Jogadores Que Admiro #29 – Jackson Martínez

jogadoresqueadmiro

Depois de algum tempo de namoro, Jackson Martínez trocou, aos 26 anos, o Jaguares pelo FC Porto, no verão de 2012, por valores a rondar os 9 milhões de euros. A primeira impressão deixada foi de que esta seria uma contratação arriscada, já que não se tratava de um jogador jovem e que teria de ser um fora de série para render tanto desportiva como economicamente. A verdade é que sim: trata-se de um fora de série.

Chegou com a alcunha de ‘novo Benni McCarthy’. E que bem que o Porto precisava de um Benni McCarthy, já que os avançados do plantel eram Kleber e Janko. Marcou logo uma posição no seu primeiro jogo oficial – o jogo da Supertaça Cândido Oliveira contra a Académica de Coimbra caminhava já para o prolongamento quando, aos 90 minutos, qual Jardel, qual Falcao, Jackson Martínez voa entre os centrais e faz o golo da vitória portista depois de um verdadeiro massacre à baliza de Ricardo. O festejo de Cha Cha Cha é inesquecível: tira a camisola demonstrando uma enorme garra e vontade de vencer.

Logo ali me conquistou. De dragão ao peito, e depois de protagonista na Supertaça, o importante seria mesmo a revalidação do campeonato português. No seu primeiro jogo no Dragão, contra o Vitória de Guimarães, houve um penalty favorável aos azuis e brancos. Num tom de despedida, Hulk ofereceu a bola a Jackson, assinando uma imagem forte. Mostrava, por um lado, que o brasileiro se iria embora e, por outro, que estava a dar a possibilidade ao colombiano de marcar o seu primeiro golo em casa, e também o papel de estrela da equipa. J9 não desiludiu e com um penalty à Panenka demonstrou para o que vinha: espalhar classe e golos por todo o lado. E que classe! Depois de uma bicicleta frente ao Beira-Mar, foi a vez de atingir o seu apogeu com um golo estrondoso de calcanhar frente ao Sporting.

Figura incontornável do futebol portista, acabou a época como melhor marcador da Liga ZON Sagres com um total de 26 golos, superando Lima do Benfica com 20. No verão, o interesse de outras equipas como Chelsea, Tottenham, Arsenal, Borussia Dortmund, Valencia, Monaco ou Juventus foi encarado como algo normal, dada a qualidade demonstrada pelo colombiano. João Moutinho e James Rodríguez haveriam de sair, mas Jackson não.

1
Jackson é já o melhor marcador do campeonato, posição que se deve manter até final da época
Fonte: Página de Facebook do FC Porto

Com a chegada de Paulo Fonseca alterou-se completamente o estilo de jogo do Porto. Jackson estave muito mais distante do resto da equipa, completamente sozinho no meio dos centrais adversários, tentando receber e ganhar de cabeça as bolas bombeadas pela defensiva portista. Não havia fio de jogo e os jogadores que jogavam mais perto da frente não eram os melhores, mas foi aqui que Martínez demonstrou ainda mais toda a sua qualidade como jogador, pivot e, sobretudo, marcador de golos. Numa das piores épocas da história do Porto – que terminou atrás de Benfica e Sporting -, Jackson Martínez conseguiu apontar 20 golos e sagrar-se novamente rei dos goleadores.

Chegamos ao arranque da época 2014/15 e a sua transferência era mais do que provável. Depois de uma época desapontante por parte do colectivo, Jackson Martínez tinha aqui a oportunidade de sair, algo perfeitamente compreensível por parte de toda a estrutura do FC Porto, assim como pelos adeptos. No Mundial do Brasil, integrou uma das selecções-sensação do torneio, e mesmo não sendo peça-chave da turma colombiana, Jakcson marcou 2 golos em 194 minutos de utilização. Chegado a Portugal, viu a sua equipa entrar numa fase de reestruturação: chegariam imensos reforços, assim como um treinador novo. Perante isto, Jackson renovou e foi nomeado capitão de equipa.

Com Lopetegui, as coisas podiam estar melhores, mas não estão assim tão más. Jackson está melhor do que nunca, e leva já 19 tentos em 23 jogos disputados. De braçadeira no braço, é bem provável que Jackson esteja de partida no final da época, e portanto tento aproveitar ao máximo o prazer que é vê-lo com esta camisola.

Podemos dizer que não é só de golos que vive um avançado. Creio que Jackson Martínez é o exemplo perfeito para essa afirmação. Jackson é diferente dos avançados que me lembro de ver no Porto. Pode não ter a espetacularidade e a alegria de Benni, pode não ter a raça de Licha, nem o instinto matador e exuberância no festejo como Falcao, mas consegue conjugar todos estes factores aliados a uma classe que nunca tinha visto no Dragão, formando uma equação perfeita daquilo que gosto de ver na minha equipa, sobretudo de um jogador com a braçadeira de capitão.

O golo marcado ao Gil Vicente fez com que Jackson Martínez passasse a ser o segundo melhor marcador estrangeiro da história do Futebol Clube do Porto. Números apenas superados por Mário Jardel, e que Jackson muito provavelmente nunca irá ultrapassar. Se eu mandasse, Cha Cha Cha nunca saíria. Depois disto tudo, os quase 9 milhões de euros dados pelo seu passe até parecem uma bagatela.

Foto de capa: Página de Facebook do FC Porto

Telmo Soares Ribeiro
Telmo Soares Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
Quando Telmo nasceu, Jardel voava entre os centrais. Quando começou a ver futebol, Deco fintava meio mundo e servia na perfeição. Mais tarde viu as trivelas de Quaresma. Recentemente, foi a vez de Hulk e Falcao destruírem as defesas adversárias. Actualmente assiste à elegância e às acrobacias de Jackson Martínez. O que é que todos estes pontos têm em comum? FC Porto, golos, vitórias e uma paixão que simplesmente não pára de crescer.                                                                                                                                                 O Telmo não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Aproxima-se a saída de Florentino Luís do Benfica

Florentino Luís está de saída do Benfica. O médio tem a porta aberta e não tem qualquer entraves a uma mudança de clube.

Fechado: Pedro Russiano vai ser o novo treinador do Penafiel, sabe o Bola na Rede

As negociações entre o treinador Pedro Russiano e o Penafiel foram concluídas com o sucesso e o técnico assume a equipa da Segunda Liga.

José Boto pode apresentar demissão no Flamengo: eis o motivo

O futuro de José Boto no Flamengo pode estar a chegar ao fim. Em causa está uma contratação cancelada pelo clube brasileiro.

Alvo do Benfica falha apresentação aos trabalhos no Lyon

Thiago Almada não se apresentou aos trabalhos junto do Lyon. Médio não integra lista divulgada pelo conjunto francês.

PUB

Mais Artigos Populares

Francisco Conceição é a prioridade de mercado da Juventus e dia 15 de julho é fulcral para o FC Porto

A Juventus vai fazer um forcing por Francisco Conceição nos próximos dias. Extremo do FC Porto é a prioridade da Vecchia Signora.

Kika Nazareth: «Foi um jogo à Portugal»

Kika Nazareth falou após o desafio entre Portugal e a Itália, relativo à segunda jornada da fase de grupos do Euro 2025 Feminino.

Eis as contas de Portugal para se apurar para os quartos de final do Euro 2025 Feminino

Portugal empatou com a Itália ao cair do pano e continua vivo na luta pelos quartos de final do Euro 2025 Feminino. Eis as contas do apuramento.