Rio Ave FC 1-0 SC Braga: Golo de Guedes atira minhotos para fora da Taça

Cabeçalho Futebol NacionalO Rio Ave recebeu e venceu o Braga pela vantagem mínima. Num jogo muito intenso, como esperado, e bastante polémico, um golo de Guedes, que acabou expulso, acabou por ditar o resultado final.

Após a pausa para as seleções, Rio Ave e Braga regressaram à competição para disputar a quarta eliminatória da Taça de Portugal. Os dois candidatos aos lugares europeus chegaram à partida após terem eliminado equipas de escalões inferiores e com aspirações de continuar na competição.

Do lado do Rio Ave o principal destaque no onze lançado por Miguel Cardoso foi a ausência de Francisco Geraldes, deixado no banco em detrimento de João Novais. Do lado dos arsenalistas, Abel abdicou de Xadas, colocando Ricardo Esgaio como médio direito.

O Braga começou melhor, tendo ficado perto do golo aos oito minutos, quando Ricardo Esgaio quase roubou a bola a Cássio dentro da área. O guarda-redes do Rio Ave demorou muito a soltar a bola, na sequência de um atraso, e o jogador do Braga ainda intercetou o passe, mas a bola acabou por sair pela linha de fundo.

No minuto seguinte o guarda-redes do Rio Ave passou por novo sobressalto, novamente com Ricardo Esgaio. O ex-jogador do Sporting apareceu nas costas da defensiva vilacondense, Cássio demorou muito tempo a sair e acabou por cometer falta quando o jogador do Braga seguia isolado para a baliza deserta. O árbitro Tiago Martins acabou por perdoar a expulsão ao guarda-redes, para grande descontentamento dos adeptos bracarenses.

O Rio Ave mostrava-se muito intranquilo no jogo e o Braga ia controlando, não deixando a equipa de Miguel Cardoso criar perigo. João Novais tentou empurrar a equipa para a frente com um remate de meia distância, mas Matheus defendeu sem problemas.

Com o passar do tempo o Rio Ave foi acalmando o seu jogo e acabou por chegar ao golo aos 36 minutos. Grande passe na direita de Tarantini, a rasgar a defesa, com Guedes, solto na área, a finalizar na cara de Matheus.

O Braga tentou responder de imediato e marcou mesmo, mas o golo foi invalidado por fora de jogo. Esgaio apareceu solto na esquerda, cruzou para Dyego Sousa e o avançado brasileiro desviou com classe de calcanhar, estando, contudo, em posição irregular.

A dois minutos do intervalo houve novo lance polémico no Estádio dos Arcos: mais um cruzamento de Esgaio, Ricardo Horta rematou para defesa apertada de Cássio e os adeptos arsenalistas reclamaram que a bola teria ainda assim entrado. Fica a ideia, contudo, que o esférico não terá ultrapassado a linha na totalidade.

O intervalo chegou assim num jogo com muitos destaques e marcado por uma arbitragem polémica, onde o Rio Ave chegou à vantagem de forma bastante feliz.

A segunda parte começou a um ritmo mais baixo e os destaques nos primeiros minutos não foram muitos. Insatisfeito com o rumo do jogo, Abel promoveu uma dupla alteração e Hassan e Fábio Martins entraram para os lugares de Ricardo Horta e Dyego Sousa.

As alterações vieram mexer com o jogo e a partida entrou novamente num período de grande intensidade. O Rio Ave ameaçou primeiro, por João Novais, e do outro lado Cássio negou o golo ao recém-entrado Hassan.

O médio do Rio Ave ameaçou novamente pouco depois, mas Matheus voltou a levar a melhor. Insatisfeito com a forma como o jogo vinha ficando partido, Miguel Cardoso fez entrar Francisco Geraldes para o meio campo, sendo João Novais o sacrificado.

A entrada surtiu o efeito desejado e o jogo voltou a acalmar. Cássio, contudo, continuou a mostrar-se muito inseguro e quase causou o golo do Braga ao perder novamente a bola na saída. A equipa arsenalista, contudo, atrapalhou-se com a oferta e acabou por desperdiçar quando tinha três jogadores em boa posição.

Fonte: SC Braga
Fonte: SC Braga

Miguel Cardoso sentiu o aviso e fez nova alteração na equipa, trocando Barreto por Nuno Santos. Em desvantagem, Abel respondeu com a entrada de Paulinho, sacrificando o defesa Marcelo Goiano.

O Rio Ave estava melhor, controlando o meio-campo e a posse de bola, e esteve perto de ampliar a vantagem de livre direto. O remate de Rúben Ribeiro, contudo, saiu ligeiramente ao lado da baliza de Matheus.

O Braga só aos 86 minutos foi capaz de criar perigo novamente. Jefferson apareceu solto pela esquerda, cruzou para o coração da área e Paulinho apareceu para o desvio, mas o remate saiu ligeiramente ao lado da baliza de Cássio.

A equipa de Abel ameaçou de novo no minuto seguinte, em mais uma má abordagem de Cássio. O guarda redes voltou a demorar a soltar a bola, atrapalhou-se e quase permitiu o desarme de Hassan.

Já em tempo de compensação Guedes, que se preparava para ser substituído por Paulinho, viu o segundo amarelo por demorar demasiado tempo a abandonar o terreno de jogo e acabou expulso.

Até ao final não houve mais destaques e o Rio Ave acabou por conseguir assegurar a continuidade na Taça.

Pedro Paupério
Pedro Paupériohttp://www.bolanarede.pt
O Pedro é estudante de Ciências da Comunicação. Sendo um amante de desporto, é no futebol que encontra a sua maior paixão. A análise do que se passa em campo é a sua prioridade e não consegue ver um jogo sem tentar perceber tudo o que vai na cabeça dos treinadores. Idealiza uma cultura futebolística onde a tática e a técnica são muito mais discutidas do que a arbitragem.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica recebe proposta por jogador que integra a pré-época e está às ordens de Bruno Lage

O Benfica continua a querer colocar Casper Tengstedt no mercado de transferências. Genoa fez proposta pelo avançado.

Alvo do Benfica recusa mudar-se para o Zenit após proposta de 30 milhões de euros e dá preferência… à AS Roma

Richard Ríos tem como prioridade mudar-se para a AS Roma. O Benfica também está na corrida pelo médio, que recusou o Zenit.

Francisco Conceição rejeita mudar-se para a Premier League e trava transferência de 30 milhões de euros para o FC Porto

Francisco Conceição decidiu rejeitar a proposta do Everton. Emblema inglês dispôs-se a pagar os 30 milhões de euros da cláusula de rescisão.

Fonte do FC Porto nega acordo com a Juventus para a transferência de Francisco Conceição

Francisco Conceição ainda não está fechado como jogador da Juventus. FC Porto não abdica dos 30 milhões de euros da cláusula de rescisão.

PUB

Mais Artigos Populares

Fabrizio Romano dá novidades quanto a Thiago Almada e destaca interferência de Diego Simeone para desviar o médio do Benfica

Diego Simeone está a ser um dos principais impulsionadores do interesse do Atlético Madrid em Thiago Almada. Médio mais longe do Benfica.

Nova reviravolta coloca transferência de Viktor Gyokeres para o Arsenal em risco de colapsar

A transferência de Viktor Gyokeres para o Arsenal teve um novo contratempo. Em causa os bónus do acordo com o Sporting.

FC Porto lança-se na corrida por destaque do Ajax de Francesco Farioli na última temporada

O FC Porto já iniciou negociações com o Ajax para a contratação de Kenneth Taylor. Médio foi protagonista da equipa de Francesco Farioli.