Caldas SC 3–2 SC Farense (a.P): Caldas SC continua a surpreender tudo e todos

Cabeçalho Futebol Nacional

Permitam-me que comece o artigo com a definição de heróis – pessoa de grande coragem ou autora de grandes feitos. Não o menciono por acaso, mas sim pelo que hoje a equipa do Caldas SC alcançou. Escreveu-se história. O jogo propriamente dito não foi um hino ao futebol, contudo todo o contexto que o rodeou tornou-o numa das mais bonitas páginas da história da cidade de José Malhoa e Bordalo Pinheiro. Para o clube e para toda a população.

O início prometeu um jogo intenso e sem que nenhuma equipa arriscasse demais. O critério no passe e na hora de subir linhas definiu os primeiros quinzes minutos da partida. O Farense mostrava-se ligeiramente mais forte, mas sem conseguir concretizar em lances de perigo para a equipa caldense. O maior motivo de destaque na primeira metade foi mesmo o elevado número de faltas que ambas as equipas cometeram. A tarefa não estava fácil para o juiz do encontro.

O Intervalo chegou e com ele veio a mudança. Ainda a segunda parte estava a começar quando Livramento aproveita um cruzamento de Leo Tomé na esquerda e, após indecisão na defesa caldense, e de cabeça, inaugura o marcador. 47 minutos e o jogo ganhava nova vida. A equipa de José Vala precisava de ir à procura do empate. Subiu as linhas e de forma ainda que algo cautelosa conseguia pressionar a equipa de Faro. O golo acabou por surgir passados poucos minutos. Após um cruzamento venenoso de Filipe Ryan, o jovem Nuno Januário aparecia junto ao segundo poste para empatar a partida.

Se o empate animou a equipa e os adeptos caldenses, rapidamente a situação se alterou. Apenas quatro minutos depois da equipa da casa empatar o jogo, Jorge Ribeiro fazia uma bela assistência para Livramento que, na cara do guardião caldense, picou a bola num bonito gesto técnico. Minuto 60 e o Farense voltava à vantagem no marcador.

O Caldas voltava ao ataque. Embora tenha feito mais remates que a equipa do Farense, o desacerto na hora do remate fazia crer que o desfecho seria favorável à equipa do sul. O tempo corria contra a equipa sensação da Taça, até que ao minuto setenta, e a confirmar o ditado de que velhos são os trapos, aparece o experiente avançado Pedro Emanuel e empata de novo a partida. Após um primeiro cabeceamento ao poste por parte do médio Paulo Inácio, Pedro Emanuel aproveita o facto de o ressalto ter ido para perto de si e cabeceia para o fundo das redes. O campo da Mata animava-se e o prolongamento era cada vez mais uma possibilidade.

Assim foi. O árbitro sinalizava o final dos noventa minutos e a partida seguia para mais trinta minutos.

O campo da Mata encheu uma vez mais para acolher o jogo da Taça de Portugal Fonte: Facebook oficial do Caldas SC
O campo da Mata encheu uma vez mais para acolher o jogo da Taça de Portugal
Fonte: Facebook oficial do Caldas SC

O início do prolongamento antevia mais trinta minutos de emoção. O cronómetro marcava os 96 minutos e Luís Paulo salvava o Caldas – duas enormes intervenções consecutivas a evitar o golo dos visitantes. No minuto seguinte, o capitão do Farense Neca era expulso por acumulação de amarelos e o jogo tornava-se favorável à equipa caldense. Com um jogador a mais, a equipa geria o encontro e sem arriscar em demasia tentava evitar as grandes penalidades. O Farense substituía Livramento, autor dos dois golos da equipa, e entrava na equipa mais um médio de características defensivas. A principal missão para a equipa líder da série E do CNS tornava-se principalmente defensiva, abdicando de atacar com muitos homens.

Porém, e quando já toda a gente pensava na decisão nas grandes penalidades, o Caldas adiantava-se pela primeira vez no jogo. Aos 115 minutos, Pedro Emanuel aproveita um mau corte da defesa da equipa de Faro e, apenas com o guarda-redes para a frente, atira para o golo. A equipa das Caldas estava na frente do marcador, o que até ao final do encontro não se alterou. A equipa do Caldas fazia história e garantia pela primeira vez o passaporte para as meias finais da prova, algo inédito para o clube.

A frase que durante toda a partida se fez ouvir: “Nós queremos o Caldas no Jamor” começa a fazer sentido, e só não acredita quem não presenciou o ambiente em que o velhinho Campo da Mata se tem tornado nos jogos da Taça de Portugal. O Caldas segue na prova, deixando para trás um adversário de enorme qualidade. Facto que se comprova com a campanha que a equipa do Farense está a fazer no seu campeonato. Em quinze jogos conta com treze vitórias, um empate e uma derrota.

Não foi possível efetuar questões na conferência de imprensa aos técnicos das duas equipas.

Rafael Raimundo
Rafael Raimundohttp://www.bolanarede.pt
Desde pequeno que passa as tardes de sábado a ver tudo o que seja desporto. Adora o seu clube, mas tem enorme facilidade em reconhecer quando algo não está bem. Sempre disposto a ouvir novas opiniões, desde que bem fundamentadas, e a debatê-las quando necessário.                                                                                                                                                 O Rafael não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Manchester United de Ruben Amorim faz proposta de 40 milhões de euros por destaque do Sporting

O Manchester United quer contratar Morten Hjulmand. Ruben Amorim quer reencontrar-se com o médio do Sporting.

Consequências do negócio de Viktor Gyokeres levam Al Hilal e Al Ahli a entrar em cena com 40 milhões de euros por ano por...

A prioridade dada pelo Arsenal a Viktor Gyokeres relegou Benjamin Sesko para segundo plano. Al Hilal e Al Ahli querem o internacional esloveno.

Alvo do FC Porto e do Benfica com mais 2 pretendentes no mercado

Nelson Deossa continua a somar interessados. Médio do Monterrey apontado ao FC Porto e ao Benfica neste defeso.

Antigo jogador do Manchester United coloca clube em tribunal devido a tratamento errado de lesões

Axel Tuanzebe avançou com um processo em tribunal contra o Manchester United. Em causa o tratamento dos red devils às suas lesões.

PUB

Mais Artigos Populares

Francisco Conceição recusou proposta que renderia 35 milhões de euros ao FC Porto

Francisco Conceição não aceitou rumar ao RB Leipzig. Extremo português recusou proposta que agradava ao FC Porto.

FC Porto afasta-se de defesa central devido aos valores da transferência e do salário

O FC Porto desistiu da contratação de Josip Sutalo. Preço da transferência e valores do salário justificam saída da corrida.

FC Porto revela 1ª palestra de Francesco Farioli ao plantel: «Temos muito em comum»

Francesco Farioli arrancou a 11 de julho a pré-época do FC Porto. Dragões publicaram vídeo onde revelam palestra do treinador.