📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Sporting CP x SL Benfica | Força da Tática

- Advertisement -

Quis o calendário que à penúltima jornada da Liga, se encontrassem Sporting CP e SL Benfica, eternos rivais separados por 13 pontos e duas equipas ainda com a posição na tabela classificativa por resolver.

O Sporting entrou avassalador, dominador e normal, normal porque é assim que joga contra equipas de igual valor. O Benfica entrou a querer ser mais maduro, mas tudo não passou numa sensação, tal não foi a pouca assertividade, impetuosidade e criatividade dos jogadores do Benfica.

Durante a 1.ª parte viu-se um jogo, quase, de sentido único, com o Sporting a ganhar inúmeras vezes a bola a João Neves e Chiquinho. A equipa da casa estudou bem as saídas do Benfica a partir do guarda-redes, e coloca Edwards e Pote a jogar em parelha com Morita e Ugarte no “fechar do meio-campo” do Benfica. Este facto daria duas conclusões: 1 – Perdas de bola no corredor central; 2 – Bolas longas para Gonçalo Ramos, Rafa ou Neres, onde o tridente defensivo, quase sempre com supremacia, controlava e ganhava os lances.

Com o desenrolar do jogo, a única coisa nova que a equipa visitante mostrava era um livre indireto, bem desenhado e executado, algo que nestes derbies, costumam fazer a diferença. Mas nada de mais.

O Sporting fiel aos seus princípios ofensivos, era à largura que controlava o seu jogo ofensivo, ora Nuno Santos, Morita e Pote, ora Esgaio, Edwards e Ugarte. A juntar a isto, creio que se juntou mais um jogo mediano de António Silva, que não demonstrou, uma vez mais, a impetuosidade que lhe é característica.

O lance do golo de Trincão foi um dos exemplos disso mesmo. Com exceção do lance de Rafa, o Benfica vivia de tentativas de ataques rápidos que facilmente eram bloqueados pelas coberturas e contenções próximas dos jogadores da casa, que impediam o avanço no terreno dos jogadores benfiquistas.

Ao Intervalo, sabe-se agora, houve uma conversa, normal entre treinador e jogadores do Benfica, mas percebe-se também, que teve um efeito diferente do que normalmente tem tido.

Sentiu-se, ou pelo menos senti, que a mensagem passada teve, efetivamente um qualquer resultado na atitude e mentalidade dos jogadores do Benfica. Schmidt, também “inovou”, perdoem-me a ironia, quando decide tirar do jogo João Mário, Rafa e Gonçalo Ramos.

Essa tripla alteração teve a vantagem de ser certeira não só pelos jogadores que saíram, pelos que entraram, e por ter sido o treinador Benfiquista o primeiro a mexer no jogo. A equipa da casa, embora tivesse duas situações para marcar na 2.ª parte, foi a equipa visitante que empurrou a equipa da casa para trás. À verticalidade dos jogadores do Sporting, respondeu a verticalidade de Aursnes.

Neres fez um jogo apagado e Bah ainda a voltar de lesão, tentou dar também ele mesmo, essa verticalidade. O jogo mudou e as alterações de Ruben Amorim, não trouxeram o que Ruben Amorim necessitaria no jogo coletivo. Na reta final, precisava-se de maturidade e inteligência, mas o que se viu, foi inexperiência e poucas rotinas. A saída de Morita, foi no meu entender, fatal, para o desmoronar do castelo. Justiça feita no resultado, embora ela não exista no futebol, se bem que por um caminho que deixa muitas dúvidas.

Uma jornada a faltar, e quase tudo a ficar definido. Vamos ver se ainda restarão surpresas.

Análise da autoria de Paulo Robles.

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Tiago Pinto enaltece José Mourinho e defende: «Revolta-me que digam que Pizzi, André Almeida, Rafa e Grimaldo eram maus profissionais»

Tiago Pinto, atual diretor desportivo do Bournemouth, recordou os tempos no Benfica e enalteceu ainda José Mourinho.

Verão: Sporting não dificultará saída de Ousmane Diomande por determinados valores

Ousmane Diomande pode sair do Sporting no mercado de verão por valores a rondar os 40 milhões de euros. Leões não dificultarão.

Como 1907 oferece contrato de 3 anos a jovem do FC Porto e há mais interessados em Itália

Gustavo Guerra tem vários interessados em Itália. Como 1907 avança e oferece um contrato de três anos ao jovem do FC Porto.

Diomande-PSG: Sporting dará nega caso chegue oferta de 45 milhões de euros

O Sporting recusará qualquer oferta por Ousmane Diomande que não chegue aos 80 milhões de euros. Defesa foi associado ao PSG.

PUB

Mais Artigos Populares

Al Ittihad de Sérgio Conceição quer renovar com 4 jogadores e um deles é português

O Al Ittihad quer renovar os contratos de Danilo Pereira, Karim Benzema, N'Golo Kanté e Fabinho. Emblema é orientado por Sérgio Conceição.

AC Milan e City Group de olho em Alex Amorim: Alverca já definiu preço do médio

O AC Milan e o City Group observaram Alex Amorim no Estoril x Alverca. Clube definiu preço nos 6 milhões de euros por 80% do passe.

Benfica: Conhecida a nova composição da SAD

Está eleito o novo Conselho de Administração da SAD do Benfica. Assembleia Geral Ordinária decorreu esta segunda-feira.