Força da Tática: O cérebro azul e branco #1

A PRÁTICA EXIGENTE, PORÉM TRADICIONAL

Em antagonismo, Moncho López ainda vê a presença interior como a primazia para atingir o sucesso. Basta ver quem foi o melhor jogador azul e branco esta temporada (Sasa Borovnjak).

Apesar de ser uma posição essencial nas duas vertentes do campo, não devia ser a primordial, ou aquela onde o treinador investe mais. Um dado evidente desta aposta por parte de Moncho López, passa pela existência de seis postes no plantel (isto, sem contar com Kayel Locke, que apesar de ser considerado um extremo atuou nessa posição aquando da lesão de Tanner).

Naturalmente, não é o facto de ser poste que influencia negativamente a equipa, aliás, a contratação de Tanner McGrew foi uma das melhores contratações portistas dos últimos anos. O problema, por outro lado, passa pelas limitações evidentes na maioria dos postes azuis e brancos, ao passo que o sistema em que se encontram inseridos obrigam os mesmos a executar e a finalizar jogadas de forma desnecessária. Moncho López, com este sistema, acaba por vezes por criar problemas e constrangimentos, até para os jogadores exteriores, que por norma são quem devem ter mais tempo com a bola. Isto, ainda para mais quando se encontram no plantel atletas com muito boa tomada de decisão.

Esta aposta exacerbante em jogadores interiores, não significa que seja algo negativo, mas antes reitera a filosofia estrutural e princípios de modelo de jogo enraízados, por parte do técnico espanhol, alicerçados numa disciplina firme e mandante, que não se alterou com o passar dos anos.

O clube portista, ao leme de Moncho López conquistou três ligas portuguesas, três taças de Portugal, três taças da liga e três supertaças. O número três que curiosamente representou os anos em que Porto esteve afastado da principal divisão nacional, arrecadando duas Proligas nesse período.

Diogo Silva
Diogo Silvahttp://www.bolanarede.pt
O Diogo lembra-se de seguir futebol religiosamente desde que nasceu, e de se apaixonar pelo basquetebol assim que começou a praticar a modalidade (prática que durou uma década). O diálogo desportivo, nas longas viagens de carro com o pai, fez o Diogo sonhar com um jornalismo apaixonado e virtuoso.

Subscreve!

Artigos Populares

SummerSlam 2025: O melhor PLE do ano? | WWE

Este ano, tivemos pela primeira vez o Summerslam a ter duas noites, igual ao que a WWE já faz com a Wrestlemania. Será que valeu a pena? Valeu.

José Mourinho já definiu os capitães de equipa do Fenerbahçe e vai haver rotação

O Fenerbahçe vai ter quatro capitães de equipa em 2025/26. Mert Hakan Yandas será o principal capitão.

Sporting: Jeremiah St. Juste conta com vários interessados

Jeremiah St. Juste está na porta de saída do Sporting. Defesa-central neerlandês conta com vários clubes interessados.

Ex-Benfica deixa duras críticas contra o seu antigo treinador: «Veio para me lixar»

O antigo avançado do Benfica, Raúl de Tomás, deixou duras críticas contra Diego Martínez, seu antigo treinador no Espanyol.

PUB

Mais Artigos Populares

Fábio Silva pode rumar ao Borussia Dortmund e Wolves já definiram possível preço

O Borussia Dortmund está muito interessado em contratar Fábio Silva. Wolverhampton quer 20 milhões de euros pelo avançado.

Ex-Benfica Luka Jovic tem nova equipa e vai jogar na Grécia

Luka Jovic vai ser jogador do AEK Atenas. O avançado sérvio de 27 anos vai assinar contrato até junho de 2027.

Atenção, Manchester United: Leipzig deve aceitar oferta de 90 milhões de euros do Newcastle por Benjamin Sesko

O Newcastle apresentou uma oferta de 80+10 milhões de euros ao Leipzig por Benjamin Sesko. Emblema alemão deve aceitar.