Anúncio Publicitário

O panorama que se vive em Portugal nos quadros do desporto, e principalmente nos do Sporting, podia ser francamente mais favorável àquela que é a grande festa do futebol português – a final da Taça de Portugal. Depois dos lamentáveis episódios em Alcochete, os jogadores do Sporting comprometeram-se a marcar presença na final de 20 de maio contra o Desportivo das Aves. O jogo entre as equipas de Jorge Jesus e José Ferreira da Mota vai mesmo realizar-se na próxima tarde de domingo, pelas 17h15, no Estádio Nacional.

O Sporting CP acabou o campeonato no 3.º lugar e ficou muito aquém das expectativas para uma equipa de milhões. Já o CD Aves acabou a Liga NOS na 13.ª posição da tabela classificativa. Ambas as equipas vêm de uma derrota naquela que foi a última jornada do campeonato. O Sporting perdeu 2-1 no estádio dos Barreiros, frente ao CS Marítimo, e a equipa das Aves perdeu 3-2 contra o GD Chaves. As duas equipas podem, então, ver nesta taça uma oportunidade de deixar uma marca positiva naquela que foi a época 2017/2018.

Anúncio Publicitário

Para chegar até esta final o Desportivo das Aves derrotou o Vila Real pela margem mínima, goleou o União de Leiria por 3-0 e da Madeira por 5-1. A tarefa já não foi tão fácil nos quartos-de-final: o Desportivo das Aves empatou a quatro bolas no período regulamentar com o Rio Ave. Acabou por conseguir passar à eliminatória seguinte, ganhando por 5-4 nas grandes penalidades. Já na meia-final, a equipa das Aves defrontou o mítico Caldas SC que ainda lhe causou grandes dificuldades. Na segunda mão, o Caldas conseguiu colocar-se em vantagem no marcador e repor a igualdade na eliminatória, mas o Desportivo das Aves fez a reviravolta já no prolongamento, garantindo a presença na final.

Sporting e Desportivo das Aves: um destes será o vencedor da Taça de Portugal
Fonte: FPF

Por sua vez, o Sporting teve o caminho algo facilitado de início. A sorte dos sorteios sorriu ao clube de Alvalade que defrontou e venceu o Oleiros por 2-4, o Famalicão por 2-0, o Vilaverdense por 4-0 e o Cova da Piedade por 1-2. Os “leões” tiveram a derradeira prova de fogo nas meias-finais quando calharam com um dos seus rivais – FC Porto. Numa eliminatória a duas mãos, o cenário não era o mais favorável a metade do caminho. O Sporting foi ao Dragão e saiu derrotado por uma bola a zero. Em Alvalade, naquele que não foi de todo um bom jogo de futebol durante os 90 minutos regulamentares, o Sporting CP chegou ao empate com um golo do central Coates já perto do minuto noventa. Os jogadores do Sporting foram exímios na concretização dos pontapés de grande penalidade e carimbaram, assim, a passagem para a final do Jamor.

A grande festa de futebol vai dar-se no Estádio Nacional pelas 17h15m
Fonte:FPF

Num duelo entre treinadores com bastante experiência na 1.ª Liga, prevê-se que seja um jogo bem disputado entre as duas equipas. Uma partida com um Desportivo das Aves fiel a si mesmo, com um jogo mais simples e contido, baseado em transições rápidas e com um Sporting a assumir o favoritismo com um plantel unido e a querer dar resposta a tudo o que se tem passado dentro do clube. Uma coisa é certa: talento existe de ambos os lados, mas também vontade de ganhar esta grande final, o que pode resultar num jogo mais fechado e cauteloso, principalmente numa fase inicial do jogo.

No histórico de confrontos diretos entre as duas equipas, o Sporting traz clara vantagem. No total de oito jogos que ocorreram entre estas duas equipas, o clube de Alvalade venceu sete e empatou um. Mas desengane-se quem acha que, por isso, a taça já está entregue. O Desportivo das Aves tem uma palavra a dizer e com certeza que os jogadores tudo irão fazer para trazer o caneco para Vila das Aves. Jogadores como Paulo Machado, Amilton e Vítor Gomes poderão fazer a diferença. Do lado do Sporting, está o grande favoritismo. Depois de uma semana negra para o clube, os jogadores quererão decerto suavizar uma mancha que tão cedo não será apagada na história não só do Sporting mas também do futebol português.

Foto de Capa: FPF

Artigo revisto por: Rita Asseiceiro

Anúncio Publicitário