Força da Tática: Ugarte e Vitinha: versatilidade com regra e esquadro no PSG

    É á terceira jornada que finalmente o PSG sai vitorioso. A equipa de Vitinha e Ugarte volta a ter Mbappé no onze titular, onde o francês acaba por contabilizar dois golos nesta partida com o FC Lens.

    Pela estatística de jogo conseguimos perceber que o PSG foi detentor da posse de bola (66%). Este facto pode ser justificado pela alta capacidade técnico-tática dos jogadores desta equipa. Mas também podem existir casos, mesmo com essa vantagem técnico-tática, em que as equipas preferem ficar mais tempo sem bola. Talvez porque os seus adversários têm dificuldades no momento com bola, ou talvez porque é preferível aproveitar os contra ataques após recuperar a posse. Aliás nesse momento o adversário está desorganizado!

    Para quem observou o jogo dirá que o FC Lens foi uma equipa corajosa a defender. Bloco alto e marcação individual. Tentar recuperar perto da baliza adversária para ser mais fácil marcar golo. Até porque o adversário se perder a posse da bola estará imediatamente desorganizado defensivamente.

    Só que as perguntas que ficam são:

    1. Quantas vezes o FC Lens conseguiu recuperar no seu meio campo ofensivo?
    2. Quantas vezes o PSG conseguiu desorganizar o seu adversário em bloco alto?
    3. E quantas dessas vezes conseguiu entrar na área com a defesa do FC Lens completamente desorganizada?

    A verdade é que muito espaço foi oferecido à equipa de Luís Enrique. As suas ideias deste técnico em volta do jogo de posição, juntando a individualidade de jogadores como Dembelé, Vitinha, Asensio, Mbappé, Hakimi, e muitos mais, acabamos por observar uma variedade de soluções para aproveitar esses mesmos espaços.

    Figura 1 – Hakimi, Vitinha e Mbappé combinam para construir o primeiro golo do Paris Saint-Germain

    Ugarte ficou mais atrás para os equilíbrios ofensivos e Zaire-Emery ficou mais a frente, próximo do seu colega Asensio.

    NOTA: Ugarte ganhou 11 duelos em todo o jogo (69%).

    Vitinha também fazia parte do setor médio, mas com mais liberdade de movimentos do que os seus outros 2 colegas. Ele este presente em todos os golos do PSG.

    Figura 2 – Mapa posicional do PSG (fonte: SofaScore).

    No entanto, é curioso que Vitinha se tenha posicionado mais para o corredor esquerdo do que para o corredor direito ao longo do jogo.

    Será porque seria mais vantajoso ele combinar com Mbappé e não tanto com Dembelé?

    Mbappé tem sucesso em espaços maiores onde aproveita a sua velocidade, já Dembelé consegue mais facilmente aproveitar espaços mais reduzidos.

    Ou será porque existe alguma missão defensiva específica?

    Figura 3 – PSG apresentou uma linha de 5 no início da segunda parte, mas este sistema não durou muito tempo

    Luís Enrique apresenta uma equipa mais conservadora no início da segunda parte, estava em vantagem no marcador e tentava perceber se o adversário apresentava alguma alteração tática com as substituições ao intervalo.

    Vitinha incorporou a última linha defensiva, Asensio recuou ligeiramente e Mbappé e Dembelé mais à frente para aproveitar os contra ataques.

    O treinador do PSG apercebeu-se rapidamente que os espaços eram os mesmos da primeira parte.

    Figura 4 – Combinação direta, dentro-fora, no segundo golo do PSG

    Com Ugarte e Zaire-Emery marcados no meio campo, o PSG construiu o segundo e o terceiro golo utilizando dinâmicas de fora-dentro e dentro-fora, respetivamente.

    Figura 5 – Combinação indireta, fora-dentro, no terceiro golo do PSG.

    Após todas as substituições do jogo, encontramos Vitinha e Ugarte a realizar dupla no meio campo e uma frente de ataque renovada, com Fabián e Soler a posicionarem-se nos corredores laterais.

    Fabián não é tão irreverente como Dembelé, precisa de mais apoio para conseguir progredir no terreno de jogo. Desta forma, a dinâmica para criar espaços em ambos os corredores laterais, até ao final do jogo, é muito semelhante.

    Foi uma vitória relativamente fácil para o Paris Saint-Germain, com Mbappé a fazer novamente a diferença.

    Artigo de opinião de Paulo Robles e João Eira

    Sabe Mais!

    Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

    Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

    Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

    • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
    • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
    • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
    • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

    Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

    Redação BnR
    Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
    O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Tunísia bate Malawi na qualificação para o Mundial 2026: eis os resultados desta segunda-feira

    A Tunísia recebeu e venceu o Malawi por duas bolas a zero, num encontro relativo à sexta jornada da qualificação para o Mundial 2026.

    Sebastián Coates: «No Sporting fizeram-me sentir um português mais»

    Sebastián Coates foi capitão do Sporting durante algumas temporadas. O central uruguaio admitiu que se sentia em casa.

    Gian Piero Gasperini fala sobre dois possíveis destinos para o futuro: «Quem não gostaria?»

    Gian Piero Gasperini admitiu que não fecharia as portas a um convite da AS Roma ou da seleção italiana. O técnico tem contrato com a Atalanta até 2026.

    Liverpool já sabe que alvo para a defesa custa 70 milhões de euros

    O Liverpool está interessado em garantir Alessandro Bastoni no próximo mercado de transferências. O jogador pertence ao Inter Milão.

    PUB

    Mais Artigos Populares

    Portugal perde com Inglaterra em Sub-21 por 4-2

    Portugal Sub-21 perdeu contra a Inglaterra Sub-21 por quatro bolas a duas, num encontro com carácter particular.

    Gabi estreia-se com empate pelo Real Zaragoza frente ao Córdoba

    O Real Zaragoza recebeu o Córdoba e as duas equipas empataram, em jogo da trigésima segunda jornada da La Liga 2.

    Barcelona contou com novidade no treino desta segunda-feira

    O Barcelona contou com Iñigo Martínez no treino desta segunda-feira. O defesa central estava lesionado, mas encontra-se de volta às opções.

    Ángel Di María responde a provocação de Raphinha com risos

    Ángel Di María decidiu deixar uma resposta a Raphinha, depois do brasileiro ter feito uma provocação antes do encontro entre as respetivas seleções.

    Sporting prepara-se para ter grande novidade no treino de terça-feira

    Pedro Gonçalves deverá ser a grande novidade do próximo treino do Sporting. O jogador está recuperado da sua mais recente lesão.

    Sporting oficializa contratação de irmão de Rafael Leão

    O Sporting confirmou a contratação de Paulo Simão durante esta segunda-feira. O jogador é irmão de Rafael Leão, internacional português.

    Santa Clara segura promessa da formação

    O Santa Clara oficializou a assinatura de contrato profissional do avançado, de 18 anos, Fernando Cabido, até 2027, com mais uma temporada de opção.

    Marselha está inflexível e quer 45 milhões de euros por defesa

    O Marselha apenas está disposto a vender Leonardo Balerdi por 45 milhões de euros, não querendo negociar o jogador por um valor inferior.

    Barcelona atento a lateral que enfrentou o Benfica nesta edição da Champions League

    O Barcelona está atento a Vanderson, atual jogador do AS Mónaco. A equipa espanhola acredita que o brasileiro tem semelhanças com Dani Alves.

    Rúben Dias e Diogo Jota podem ser chamados para o Portugal x Alemanha

    Rúben Dias e Diogo Jota são jogadores que podem ser convocados por Roberto Martínez para a final four da Liga das Nações.