logo-BnR.png

ÚLTIMA HORA:

Jogadores que Admiro #1 – Fabio Cannavaro

jogadoresqueadmiro

No futebol, tal como na maioria das modalidades, existem figuras que nos inspiram e com as quais nos procuramos identificar. Eu confesso que sempre tive uma particular apetência para idolatrar certo tipo de jogadores que passam despercebidos para a maioria das pessoas. Uma espécie de hipster do desporto. Se entrasse por aí e começasse a enumerar alguns dos jogadores pelos quais desenvolvi alguma admiração, provavelmente deixariam de me levar a sério e paravam de ler o texto neste preciso momento.

Com o passar do tempo, fui começando a olhar de outra forma para o desporto e para os seus intervenientes. As minhas referências foram-se alterando, a admiração por alguns jogadores aumentou e por outros, claro, diminuiu. No entanto, desde criança, sempre houve um jogador que me encheu as medidas. Talvez pelo facto de ser a posição onde gosto de jogar e por saber, precisamente, as responsabilidades dela para todo o futebol coletivo da equipa. Não sei bem ao certo. Mas o facto é que Fabio Cannavaro é o defesa-central que melhor vi jogar futebol.

Perdoem-me os grandes centrais do último século como Nesta, Ricardo Carvalho, Thuram, Laurent Blanc ou Jaap Stam, mas este era mesmo O fora de série. O especial. Vencedor da Bola de Ouro em 2006, Cannavaro conseguiu a proeza de ter sido considerado o melhor do mundo para a FIFA num ano em que havia Zidane e Ronaldinho em grande momento de forma. Questione-se ou não a justiça do prémio, é quase unânime que Cannavaro merecia um prémio assim.

Numa altura em que tanto se questiona a importância dos defesas-centrais mais altos no futebol moderno, Fabio Cannavaro é o exemplo máximo de que essa teoria é uma das maiores parvoíces (desculpem-me a expressão) alguma vez criada. Sabe-se que, por exemplo, Jorge Jesus, treinador do Benfica, é um forte defensor desta ideia. Já o disse por diversas ocasiões e não perde uma oportunidade para reforçar essa ideia. Talvez por aí se justifiquem muitas das suas opções. Mas isso são outras conversas.

Cannavaro é um dos melhores centrais da história do futebol Fonte: Muhammad Ghafari (Flickr)
Cannavaro é um dos melhores centrais da história do futebol
Fonte: Muhammad Ghafari (Flickr)

Facto concreto é que os 176 centímetros de Cannavaro nunca foram impeditivos de se ter afirmado como um dos melhores de sempre na sua posição. A enorme capacidade posicional e também de impulsão conseguiam facilmente anular todas as desvantagens que poderia ter com oponentes de maior envergadura física. Isto tudo aliado a uma tremenda capacidade de liderança, que lhe valeu uma série de conquistas importantes ao longo da sua carreira, das quais se destaca o Mundial de 2006, ao serviço da Itália.

Para os portugueses que não têm tão presente algumas das exibições deste jogador italiano, deixo aqui a minha sugestão: temporada 2003/2004. Benfica-Inter de Milão. O encontro ficou 0-0. E uma das primeiras vezes em que digo que foi o defesa-central, e não o guarda-redes, o principal responsável pelo nulo no marcador. Uma exibição notável a todos os níveis. E, provavelmente, foi nesse jogo que a minha admiração por Cannavaro cresceu ainda mais. Para o leitor que acaba agora de ler este meu artigo, deixo apenas o meu apelo: se tiver uma camisola dele em casa e não lhe estiver a dar uso, contacte-me. Eu agradeço e disponibilizo-me a ficar com ela.

O Mário é o fundador do Bola na Rede e a pessoa que (tenta) colocar ordem na malta. Adora quase todas as vertentes do desporto (talvez só não goste mesmo de cricket). Já pensou em ser treinador de futebol por causa de José Mourinho, mas, infelizmente, a coisa não avançou e preferiu dedicar-se a outras área dentro do mundo desportivo.

O Mário é o fundador do Bola na Rede e a pessoa que (tenta) colocar ordem na malta. Adora quase todas as vertentes do desporto (talvez só não goste mesmo de cricket). Já pensou em ser treinador de futebol por causa de José Mourinho, mas, infelizmente, a coisa não avançou e preferiu dedicar-se a outras área dentro do mundo desportivo.

[my_elementor_post_nav_output]

FC PORTO vs CD TONDELA