Um novo rumo na Liga Portuguesa – Entrevista a Pedro Proença

- Advertisement -

entrevistas bola na rede

Um ano e meio após a primeira entrevista, e coincidindo com a celebração do 6.º Aniversário do Bola na Rede, voltámos a conversar com Pedro Proença, agora Presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional

Bola na Rede (BnR): Acha que tem existido uma evolução na competitividade da Liga Portuguesa?

Pedro Proença (PP): Sim. Apesar de a luta pelo título ainda se fazer a três, há equipas, como o Sporting de Braga, que, de alguma forma, se têm intrometido nesse objetivo maior da Liga NOS. O mesmo se passa relativamente aos lugares de acesso à Liga Europa, em que destaco, nas últimas cinco temporadas, as estreias de Arouca, Estoril-Praia e Paços de Ferreira, assim como os regressos de Belenenses e Nacional da Madeira a essa competição. Cresce o interesse, naturalmente, quando há objetivos. E até o de permanência empresta à competição, sobretudo na última fase da prova, motivação-extra. A evolução competitiva está relacionada com a qualidade do jogo e dos seus intérpretes – jogadores, treinadores e árbitros -, pelo que, sim, há evolução, na medida em que a liga portuguesa é, hoje em dia, uma das mais cotadas na Europa.

O agora presidente da LPFP faz um balanço positivo do primeiro ano no cargo Fonte: LPFP
O agora presidente da LPFP faz um balanço positivo do primeiro ano no cargo
Fonte: LPFP

BnR: A alteração dos horários para os jogos dos diferentes campeonatos em Portugal tem sido uma luta constante. Julga ser possível extinguir os jogos em horário noturno no fim-de-semana, à imagem do que se passa nos melhores campeonatos, como por exemplo a Premier League?

PP: Há uma relação direta entre a competição e os seus formatos de promoção fora dos relvados. Algo que exige um grande equilíbrio entre o interesse dos clubes, o estado físico dos jogadores, a disponibilidade dos espetadores que vão as estádios e os operadores de televisão. Este último fator, numa equação da qual resultam os horários definidos, é importantíssimo para a economia do futebol. É o equilíbrio que procurámos, enquanto entidade organizadora das competições profissionais. E nem sempre fazer igual a outros que consideramos melhores é a solução ideal para casos como o campeonato português. Às vezes basta o facto de, socioculturalmente, as pessoas em Inglaterra começarem o dia mais cedo, deixarem o seu trabalho diário mais cedo e estarem disponíveis mais cedo para se deslocarem aos estádios ou verem um jogo em casa. Os fatores que nos levam à marcação dos jogos são vários. Mas o caminho é o da otimização e o da adequação a todos: clubes, atletas, público e media.

BnR: Acha que seria benéfico, para as três equipas em campo, que o jogo fosse cronometrado, como no futsal?

PP: Concordo, em termos teóricos, com a contagem cronometrada nos jogos de futebol de 11. Penso que seria uma medida muito interessante.

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Nottingham Forest oferece mais de 80 milhões de euros por avançado da Premier League

O Nottingham Forest dá passo em frente por Igor Thiago, do Brentford. Clube inglês apresenta uma proposta superior aos 80 milhões de euros.

Nápoles monta vitória nos últimos minutos e Cagliari supera o Parma: Eis os resultados do dia na Serie A

O Nápoles venceu por duas bolas a zero no terreno do Genoa e o Cagliari derrotou o Parma pela margem mínima, na primeira jornada da Serie A.

Luis Suárez não perde tempo e faz o terceiro para o Sporting

O Sporting está a defrontar o Alverca, no Estádio José Alvalade, em jogo relativo à terceira jornada da Primeira Liga.

Sporting marca e dilata vantagem: Eis o segundo golo dos leões

O Sporting está a defrontar o Alverca, no Estádio José Alvalade, em jogo relativo à terceira jornada da Primeira Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Bayern Munique vence Borussia Dortmund e conquista a Supertaça da Alemanha

O Bayern Munique venceu o Borussia Dortmund por 2-1 e conquistou a Supertaça da Alemanha. Houve ainda golo de Fábio Silva.

Da Luz para Pina Manique: João Rego é o terceiro reforço do Casa Pia vindo do Benfica

O Casa Pia anunciou a chegada de João Rego. Jovem de 21 anos chega do Benfica num empréstimo de uma temporada.

Gonçalo Ramos e o fim de carreira iminente de Cristiano Ronaldo: «Não sei como seria o futebol sem ele»

Em declarações à imprensa italiana, Gonçalo Ramos não poupou elogios a Cristiano Ronaldo, que anunciou que esta poderá ser a sua última temporada.