Jogadores que Admiro #15 – Ronaldinho Gaúcho

- Advertisement -

jogadoresqueadmiro

Desde pequenos que aprendemos que em desporto o mais importante, para além de participar, é divertirmo-nos. Nos dias que correm, olhamos para a televisão e raramente vemos sorrisos sinceros no futebol. Aliás, quase que aposto que poucos são os jogadores que se divertem. Uma vez que a modalidade tende a ser vista cada vez mais como um negócio, a felicidade deixa de ser um factor de escolha. Por exemplo, Assou-Ekotto já disse que não “adora” o desporto. Contudo, um dos jogadores que mais admiro é a personificação da alegria no futebol.

Quando li os textos anteriores desta rubrica, apercebi-me de que muitos deles começavam com o autor a escrever, num tom nostálgico, sobre o momento em que viram o atleta a jogar primeira vez. No entanto, não me lembro muito bem de quando é que vi este homem a jogar pela primeira vez. Muito sinceramente, por mais que me esforce, simplesmente não consigo. Sei que foi muito graças a Ronaldinho Gaúcho que comecei a gostar mais de futebol.

Com um dos sorrisos mais conhecidos do mundo, o astro brasileiro foi o atleta que melhor representou o estilo de jogo do “joga bonito”. O futebol de bairro que Ronaldinho praticava é, até hoje, inigualável. Centenas tentam imitá-lo e as mesmas centenas falham.

Não sei como nem quando, mas lembro-me de estar sentado na minha sala a ver um jogo do Paris Saint-Germain e de ver um jogador magrinho com os dentes tortos que se estava sempre a rir. Sem tocar na bola, Ronaldinho, limitava-se a acompanhar as jogadas de ataque. De repente tocou no esférico. Perdi-me ao ver o seu toque de bola.

Pouco tempo depois foi o Mundial de 2002. O Brasil venceu a final por 2-0, com dois golos de outro grande “fenómeno” do futebol brasileiro, Ronaldo. Contudo, o jogador que mais me fascinou foi mesmo aquele que tinha o número 11 na camisola. O seu número (10) estava então ocupado por Rivaldo.

Ronaldinho Gaúcho recebeu a Bola de Ouro em 2004 e 2005  Fonte: UOL
Ronaldinho Gaúcho recebeu a Bola de Ouro em 2004 e 2005
Fonte: UOL

Até então, ver o PSG era raro para mim. Foi aí que Ronaldinho se apercebeu das minhas dificuldades para ver os seus jogos e acabou por se transferir para o Barcelona. É indiscutível que foi no “Barça” que a estrela brasileira realmente brilhou. Ganhou a Bola de Ouro por duas vezes, ganhou o campeonato e também a “Supercopa”.

Mas chega de títulos porque o que Ronaldinho fez, pelo menos no meu ponto de vista, transcende qualquer taça levantada. O brasileiro apaixonou milhões e, acima de tudo, mostrou que o futebol pode ser vivido com a mesma alegria com que as crianças jogam diariamente à frente das nossas casas. Aquela inocência que os mais novos trazem quando fazem uma peladinha é a mesma que o antigo número 10 do Barcelona demonstrava jogo atrás de jogo.

A partida que melhor recordo aconteceu em 2005 contra o Real Madrid. O Barça venceu 3-0 com dois golos carimbados pela maior estrela, na altura, do futebol brasileiro. Ronaldinho Gaúcho conseguiu o impensável e foi aplaudido de pé pelos adeptos da equipa rival.

Ronaldinho Gaúcho é, sem dúvida, um dos jogadores que mais admiro, por tudo o que representou e ainda representa.

André Albuquerque
André Albuquerque
O André já fez natação, futebol, futsal, basquetebol, judo, karate, jiu-jitsu brasileiro, ténis de mesa. No entanto, não sabe fazer nada sem ser ver os jogos da NBA e do seu Benfica!                                                                                                                                                 O André não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Internacional italiano fora dos planos de Ruben Amorim: Médio chegou ao AC Milan por 23 milhões de euros

A chegada de Ruben Amorim pode levar à saída de Samuele Ricci. O médio italiano chegou ao AC Milan no verão passado, proveniente do Torino.

Ruben Amorim perto de garantir mais um reforço: Eis os detalhes

Edoardo Zanaga está perto de se tornar reforço do AC Milan de Ruben Amorim. O jovem italiano tem 18 anos e atua no Empoli.

Ex-Braga oficializado no Espanyol por empréstimo do PSG

Gabriel Moscardo, antigo jogador do Braga, assinou por empréstimo do PSG com o Espanyol até ao fim da temporada.

Francisco Trincão a um passo da Arábia Saudita: Sporting e Al Ahli muito perto de fechar acordo

Gianluigi Longari avança que as negociações entre o Sporting e o Al Ahli por Francisco Trincão estão muito perto de ser concluídas.

PUB

Mais Artigos Populares

Jesse Derry após aterrar em Lisboa: «Estou muito feliz por estar aqui»

Jesse Derry já aterrou em Lisboa. O jovem avançado vem por empréstimo do Chelsea e deve ser oficializado pelo Sporting nas próximas horas.

Sporting: Nova lesão afasta Fotis Ioannidis do jogo particular frente ao Torreense

Fotis Ioannidis não foi a jogo no particular entre Sporting e Torreense, devido a uma mialgia de esforço, que já era conhecida há alguns dias.

Decisão tomada no Conselho de Arbitragem: já há sucessor oficial para a vaga de Duarte Gomes

João Ferreira assume o cargo de Diretor Técnico de Arbitragem para substituir Duarte Gomes após uma grave polémica no futebol nacional.