Última horaReal Bétis goleia o Osasuna e aumenta série invicta antes da receção ao FC Porto na Champions League
Publicidade

Jogadores que Admiro #2 – Thierry Henry

André Eusébio · 2 min

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

jogadoresqueadmiro

É difícil escolher alguém que admiro entre uma lista infindável de excelentes jogadores que abençoaram os meus olhos nas duas últimas décadas. Ao fazer uma viagem mental no tempo, lembro-me de jogadas brilhantes executadas por génios da bola como Zidane, Dennis Bergkamp, Figo, Del Piero, entre outros ilustres da mesma era. Mas como esta rubrica não se chama “Caderneta do Europeu de ’00” decidi escolher um dos melhores avançados a pisar o relvado: Thierry Henry. Marcador de livres excepcional, cabeceador razoável, dono de uma técnica imensurável, dos melhores remates a passar pela Premier League e das arrancadas em velocidade mais dificéis de parar na história do futebol.

Henry ganha o prémio de melhor jogador da liga inglesa e melhor marcador em 2004 | Fonte: http://www.bbc.co.uk/sport/

Se esta introdução não foi suficiente para provar a sua grandeza, vou passar a citar números. Normalmente, é algo que costuma funcionar quando se quer provar algo. O número 14 do Arsenal é o melhor marcador na história do Arsenal e da Selecção Francesa. Tem uma lista extensa, tanto de honras individuais como de títulos colectivos. Desde a conquista da Liga Francesa, Espanhola e Inglesa até à vitória na Champions e no Campeonato do Mundo de 1998, o legado de Thierry Henry é lendário.

Claro que para miúdos pré-adolescentes, como eu era na altura em que o Arsenal era relevante, o que criava admiração por certos futebolistas eram as fintas de outro mundo, os golaços, as jogadas que mais pareciam retiradas da hipérbole futebolística Oliver e Benji. E eram poucos os que rivalizavam com Thierry Henry nesse departamento. A sua colectânea em vídeo de golos, fintas e passes dava um filme com direito a pipocas no cinema. Os seus remates controlados por comando remoto, tentativas de bater o recorde dos 100 metros com a bola no pé ou dribbles nunca antes vistos, faziam as delícias a milhares de fãs por todo o Mundo.

No entanto, realço que a sua paixão pelo jogo, juntamente com a alegria que demonstrava em campo, foi um dos factores que o tornou tão popular. Nem o ódio de estimação que ganhei aos jogadores franceses e ao Abel Xavier após a derrota de Portugal nas meias do Campeonato Mundial impediu a minha admiração de crescer pelo King of Highbury.

Estátua de Thierry Henry erguida em Highbury, celebrando um golaço que marcou contra o Tottenham | Fonte: http://cdn.fansided.com

Por ser um grande jogador, gostar da NBA e ser fã dos Spurs, ter pertencido a uma das minhas equipas favoritas e existir uma cover do 50 cent em sua honra, Thierry Henry é um dos meus jogadores favoritos, a par de Rui Costa e o imaginário Tó Madeira.

André Eusébio

Redação Bola na Rede · ver artigos

Continua a ler

as mais recentes
Campeonato de Portugal

Amora no radar de investigação no Brasil sobre a Cedae Saúde

Dois nomes ligados ao grupo brasileiro que adquiriu a maioria do capital da SAD do Amora em 2025 surgem associados a uma auditoria que aponta indícios de irregularidades superiores a 400 milhões de reais (cerca de 71,6 milhões de euros) na Cedae Saúde. A informação foi divulgada este domingo, 11 de outubro, pelo jornal brasileiro Agenda do Poder. Eric Frederik Gualberto e Antônio Carlos dos Santos, antigos responsáveis da Cedae Saúde, são identificados pela publicação como nomes ligados à aquisição da SAD do clube português. A auditoria, realizada pela consultora Grant Thornton, identificou indícios de irregularidades financeiras na entidade brasileira.

João Esteves · 2 min de leitura
Ler a crónica
Liga 3

Leça FC 2-0 AD Marco 09: Eficácia dita leis em Leça da Palmeira

O Estádio do Leça FC acolheu o embate da sexta jornada da Série A da Liga 3. A equipa da casa partia para o encontro na sexta posição com sete pontos, enquanto a formação visitante ocupava o segundo posto com 10 pontos. ​A primeira parte mostrou um Leça muito pragmático e organizado. Aos 23 minutos, após uma grande recuperação de Bernardo Mesquita, Nuno Pereira surgiu à entrada da pequena área e atirou para o fundo das redes, fazendo o um a zero.

Diogo Ferreira · 2 min de leitura
Ler a crónica

Newsletter Bola na Rede

Estamos a preparar a newsletter do Bola na Rede. Deixa o teu email e és dos primeiros a recebê-la. Sem spam.

Feito. Ficas na lista e avisamos-te quando arrancar.