, o que se reflecte em cada golo que o Sporting sofre.

    Vejamos: contamos com quatro jogadores no plantel para a posição de defesa-central; Maurício, Marcos Rojo, Eric Dier e Rúben Semedo (embora existam centrais promissores nos B’s, não os vou colocar nestas contas). Estes quatro atletas perfazem uma média de 21 anos e meio de idade, o que não abona a favor da questão da experiência referida anteriormente, embora considere até que o jogador que demonstra menos confiança e experiência destes quatro é, precisamente, o mais velho (Maurício, 25 anos). Maurício apresenta bastantes qualidades, mas é um poço de inexperiência, talvez por nunca ter jogado ao mais alto nível (construiu a sua carreira em equipas de segunda linha do futebol brasileiro); Rojo parece-me ser o central mais competente deste lote, embora apresente por várias vezes falta de concentração; Eric tem desiludido esta época. Talvez por nos ter habituado a um nível bastante elevado na malfadada última época estivéssemos à espera de mais. Falta garra, destreza e concentração a um jogador que não tenho dúvidas de que poderá vir a ser um dos grandes centrais ingleses; Rúben Semedo, quando chamado, deu muito boas indicações, mas, devido à sua falta de experiência nos desafios de alto nível, não resolve o problema (embora esteja curioso para o ver actuar mais vezes, carregando uma maior responsabilidade nos ombros).

    Rúben Semedo contra a Fiorentina / Fonte: O Jogo Online
    Rúben Semedo contra a Fiorentina / Fonte: O Jogo Online

    Qual será então a solução para esta questão? Poderá estar na evolução destes quatro jogadores, não duvido. Mas, sinceramente, penso que a reabertura do mercado poderá ser uma boa oportunidade para podermos vir a contar com um jogador mais experiente para esta posição, que faria dupla com Rojo no centro da defesa. Alguém que traga agressividade, experiência, idade e poder a esta defesa. Os clubes que mais sucesso têm, no panorama futebolístico actual, contam com centrais carregados de prática, profundos conhecedores do futebol, “raposas velhas” dentro das quatro linhas: duplas experientes como Piqué e Mascherano, Pepe e Sergio Ramos ou Ferdinand e Vidic já provaram que uma defesa esclarecida pode dar pontos, e acredito piamente que Bruno, Jardim e Inácio estão conscientes disso mesmo.

    Não tenho dúvidas de que a perfeição chegará muito em breve ao nosso “Nobre Vulcão”. Quando? Quando muito, em Janeiro. Até lá, os rapazes continuarão a somar pontos, vitórias e a encher o nosso peito de orgulho. Acima de tudo, é esse o objectivo central.

    Sabe Mais!

    Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

    Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

    Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

    • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
    • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
    • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
    • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

    Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Mais castigos no FC Porto após festa: Otávio com treinos bidiários, Samu e Namaso sob processo

    A festa de aniversário de Otávio continua a ter repercussões no FC Porto. Samu e Danny Namaso também foram visados.

    Álvaro Djaló (ex-Braga) pretendido por outro clube em Espanha

    O Alavés está interessado numa possível contratação de Álvaro Djaló. Ex-Braga representa atualmente o Athletic Club.

    Thomas Muller rejeita clube da Serie A

    A Fiorentina está interessada numa possível contratação de Thomas Muller. Médio alemão vai deixar o Bayern Munique no verão.

    Defesa da Premier League aceita rumar ao Atlético Madrid

    O Atlético Madrid está a trabalhar na contratação de Cristian Romero ao Tottenham. Defesa argentino já terá dado luz verde.

    PUB

    Mais Artigos Populares

    Benfica x Tirsense: Eis os onzes prováveis para a Taça de Portugal

    O Benfica vai receber esta noite o Tirsense na segunda mão das meias finais da Taça de Portugal. Fica com os onzes prováveis.

    João Mário não entra nos planos do Besiktas para a próxima temporada

    João Mário deixou o Benfica e rumou ao Besiktas no início da temporada. Médio português pode estar de saída do clube turco.

    Luís Figo revela quem acredita que é o favorito a ganhar a Champions League

    Luís Figo deu uma entrevista à Gazzetta dello Sport. Antigo internacional português acredita que o PSG é o favorito na Champions League.

    Luís Figo sai em defesa de Sérgio Conceição: «Problemas no AC Milan? E que treinador não os tem?»

    Luís Figo deu uma entrevista à Gazzetta dello Sport. Antigo internacional português falou sobre a Champions League e defendeu Sérgio Conceição.

    Karim Benzema desvaloriza luta de golos com Cristiano Ronaldo: «Mais importante são os troféus»

    O Al Ittihad venceu esta segunda-feira o Al Ettifaq por 3-2 na jornada 29 da Liga da Arábia Saudita. Karim Benzema falou no final do jogo.

    Jovem avançado francês em negociações com o Manchester United de Ruben Amorim

    O Manchester United está a negociar a contratação de Enzo Kana-Biyik. O jovem avançado de 18 anos pertence aos quadros do Le Havre.

    AS Roma faz nova proposta para manter Svilar

    A AS Roma está a trabalhar para renovar o contrato de Mile Svilar. Guarda-redes sérvio tem vínculo até ao verão de 2027.

    Luís Castro ganha força para assumir equipa no Brasileirão

    O nome de Luís Castro está a ganhar força no Brasil para assumir o Corinthians. O técnico português disputa o lugar com Dorival Júnior.

    Ex-Arsenal aprova Viktor Gyokeres nos Gunners: «Tem números incríveis. Percebo o interesse»

    Viktor Gyokeres tem sido associado a uma mudança para o Arsenal. Júlio Baptista, que jogou nos Gunners, deu a sua opinião.

    Semih Kilicsoy pode ser o próximo turco a reforçar o Benfica

    O Benfica está interessado na contratação de Semih Kilicsoy, avança a imprensa turca. O jovem avançado está ao serviço do Besiktas.