Cápsula Lusitana: O Mágico Quinas

- Advertisement -

recordar é viver

Antes de começar nesta apaixonante jornada sobre a vida de um dos técnicos mais marcantes do futebol português dos últimos anos, importa elucidar sobre o que trata esta “Cápsula Lusitana. A cápsula lusitana é uma rubrica em que se vão distinguir alguns treinadores e jogadores que estão afastados do mundo do futebol. Será aqui que vamos recordar momentos, feitos históricos destes nossos lusitanos, como que de uma cápsula de tempo se tratasse, uma cápsula capaz de eternizar momentos e figuras.

Quem é?

Quinito, como treinador do vitória SC Fonte: gloriasdopassado.blogspot.pt
Quinito, como treinador do vitória SC
Fonte: gloriasdopassado.blogspot.pt

Joaquim Lucas Duro de Jesus, Quinito, só para os amigos.

Nasceu a 6 de Novembro de 1948, na cidade de Setúbal. Com uma personalidade distinta, tornou-se um apaixonado pelo futebol. Durante a sua vida muitas eram as paixões deste grande homem. Desde a sua passagem como escuteiro, a sua paixão de querer ser toureiro ou pelo curso de medicina em Coimbra aos dezoito anos, acabou por seguir o que o seu coração queria e ingressar numa carreira no futebol. Quinito fez carreira como jogador de futebol, passando por diversos clubes: Belenenses, Braga, Académica e Racing de Santander. Apesar disso foi a partir do banco que o técnico de Setúbal se destacou. Excêntrico, ousado, pouco ortodoxo e pouco conservador mas acima de tudo vibrante e apaixonante, eis as linhas orientadoras do perfil de um dos mais importantes treinadores portugueses dos últimos anos. Foi responsável por ter colocado várias equipas do futebol português a jogar um futebol espetáculo, deixando a sua marca em cada uma delas. Porto, V.Guimarães, Sporting de Braga, Espinho, Rio Ave, Setúbal, Leiria, foram algumas das equipas por onde passou.

Equipa do SC Braga, que Quinito integrava, na época de 1979/80 Fonte: gloriasdopassado.blogspot.pt
Equipa do SC Braga, que Quinito integrava, na época de 1979/80
Fonte: gloriasdopassado.blogspot.pt
Raquel Roque
Raquel Roquehttp://www.bolanarede.pt
A Raquel vem dos Açores, do paraíso no meio do Oceano Atlântico. Está a concluir a licenciatura em Estudos Portugueses e Ingleses. Guarda os clássicos da literatura, a Vogue e os jornais desportivos na mesma prateleira.                                                                                                                                                 A Raquel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Jeddah E-Prix #1 e #2: Duas corridas e dois vencedores | Fórmula E

Em terras do Médio Oriente, a Fórmula E teve a primeira dupla corrida do ano, com Jeddah a receber essas sessões na sexta e no sábado.

O impacto do golo de Trubin no mundo do futebol

E é aqui que se dá um pequeno milagre. Com Trubin, a subir à área e a corresponder com sucesso ao cruzamento da direita

O rei ferido volta à Luz | Benfica x Real Madrid

Vinte dias depois de um dos jogos mais caóticos e memoráveis desta fase europeia, a Luz volta a receber Benfica e Real Madrid.

Eis as primeiras palavras de Anísio Cabral depois da renovação com o Benfica: «Sinto-me muito especial e muito abraçado pelo público»

Anísio Cabral abordou a renovação com o Benfica. Avançado de 18 anos renovou contrato com o Benfica até 2031.

PUB

Mais Artigos Populares

Eis os detalhes da renovação de Anísio Cabral com o Benfica e a cláusula de rescisão do avançado

Anísio Cabral renovou contrato com o Benfica até 2031. Avançado de 18 anos fica com cláusula de rescisão de 80 milhões de euros.

Luís Godinho faz referência a apanha-bolas no relatório do FC Porto x Sporting: eis o que está escrito

Luís Godinho inseriu no relatório do jogo entre o FC Porto e o Sporting o comportamento dos apanha-bolas, que retiraram os sinalizadores de campo.

Al Hilal assegura 1º lugar com bis de Darwin Núñez e 2 treinadores portugueses perderam e tiveram sortes distintas: eis os resultados do dia...

Darwin Núñez esteve em destaque na vitória do Al Hilal. O Shabab Al Ahli de Paulo Sousa e o Al Sharjah de José Morais perderam com consequências diferentes.