Força da Tática: O «Caldeirão Verde» do Basquetebol

    PROCESSO DEFENSIVO

    Bolon Sauané e Henrique Barros a incomodar a ação de Marc-Eddy Norelia
    Fonte: FPB

    O Esgueira, por norma, defende num homem a homem de elevada intensidade, variando entre defesa a campo inteiro (tentando incomodar a ação do portador da bola) ou numa defesa a meio campo, de menos risco e de forma a evitar transições ofensivas.

    Como é natural, existem erros pelos quais nem sempre são do controlo do treinador, resultado de más leituras, falta de cumprimento tático ou mau entrosamento entre colegas. No processo defensivo destaco a falha na transição defensiva, onde por uma maior descompressão pós cesto ou por falta de agressividade a equipa tende a sofrer cestos fáceis.

    Mas reitero, são erros que nem sempre sublinham o trabalho do treinador, ao passo que as circunstâncias do jogo e a atitude dos jogadores têm um impacto significativo.

    Umas das curiosidades do Esgueira Basket passa pela juventude da equipa, sendo esta a equipa mais jovem da LPB (média de idades de 23,61 anos). Apesar de ser um realce positivo é também o porquê de existir alguma falta de maturidade em certas situações de jogo (lançamentos forçados, ataques precoces, faltas de atenção), que acabam por prejudicar a missão do treinador.

    Em suma, o Esgueira tornou-se numa das equipas sensações da nossa liga, sendo simultaneamente das mais respeitadas e das que mais espetadores traz às bancadas. O «caldeirão verde» é uma lufada de ar fresco não só no basquetebol, como também nas modalidades em geral ao nível nacional.

    Foto de Capa: FPB

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Diogo Silva
    Diogo Silvahttp://www.bolanarede.pt
    O Diogo lembra-se de seguir futebol religiosamente desde que nasceu, e de se apaixonar pelo basquetebol assim que começou a praticar a modalidade (prática que durou uma década). O diálogo desportivo, nas longas viagens de carro com o pai, fez o Diogo sonhar com um jornalismo apaixonado e virtuoso.