Força da Tática: Inter de Milão? Calma, para o ano é que é!

- Advertisement -

Frio, chuva e muita emoção. Estes foram os três principais ingredientes da última noite no Giuseppe Meazza, na receção do FC Internazionale de Milão à SS Lazio para os Quartos de Final da Taça de Itália.

Depois de uma exibição dominadora da Lazio, fez por não ir a prolongamento quanto mais a penaltis, que voltou a ser perdulária na fase de finalização – como tinha acontecido frente à Juventus FC – os biancocelesti acabaram por levar a melhor no desempate por grandes penalidades (4-3).

Com Fevereiro à porta, a Lazio consegue rubricar duas exibições muito interessantes, particularmente pela forma como frustrou a estratégia dos seus adversários potencializando as qualidades dos seus jogadores mais influentes como Immobile, Correa, Luis Alberto e Milinkovic-Savic.

Por sua vez, o Inter voltou a desiludir por aquilo que não consegue fazer. Um jogo previsível, pouco intenso, muito inconstante em termos de qualidade. Afinal, de nada vale ter um dos (Se não o melhor) melhores nº9 do futebol atual, se não existe a capacidade de potencializar as suas qualidades.

Inter de Milão – SS Lazio

Luciano Spalletti apostou em Antonio Candreva e Politano como extremos, dentro de um 4-2-3-1. Se quisermos um 4-1-4-1, já que Vecino (vermelho em baixo) posicionava-se praticamente à mesma altura que João Mário (amarelo em baixo).

Fonte: Sport TV

Na primeira parte, o Inter rubricou uma das piores exibições que tenho memória, pela falta de ideias, passividade e previsibilidade do futebol.

No início de construção, com Brozovic muito bem guardado por Correa-Immobile, eram os centrais – Skriniar e Miranda – que gozavam de mais tempo com a bola nos pés, o que tornou a circulação do Inter muito previsível, tanto pela incapacidade em assumir o risco destes jogadores – passe e condução – como pela falta de opções de passe na sua frente.

Assim, a bola acabava quase sempre por chegar aos defesas laterais do Inter, que eram rapidamente pressionados por Luís Alberto ou Milinkovic-Savic.

Apesar do bom trabalho dos jogadores da Lazio, o receio dos laterais do Inter em invadir o espaço, após uma variação rápida de jogo, com bola para criar algum desconforto no adversário foi fator que mais limitou os Nerazzurri. Como vemos em baixo:

Fonte: Sport TV

A única ideia parecia ser jogar no apoio frontal de Icardi, esperar que o argentino aguentasse o contacto, soltasse no corredor – para Politano ou Candreva explorarem situações de 1vs1 e … cruzar – ou no apoio frontal do médio, para ser ele a jogar no corredor! Enfim, estas últimas linhas resumem 80% do que o Inter têm feito esta temporada na fase ofensiva, assim não é de estranhar que todos – adversários incluídos – estejam à espera. Como podemos observar em baixo, o jogo previsível:

Fonte: Sport TV

Na segunda parte o jogo do Inter melhorou. Não só com a entrada de Vecino para o lugar de Gagliardini, mas particularmente com uma maior agressividade com bola dos defesas centrais, que invadiam o espaço e assumia o risco do passe, assim João Mário podia se posicionar em zonas mais altas o que permitia ao Inter chegar ao último terço … e? Adivinham? cruzar!

Fonte: Sport TV

Inacreditável, tendo em consideração os indivíduos que têm nas suas fileiras, como fraco é o futebol da armada Nerazurra.

A Lazio, na linha daquilo que tinha feito frente à Juventus FC, uma exibição muito inteligente da Lazio. Os problemas no capítulo de finalização, voltaram a fazer-se sentir, mas não tiveram impacto no resultado final.

Novamente em 5-1-2-2, a chave desta equipa está na estrutura, que se monta à frente de Lucas Leiva (Como vemos em baixo).

Fonte: Sport TV

A articulação de Luis Alberto, sobre a esquerda, e Milinkovic-Savic, direita, com a dupla Correa-Immobile é muito interessante, particularmente na contrapressão e nas transições ofensivas.

Fonte: Sport TV

Como vemos em cima, bastam os quatros jogadores para transitar rapidamente e de forma articulada, dando tempo ao resto da equipa para subir de forma organizada. Em cima, também é possível observar a péssima reação à perda do Inter, uma constante ao longo do jogo, que dava espaço aos jogadores biancocelesti para fazer passes que quebravam linhas de pressão e colocavam em dificuldades a linha defensiva, que via-se obrigada a defender constantemente em contrapé.

Foto de Capa: SS Lazio

Artigo revisto por: Jorge Neves

João Mateus
João Mateushttp://www.bolanarede.pt
A probabilidade de o Robben cortar sempre para a esquerda quando vinha para dentro é a mesma de ele estar sempre a pensar em Futebol. Com grandes sonhos na bagagem, está a concluir o Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial, pela Uni-Nova e procura partilhar a forma como vê o jogo com todos os que partilham a sua paixão.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Cole Palmer tem sido associado ao Manchester United e já houve resposta do treinador do Chelsea aos rumores: «Intocável»

Nas últimas semanas, Cole Palmer tem sido associado ao Manchester United. No entanto, o treinador Liam Rosenior confirmou que o médio é «intocável» para o Chelsea.

Andrei Arshavin surpreende com declaração sobre Álvaro Arbeloa: «Espero que ele não se saia bem»

Andrei Arshavin fez um balanço da época do Real Madrid e avaliou o despedimento de Xabi Alonso e a contratação de Álvaro Arbeloa para a equipa merengue.

Frederico Varandas ilibado pelo Tribunal da Relação do Porto após chamar ‘Bandido’ a Pinto da Costa

O Presidente do Sporting, Frederico Varandas foi absolvido pelo Tribunal da Relação do Porto, esta quarta-feira, relativamente ao caso de insultos a Pinto da Costa.

Melvin Boel na antevisão ao Go Ahead Eagles x Braga: «Queremos entrar bem neste jogo»

O treinador do Go Ahead Eagles, Melvin Boel, marcou presença na conferência de imprensa de antevisão ao embate da Europa League frente ao Braga.

PUB

Mais Artigos Populares

Bournemouth anuncia contratações de Rayan e de Christos Mandas

O Bournemouth oficializou as contratação de Rayan e de Christos Mandas. O avançado brasileiro chegou proveniente do Vasco da Gama e o guarda-redes grego foi contratado à Lazio.

Chelsea anuncia rescisão do contrato com Raheem Sterling

Raheem Sterling já não é jogador do Chelsea. O avançado internacional inglês de 31 anos está livre para definir o futuro.

Paulo Fonseca faz história no Lyon ao quebrar recorde de 19 anos

Com a vitória por 5-2 frente ao Metz na Ligue 1, o Lyon de Paulo Fonseca chegou aos 8 triunfos consecutivos, algo que não acontecia desde 2006/07.