Jogadores que Admiro #15 – Ronaldinho Gaúcho

- Advertisement -

jogadoresqueadmiro

Desde pequenos que aprendemos que em desporto o mais importante, para além de participar, é divertirmo-nos. Nos dias que correm, olhamos para a televisão e raramente vemos sorrisos sinceros no futebol. Aliás, quase que aposto que poucos são os jogadores que se divertem. Uma vez que a modalidade tende a ser vista cada vez mais como um negócio, a felicidade deixa de ser um factor de escolha. Por exemplo, Assou-Ekotto já disse que não “adora” o desporto. Contudo, um dos jogadores que mais admiro é a personificação da alegria no futebol.

Quando li os textos anteriores desta rubrica, apercebi-me de que muitos deles começavam com o autor a escrever, num tom nostálgico, sobre o momento em que viram o atleta a jogar primeira vez. No entanto, não me lembro muito bem de quando é que vi este homem a jogar pela primeira vez. Muito sinceramente, por mais que me esforce, simplesmente não consigo. Sei que foi muito graças a Ronaldinho Gaúcho que comecei a gostar mais de futebol.

Com um dos sorrisos mais conhecidos do mundo, o astro brasileiro foi o atleta que melhor representou o estilo de jogo do “joga bonito”. O futebol de bairro que Ronaldinho praticava é, até hoje, inigualável. Centenas tentam imitá-lo e as mesmas centenas falham.

Não sei como nem quando, mas lembro-me de estar sentado na minha sala a ver um jogo do Paris Saint-Germain e de ver um jogador magrinho com os dentes tortos que se estava sempre a rir. Sem tocar na bola, Ronaldinho, limitava-se a acompanhar as jogadas de ataque. De repente tocou no esférico. Perdi-me ao ver o seu toque de bola.

Pouco tempo depois foi o Mundial de 2002. O Brasil venceu a final por 2-0, com dois golos de outro grande “fenómeno” do futebol brasileiro, Ronaldo. Contudo, o jogador que mais me fascinou foi mesmo aquele que tinha o número 11 na camisola. O seu número (10) estava então ocupado por Rivaldo.

Ronaldinho Gaúcho recebeu a Bola de Ouro em 2004 e 2005  Fonte: UOL
Ronaldinho Gaúcho recebeu a Bola de Ouro em 2004 e 2005
Fonte: UOL

Até então, ver o PSG era raro para mim. Foi aí que Ronaldinho se apercebeu das minhas dificuldades para ver os seus jogos e acabou por se transferir para o Barcelona. É indiscutível que foi no “Barça” que a estrela brasileira realmente brilhou. Ganhou a Bola de Ouro por duas vezes, ganhou o campeonato e também a “Supercopa”.

Mas chega de títulos porque o que Ronaldinho fez, pelo menos no meu ponto de vista, transcende qualquer taça levantada. O brasileiro apaixonou milhões e, acima de tudo, mostrou que o futebol pode ser vivido com a mesma alegria com que as crianças jogam diariamente à frente das nossas casas. Aquela inocência que os mais novos trazem quando fazem uma peladinha é a mesma que o antigo número 10 do Barcelona demonstrava jogo atrás de jogo.

A partida que melhor recordo aconteceu em 2005 contra o Real Madrid. O Barça venceu 3-0 com dois golos carimbados pela maior estrela, na altura, do futebol brasileiro. Ronaldinho Gaúcho conseguiu o impensável e foi aplaudido de pé pelos adeptos da equipa rival.

Ronaldinho Gaúcho é, sem dúvida, um dos jogadores que mais admiro, por tudo o que representou e ainda representa.

André Albuquerque
André Albuquerque
O André já fez natação, futebol, futsal, basquetebol, judo, karate, jiu-jitsu brasileiro, ténis de mesa. No entanto, não sabe fazer nada sem ser ver os jogos da NBA e do seu Benfica!                                                                                                                                                 O André não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Em canal aberto: onde ver o Benfica x Bayern Munique da Champions League Feminina em pleno Estádio da Luz

O Benfica recebe o Bayern Munique no Estádio da Luz para a segunda jornada da Champions League Feminina. Jogo transmitido em canal aberto.

Premier League esclarece situação do Manchester City em comunicado e já recebeu resposta: «O Manchester City violou significativamente os limites de despesas tanto da...

Novidades no que toca às acusações de violação financeira por parte do Manchester City. Eis três comunicados que marcam o dia.

Atualização Transfermarkt: Gianluca Prestianni é o jogador com maior valorização e Benfica supera Sporting

Gianluca Prestianni foi o jogador da Primeira Liga que mais valorizou. Eis a recente atualização do Transfermarkt.

Renato Veiga elogiado por treinador com quem mais jogos fez na carreira: «Estava convicto que era uma aposta de futuro ganha e estava certo»

Marcelino Toral, antigo treinador do Villarreal, deixou muitos elogios a Renato Veiga. Central fez época mais bem conseguida na carreira com o técnico.

PUB

Mais Artigos Populares

Liga das Nações: Podia jogar por Portugal e estreou-se pela Seleção A de França

Lucas da Cunha estreou-se pela Seleção de França contra a Bélgica para a Liga das Nações. Porta de Portugal fechou-se.

Cristiano Ronaldo falhou treino da seleção de Portugal e seguiu para o hotel

Novas informações relativas à situação de Cristiano Ronaldo. O avançado não treinou e seguiu para o hotel, onde tem preparado trabalho específico.

Ivan Baptista compara Juventus ao Bayern Munique (próximo adversário do Benfica): «É muito diferente»

Ivan Baptista e Lena Pauels fizeram a antevisão do Benfica x Bayern Munique. Jogo é referente à Champions League Feminina.