Força da Tática: O cérebro azul e branco #1

A PRÁTICA EXIGENTE, PORÉM TRADICIONAL

Em antagonismo, Moncho López ainda vê a presença interior como a primazia para atingir o sucesso. Basta ver quem foi o melhor jogador azul e branco esta temporada (Sasa Borovnjak).

Apesar de ser uma posição essencial nas duas vertentes do campo, não devia ser a primordial, ou aquela onde o treinador investe mais. Um dado evidente desta aposta por parte de Moncho López, passa pela existência de seis postes no plantel (isto, sem contar com Kayel Locke, que apesar de ser considerado um extremo atuou nessa posição aquando da lesão de Tanner).

Naturalmente, não é o facto de ser poste que influencia negativamente a equipa, aliás, a contratação de Tanner McGrew foi uma das melhores contratações portistas dos últimos anos. O problema, por outro lado, passa pelas limitações evidentes na maioria dos postes azuis e brancos, ao passo que o sistema em que se encontram inseridos obrigam os mesmos a executar e a finalizar jogadas de forma desnecessária. Moncho López, com este sistema, acaba por vezes por criar problemas e constrangimentos, até para os jogadores exteriores, que por norma são quem devem ter mais tempo com a bola. Isto, ainda para mais quando se encontram no plantel atletas com muito boa tomada de decisão.

Esta aposta exacerbante em jogadores interiores, não significa que seja algo negativo, mas antes reitera a filosofia estrutural e princípios de modelo de jogo enraízados, por parte do técnico espanhol, alicerçados numa disciplina firme e mandante, que não se alterou com o passar dos anos.

O clube portista, ao leme de Moncho López conquistou três ligas portuguesas, três taças de Portugal, três taças da liga e três supertaças. O número três que curiosamente representou os anos em que Porto esteve afastado da principal divisão nacional, arrecadando duas Proligas nesse período.

Diogo Silva
Diogo Silvahttp://www.bolanarede.pt
O Diogo lembra-se de seguir futebol religiosamente desde que nasceu, e de se apaixonar pelo basquetebol assim que começou a praticar a modalidade (prática que durou uma década). O diálogo desportivo, nas longas viagens de carro com o pai, fez o Diogo sonhar com um jornalismo apaixonado e virtuoso.

Subscreve!

Artigos Populares

PSG (que terminou o jogo com 9) elimina Bayern Munique do Mundial de Clubes 2025

O PSG bateu o Bayern Munique por duas bolas a zero, em jogo dos quartos de final do Mundial de Clubes 2025.

A reação de Alphonso Davies à lesão grave de Jamal Musiala

Alphonso Davies reagiu em direto à lesão de Jamal Musiala. O jogador foi substituído ao intervalo do Bayern x PSG.

Lúcia Alves: «Portugal tem as suas forças, Itália também e vamos encarar este jogo para ganhar»

Lúcia Alves esteve este sábado presente na sala de imprensa e realizou a antevisão da partida entre Portugal e a Itália.

Gil Vicente tenta empréstimo de avançado do Benfica

O Gil Vicente está interessado em garantir a contratação de Gustavo Varela. O jogador representa atualmente o Benfica.

PUB

Mais Artigos Populares

Mauro Xavier contra adeptos do Benfica: «Quem põe o Benfica em risco não pode continuar a ter lugar no nosso clube»

Mauro Xavier admitiu que os adeptos do Benfica que fazem uso da pirotecnia deveriam ser castigados pela direção do clube.

Renato Sanches sai do Benfica: como foram os últimos anos do internacional português?

Renato Sanches viu o empréstimo ao Benfica ser terminado. O internacional português está assim de regresso ao PSG.

Foi flop no FC Porto e pode ser reforço de equipa da La Liga

José Campaña passou sem sucesso pelo FC Porto em 2014/15. O médio está livre no mercado, mas pode acabar por assinar pelo Levante.