Força da Tática: Estratégia lusa em confronto na Serie A: pormenores do AS Roma 2-2 Salernitana

    Início de mais uma nova época na Serie A, com empate para AS Roma e US Salernitana 1919. Devido à suspensão de José Mourinho, não podemos assistir um confronto luso nos dois bancos no Estádio Olímpico de Roma. Será que a ausência do técnico mais titulado português teve muita ou pouca influência no resultado do jogo?

    No início, a estratégia de jogo dos giallorossi foi simples.

    Fonte: Sport TV

    Figura 1 – Pressão da Roma, Fazio livre de marcação.

    No processo defensivo a bola tinha de chegar a Fazio que, após todas as linhas de passe impedidas pelos jogadores da Roma, iria ser pressionado. No entanto, este objetivo defensivo não impediu a Salernitana de chegar ao seu meio campo ofensivo.

    Os jogadores de Paulo Sousa apresentaram conhecimento de jogo, movimentações e relações intersectoriais complexas para uma equipa que inicia o campeonato. O primeiro golo de Candreva é o exemplo perfeito de como se deve realizar um ataque organizado.

    Fonte: Sport TV

    Figura 2 – Primeiro golo de Candreva, Cristante não acompanha a sua marcação.

    Já no processo ofensivo, o objetivo da Roma tinha um nome: Fazio.

    Fonte: Sport TV

    Figura 3 – Golo anulado por fora de jogo a Belotti

    Ataque pelo corredor de Fazio, bolas longas e duelos.

    Fonte: Sport TV

    Figura 4 – Primeiro golo da Roma

    Tudo para explorar as debilidades defensivas deste único homem de Paulo Sousa, que acabou por fazer a diferença nos dois golos da Roma.

    Fonte: Sport TV

    Figura 5 – Segundo golo da Roma

    No entanto, não foi sempre assim, até porque Paulo Sousa ajustou ao minuto 40 do jogo!

    O ala direito Mazzocchi baixa mais no terreno de jogo e a última linha defensiva da Salernitana acaba por contar com 5 homens, 3 deles mais no meio.

    Desta forma as bolas longas já não tinham efeito! Fazio tem a ajuda de dois colegas e anula completamente Belotti.

    Fonte: Sport TV

    Figura 6 – Alteração defensiva, Fazio mais apoiado.

    A Roma acaba por encontrar solução, MAS SÓ AO MINUTO 65!

    NOTA: Nos 19 jogos em casa para campeonato, na época passada, a equipa de Mourinho marcou 28 golos. 21% desses golos marcados foram nos primeiros 10 minutos da 2ª parte.

    Após o intervalo os giallorossi continuaram a mostrar preferência pelas bolas longas, mesmo sem apresentar superioridade ou igual numérica no ataque. Desta forma, ganhando ou perdendo o primeiro duelo, torna-se mais difícil ganhar as segundas bolas!

    Será que com Mourinho ao intervalo a equipa ajustaria mais rapidamente o processo ofensivo?

    NOTA: A Roma chegou ao último terço ofensivo só por 2 vezes nos primeiros 10 minutos da 2ª parte.

    Renato, Paredes, Zalewski e Karsdorp entram no jogo. Cristante recua ligeiramente no tereno devido à saída de Smalling e desta forma a equipa da Roma consegue apresentar mais jogadores no meio campo.

    Fonte: Sport TV

    Figura 7– Roma após as alterações e paragem de hidratação.

    Mais jogadores no meio campo e com a paragem para hidratação ao minuto 73, a AS Roma apresenta depois um ataque mais pensado, consegue ligar entre a última linha defensiva e a linha média e acaba por empatar ao minuto 82.

    Artigo de opinião de Paulo Robles e João Eira

    Sabe Mais!

    Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

    Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

    Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

    • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
    • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
    • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
    • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

    Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

    Subscreve!

    PUB

    Artigos Populares

    Real Sociedad vence Villarreal com grande golo de Takefusa Kubo

    A Real Sociedad recebeu e venceu o Villarreal por uma bola a zero, em jogo da décima nona jornada da La Liga.

    Monza soma segunda vitória na Serie A depois de derrotar a Fiorentina

    O Monza recebeu e venceu a Fiorentina por duas bolas a uma durante a noite desta segunda-feira, em jogo da vigésima jornada da Serie A.

    Millwall apura-se para os 16avos de final da Taça de Inglaterra

    O Millwall qualificou-se para os 16avos de final da Taça de Inglaterra depois de bater esta segunda-feira o Dagenham and Redbridge.

    Roberto Martínez sem rodeios em relação a Rodrigo Mora: «Acho que há jogadores jovens que estão a jogar muito bem, é o caso dele»

    Roberto Martínez deixou grandes elogios a Rodrigo Mora, médio ofensivo do FC Porto. O selecionador nacional não fechou a porta a uma convocatória.

    Antigo avançado do Benfica fora das contas de Sérgio Conceição no AC Milan

    Luka Jovic não entra nas contas de Sérgio Conceição para a segunda metade de 2024/25 e pode sair do AC Milan neste mercado.
    Redação BnR
    Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
    O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.