Publicidade

Jogadores que Admiro #2 – Thierry Henry

André Eusébio · 2 min

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

jogadoresqueadmiro

É difícil escolher alguém que admiro entre uma lista infindável de excelentes jogadores que abençoaram os meus olhos nas duas últimas décadas. Ao fazer uma viagem mental no tempo, lembro-me de jogadas brilhantes executadas por génios da bola como Zidane, Dennis Bergkamp, Figo, Del Piero, entre outros ilustres da mesma era. Mas como esta rubrica não se chama “Caderneta do Europeu de ’00” decidi escolher um dos melhores avançados a pisar o relvado: Thierry Henry. Marcador de livres excepcional, cabeceador razoável, dono de uma técnica imensurável, dos melhores remates a passar pela Premier League e das arrancadas em velocidade mais dificéis de parar na história do futebol.

Henry ganha o prémio de melhor jogador da liga inglesa e melhor marcador em 2004 | Fonte: http://www.bbc.co.uk/sport/

Se esta introdução não foi suficiente para provar a sua grandeza, vou passar a citar números. Normalmente, é algo que costuma funcionar quando se quer provar algo. O número 14 do Arsenal é o melhor marcador na história do Arsenal e da Selecção Francesa. Tem uma lista extensa, tanto de honras individuais como de títulos colectivos. Desde a conquista da Liga Francesa, Espanhola e Inglesa até à vitória na Champions e no Campeonato do Mundo de 1998, o legado de Thierry Henry é lendário.

Claro que para miúdos pré-adolescentes, como eu era na altura em que o Arsenal era relevante, o que criava admiração por certos futebolistas eram as fintas de outro mundo, os golaços, as jogadas que mais pareciam retiradas da hipérbole futebolística Oliver e Benji. E eram poucos os que rivalizavam com Thierry Henry nesse departamento. A sua colectânea em vídeo de golos, fintas e passes dava um filme com direito a pipocas no cinema. Os seus remates controlados por comando remoto, tentativas de bater o recorde dos 100 metros com a bola no pé ou dribbles nunca antes vistos, faziam as delícias a milhares de fãs por todo o Mundo.

No entanto, realço que a sua paixão pelo jogo, juntamente com a alegria que demonstrava em campo, foi um dos factores que o tornou tão popular. Nem o ódio de estimação que ganhei aos jogadores franceses e ao Abel Xavier após a derrota de Portugal nas meias do Campeonato Mundial impediu a minha admiração de crescer pelo King of Highbury.

Estátua de Thierry Henry erguida em Highbury, celebrando um golaço que marcou contra o Tottenham | Fonte: http://cdn.fansided.com

Por ser um grande jogador, gostar da NBA e ser fã dos Spurs, ter pertencido a uma das minhas equipas favoritas e existir uma cover do 50 cent em sua honra, Thierry Henry é um dos meus jogadores favoritos, a par de Rui Costa e o imaginário Tó Madeira.

André Eusébio

Redação Bola na Rede · ver artigos

Continua a ler

as mais recentes
Opinião

Em Portugal, as listas são horizontais, em Espanha, são verticais: o Real Bétis também é uma escola de extremos (e Souleymane Faye passou por lá)

SEVILHA, ESPANHA- Ao pensarmos em escolas de formação, com a sua especialidade em extremos, o nosso cérebro vai pensar automaticamente no Sporting. Cristiano Ronaldo, Nani, Simão Sabrosa e Ricardo Quaresma são o expoente máximo de craques saídos da cantera do emblema do José de Alvalade, capazes de fazer magia a partir da linha, procurando espaços interiores ou dando profundidade nas zonas exteriores, aliando-se ao lateral. Nos últimos anos, Espanha assumiu-se como o país protagonista no futebol, não apenas nos seniores, mas também na formação. As academias ganharam um papel importante no desenvolvimento do desporto rei desde a viragem do século, com vários emblemas a apostarem na manutenção e criação de infraestruturas para que os atletas possam atingir os níveis máximos. As conquistas do Euro 2024 e do Mundial 2026 provam este ponto. São a cereja no topo do bolo de um processo que obviamente não se construiu de um dia para o outro.

Ricardo João Lopes · 7 min de leitura
Ler a crónica
Opinião

Denílson no Real Bétis: o brasileiro que encantou Manuel Lopera e que chegou a deter o título de jogador mais caro da história

SEVILHA, ESPANHA- Em 1997, o mundo preparava-se já para a viragem do século, com todos os países do mundo ocidental a procurarem a modernização e o protagonismo global. No futebol, não era distinto. Vivíamos os primeiros anos da Premier League, que procurava destronar a Serie A como o campeonato mais poderoso do mundo. Os ingleses tinham dinheiro e queriam a maior audiência possível, proporcionando assim ao espetador os melhores encontros possíveis. Era uma batalha entre poderosos, que hoje em dia é quase inimaginável. Em Espanha, a La Liga tinha uma boa cotação, mas ainda não estava no mesmo patamar que as suas congéneres. No entanto, o caminho traçado era claro. Ainda em 1990, o governo espanhol, farto de ver os clubes a gerarem prejuízos dantescos, criou a Ley del Deporte, que levava a que os clubes profissionais criassem uma Sociedade Anónima Desportiva. A partir desse momento, as instituições também passavam a ser empresas. Os únicos que escaparam a isto (por terem fechado as contas no positivo)? Barcelona, Real Madrid, Athletic e Osasuna. Presentemente, estes quatro emblemas continuam a pertencer aos sócios.

Ricardo João Lopes · 7 min de leitura
Ler a crónica

Newsletter Bola na Rede

Estamos a preparar a newsletter do Bola na Rede. Deixa o teu email e és dos primeiros a recebê-la. Sem spam.

Feito. Ficas na lista e avisamos-te quando arrancar.