Força da Tática: O «Caldeirão Verde» do Basquetebol

    PROCESSO OFENSIVO

    O Esgueira é muito forte em transição ofensiva, contando com jogadores atléticos e com qualidade técnica para iniciar e terminar jogadas.

    Em jogo posicional ofensivo, Goodwin é quem comanda o ataque aveirense e é quem tem mais tempo com a bola, sendo ele simultaneamente o maior criativo e o responsável maior pela finalização das jogadas. Nem sempre decide bem e por vezes fica demasiado tempo com a bola nas mãos, contudo é ele o maior responsável pelo sucesso ofensivo da equipa aveirense.

    Montell Goodwin em transição ofensiva diante a Ovarense
    Fonte: FPB

    Em jogo posicional ofensivo, o ataque do Esgueira promove muito o pick and roll, conseguindo várias vezes encontrar o espaço necessário seja para um tiro exterior ou para a concretização de um 2×2 entre o base e poste. Outra ação recorrente passa pela equipa procurar Elgadi e impelir o isolamento do mesmo, flutuando todos para o lado contrário de modo a oferecer espaço ao colega para finalizar a jogada.

    Entre estas há mais jogadas, contudo existe a primazia de explorar a versatilidade do bloqueio direto no início da jogada, seja este um bloqueio central, lateral ou inverso. Quer Goodwin, quer Gustavo Teixeira têm a criatividade para catapultar jogadas a partir daqui, com a ajuda (naturalmente) do bloqueador (Daniel Regis ou Pedro Belo por norma).

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Diogo Silva
    Diogo Silvahttp://www.bolanarede.pt
    O Diogo lembra-se de seguir futebol religiosamente desde que nasceu, e de se apaixonar pelo basquetebol assim que começou a praticar a modalidade (prática que durou uma década). O diálogo desportivo, nas longas viagens de carro com o pai, fez o Diogo sonhar com um jornalismo apaixonado e virtuoso.