Quem é?

Tamagnini Manuel Gomes Batista ou como é conhecido Nené. Nasceu em Matosinhos, em Leça da Palmeira, a 20 de Novembro de 1949. O avançado Português começou a sua carreira no Ferroviário da Manga em Moçambique e mais tarde no SL Benfica. O Assassino Silencioso, como assim era conhecido, venceu ainda vários títulos nacionais e a Taça de Portugal. Participou na fase final do Campeonato da Europa de 1984. Foi o jogador mais internacional durante 10 anos (1984-1994), recorde este que só foi ultrapassado por João Pinto (FC Porto).

O que ganhou?

Nené e um jogador que conquistou para o seu currículo vários campeonatos. Ganhou um campeonato Nacional de Juniores, 10 campeonatos Nacionais de Seniores e ainda sete Taças de Portugal. Para além de todas estas conquistas, Nené é o homem dos recordes.  Durante a sua carreira fez cerca de 1020 jogos e 594 golos. Atualmente é o jogador com mais golos ao serviço do Benfica, sendo o 2.º melhor marcador depois de Eusébio. Conta-se 385 golos em 641 jogos. Ao serviço da seleção marcou 22 golos em 71 jogos e, no início da sua carreira, no Ferroviário da Manga, 21 golos em 13 jogos.

Anúncio Publicitário
Nené conta com várias vitórias durante a sua carreira
Fonte: SL Benfica

Ainda foi destacado como sendo o melhor marcador da Liga Portuguesa e na Liga dos Campeões.

Onde está?

Atualmente está fora dos relvados como jogador profissional, pois já conta com 68 anos, no entanto a sua marca no futebol continua bem viva.

Nené recorda com carinho o seu tempo de fenómeno no futebol
Fonte: SL Benfica

 O futuro?

Visto estar atualmente reformado, Nené, mantém-se longe dos relvados mas continua sempre com o futebol no coração.

Foto de Capa: SL Benfica