📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Zicky-Paçó, Pátria, Família (e alguns shots de bagaço e vodka)

- Advertisement -

Contrariamente ao que defende a nata política e o respetivo grupo de amigos com interesse, Portugal continua na cauda da Europa. Bem escondido, de olhos esbugalhados e com sucessivas arritmias cardíacas, de maneira a inventar e descobrir uma maneira de escape.

Podia, à boca cheia, afirmar que as duas palavras pertencentes à frase anterior (“inventar” e “descobrir”) são sintomáticas do que é ser português: contudo, em primeiro lugar, a etiqueta não decreta que as migalhas e os restos possam ser expelidos aquando de um vocábulo mais violento; em segundo lugar, o período das embarcações e do lavrar terreno foi giro e tal, mas exalava um bafio.

António de Oliveira Salazar, líder carismático da União Nacional, estabeleceu um importante sustentáculo na sociedade portuguesa durante o período épico (António Costa tem pedalado bem) do seu mandato: a família. A intelligentsia e o brilhantismo, quando bem aplicados, surtem efeito.

O “sôr” doutor pensou (e bem!) que, se o país fosse consolidado por famílias unidas e com predisposição para sofrer em conjunto, assegurava a jurisdição da Pátria. Deus até podia “meter o bedelho” – a grosseria, a falta de respeito – aqui e ali, mas não entrava na convocatória.

Ontem, cada pessoa sentada em frente à televisão (em pé, no meu caso) teve a sorte de constatar que a autoridade tinha etimologia portuguesa. Na final do Europeu de Futsal, a equipa das quinas bateu a seleção russa por 4-2 e perpetuou o estatuto de campeão que lhe costuma assistir há alguns anos. Se repararem, na página de Facebook, a publicação que há três anos foi escrita não sofreu qualquer alteração, à exceção da correção do adversário.

Esgrimir elogios à conquista redunda em “mais do mesmo” e eu não vou adotar essa estratégia. Parabéns, equipa! Parabéns, mister e restante equipa técnica! Parabéns, estrutura! Parabéns, a todos!

O que eu proponho é uma entrevista com o Zicky Tê e o Tomás Paçó. Uma pessoa que anda a estudar Jornalismo e acompanha a modalidade com alguma frequência, adoraria dialogar com os visados. Por isso, sabendo de antemão que os tempos que se avizinham proporcionarão inúmeras conversas com vários meios de comunicação social, puxo a brasa à sardinha do Bola na Rede (se insistem, sim, posso tomar a iniciativa e ser um dos entrevistadores). Deste modo, contribuo com uma preparação prévia para não pensarem que é pura balela.

Bola na Rede: Zicky e Tomás, sejam bem-vindos! Antes de mais, qual é a vossa de adentrarem pelo Palácio de Belém e tirarem a segunda selfie com o Presidente Marcelo no espaço de meses?

Bola na Rede: Ganharem tudo aos 20 e 21 anos, respetivamente – no clube e na Seleção – e contribuírem ativamente para isso responde indiretamente à pergunta “qual é sonho de qualquer profissional de futsal ao terminar a carreira?”

Bola na Rede: O futsal é uma família, como já disseram. Vocês ajudam nas lides domésticas (cozinhar, limpar, passar a ferro, estender a roupa, etc.)? Pergunto-vos isto porque alguns dos vossos pais estão em final de carreira…

Bola na Rede: Tomás, o Sokolov marcou um golo na final, mas foi imediatamente enfiado no bolso, após reduzires para 1-2. Quando é que tencionas dar descanso aos adversários pela marcação in extremis e retirá-los do bolso para que possam inspirar e expirar? (É só uma ideia…)

Bola na Rede: Zicky, melhor jogador do torneio. Algumas lágrimas… é seguro voltar a tocar neste tema? Perguntamos isto porque parece antagónico demonstrares uma capacidade sublime para atrair dois jogadores quando tens a bola e sair do aperto com relativa facilidade e depois derramares ao receber um prémio…

Zicky
Fonte: Sebastião Rôxo / Bola na Rede

Bola na Rede: Quando entraram para esta família, foram praxados com ovos e farinha? O meu palpite é o seguinte: a vossa praxe consistiu na difícil tarefa de ouvir o mister Jorge Braz gritar convosco numa sala pequena, pouco ventilada e com um eco intenso. Estamos errados?

Bola na Rede: Vocês ocupam posições distintas no campo. O Tomás é um fixo, enquanto o Zicky é pivot. Nos treinos, quando fazem cinco para cinco e jogam em equipas adversárias, os outros ficam a assistir a uma espécie de “nova ordem do futsal” de “um futuro no presente”? (Se calhar, esta pergunta era para os colegas de Seleção Nacional…)

Bola na Rede: Estão familiarizados, minimamente, com a personagem de António de Oliveira Salazar. Pode dizer-se que a Seleção Nacional rege autoritariamente a modalidade e o executa muito pelo núcleo duro (família) que possui. Vocês, imberbes, não estão a habituar mal os portugueses?

Bola na Rede: Vamos à prova dos nove. Zicky… Tomás… quem foi o campeão nos shots de vodka e de bagaço, antes de cada partida?

O Bola na Rede pede calma aos leitores. A dupla maravilha está no início da carreira. Se tudo correr normalmente, a gente é capaz de fazer coisas destas de ano a ano.

Romão Rodrigues
Romão Rodrigueshttp://www.bolanarede.pt
Em primeira mão, a informação que considera útil: cruza pensamentos, cabeceia análises sobre futebol e tenta marcar opiniões sobre o universo que o rege. Depois, o que considera acessório: Romão Rodrigues, estudante universitário e apaixonado pelas Letras.                                                                                                                                                 O Romão escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Nova titularidade para Neemias Queta em nova derrota dos Boston Celticsn na NBA

Os Boston Celtics entraram com o pé esquerdo na NBA. No terceiro jogo na competição, terceira derrota para a equipa de Neemias Queta.

André Lima elogia derrotado nas eleições do Benfica: «A sensação é que um dia vai ser presidente do Benfica»

André Lima destacou João Diogo Manteigas e analisou eleições do Benfica. Rui Costa venceu e disputará a segunda volta contra João Noronha Lopes.

Dani Carvajal ataca Lamine Yamal: «Se Yamal quer falar, não há problema, o jogo é jogado em campo»

Após a vitória do Real Madrid frente ao Barcelona por 2-1, Dani Carvajal respondeu aos comentários de Lamine Yamal antes do El Clásico.

Rayo Vallecano vence Alavés e aproxima-se da Europa: eis os resultados do dia na La Liga

O Rayo Vallecano derrotou o Alavés num jogo da 10.ª jornada da La Liga. Terceira vitória consecutiva do clube no plano interno.

PUB

Mais Artigos Populares

Vasco Botelho da Costa em antevisão ao jogo frente ao FC Porto: «É a equipa mais competente do campeonato»

Em antevisão à receção do FC Porto, o treinador do Moreirense, Vasco Botelho da Costa, mostrou-se consciente da capacidade dos adversários.

Eleições Benfica 2025: 19h30 de espera para confirmar uma batalha há muito anunciada

A primeira volta das eleições do Benfica realizou-se durante este fim de semana. Rui Costa e João Noronha Lopes vão disputar a presidência.

Depois da história, veio a realidade: Portugal voltou a competir diante dos EUA e desta vez perdeu por 3-1

Portugal fez o segundo jogo particular diante dos EUA nesta paragem. Navegadoras saíram derrotadas no jogo.