Força da Tática: Como jogas, menino Félix!

- Advertisement -

A retoma da Liga Espanhola não trouxe novidades para os lados do Club Atlético de Madrid e, especificamente, para o menino dos colchoneros, João Félix. Após eliminarem o campeão europeu e agora campeão de Inglaterra, o Liverpool FC, da Liga dos Campeões, e com uma atuação de alto nível de João Félix, eis que no regresso à competição, o craque português voltou a deliciar os apaixonados do jogo com duas exibições de qualidade. No primeiro jogo marcou dois golos, no entanto foi no segundo jogo que mostrou toda a sua categoria enquanto jogador.

Quase sempre posicionado entre a linha média e a linha defensiva adversária, João mostra pormenores que são verdadeiros “pormaiores” na forma como eleva a fluidez do jogo dos colchoneros.


João joga com uma liberdade e leveza completamente anormal no mundo do futebol, ainda para mais num jogador com apenas 20 anos. Cognitivamente, é um jogador do mais elevado patamar! Identifica constantemente o meio que o envolve através de “fotografias” que tira por cima do ombro, procura por soluções, busca o espaço livre e antes de receber já tomou a decisão da ação seguinte.

Quando recebe fá-lo como poucos! É raro encontrar jogadores com a noção de receção orientada tão bem vincada como o avançado português. Seja para acelerar, seja para pausar, a receção tem sempre uma intencionalidade e um propósito. Até em momentos em que a receção é de dificuldade máxima, João faz parecer fácil e mantém a posse em condições que seriam impossíveis para outros.

Após receber, tem um critério e uma criatividade com bola do mais alto nível. Em espaços curtos inventa as suas próprias linhas de passe, as suas próprias jogadas e simplifica as ações para os colegas. A cada toque, a cada receção, a cada passe cria condições para que a equipa e colegas tenham sucesso. Escrevi à uns tempos um artigo onde falava do “passe que fala”, o passe que induz ao colega a próxima ação; João faz isso parecer fácil. Uma naturalidade em cada gesto!

Em transição ofensiva é também diferenciado, mostrou isso, por exemplo em Anfield. Pela sua capacidade de definição, destreza motora e pelos argumentos técnicos absurdos, consegue encontrar sempre soluções para dar continuidade ao contra-ataque.

A forma como se move e procura os buracos da linha média para receber entre-linhas, a sua habilidade motora que lhe permite enquadrar de frente, virar-se, mudar de direção, rodar…, é impressionante, e tudo isso num intervalo de tempo limitadíssimo,

Depois a aparecer em zonas de finalização é também superlativo, seja em remates a médias e curtas distâncias ou mesmo na frente do guarda-redes. Mesmo assim, a finalização é um aspeto a melhorar, nomeadamente nas movimentações dentro da área e no jogo aéreo.

Vê antes de todos os outros e executa melhor que os restantes, um verdadeiro diamante…, só de pensar que o seu atual rendimento ainda não se aproxima do real potencial, faz-me acreditar que estará aqui mais um Bola de Ouro português no período pós-Ronaldo.

Rui Pedro Cipriano
Rui Pedro Ciprianohttp://www.bolanarede.pt
Nascido e criado no interior, na Covilhã, é estudante de Ciências da Comunicação, na Universidade da Beira Interior. É apaixonado pelo futebol, principalmente pelas ligas mais desconhecidas, onde ainda perdura a sua essência e paixão.                                                                                                                                                 O Rui escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Lorenzo Lucca decide o seu futuro nas próximas horas

Na passada terça-feira, Lorenzo Lucca pediu 48h para tomar uma decisão sobre uma possível transferência para o Nottingham Forest e está perto de dar o 'sim'.

Onde ver o Villarreal x Real Madrid que antecede jogo dos merengues com o Benfica?

O Villarreal recebe o Real Madrid na 21.ª jornada da La Liga. Jogo coloca frente a frente duas equipas no pódio da tabela.

Onde ver o Arouca x Sporting da 19ª jornada da Primeira Liga?

O Arouca recebe o Sporting na 19.ª jornada da Primeira Liga. Jogo antecede encontro importante da Champions League dos leões.

Eis as 2 possibilidades para a saída de Ángel Alarcón do FC Porto

Ángel Alarcón quer deixar o FC Porto para somar mais minutos, mas os dragões não querem perder o espanhol de vista. Há dois cenários possíveis.

PUB

Mais Artigos Populares

Eis o salário que Rafa Silva vai auferir no regresso ao Benfica

Rafa Silva vai regressar ao Benfica. Avançado português vai receber valores próximos aos que auferia na passagem anterior pelas águias.

Rui Costa aprovou o regresso de Rafa Silva: eis o motivo

Rui Costa aprovou o regresso de Rafa Silva ao Benfica neste mercado, depois de um ano e meio ao serviço do Besiktas.

Regresso de Rafa Silva ao Benfica: Rui Costa ‘impediu’ as águias de lucrarem milhões com o internacional português

Rafa Silva está muito perto de regressar ao Benfica. O jogador prepara-se para abandonar o Besiktas neste mercado de transferências.