Jogadores que Admiro #38 – Rivaldo

- Advertisement -

jogadoresqueadmiro

É muito difícil um jogador querer alcançar a fama e o sucesso sem se tornar mediático ou ter uma carreira paralela dominada pela propaganda. Um jogador que não se entrega a nada disso simplesmente não é lembrado ou até é esquecido. Ele é apenas mais um que dá uns chutos na bola, ganha bastante dinheiro, mais um que joga na selecção, e nunca “O Jogador”. Esta estranha e triste realidade tocou de forma injusta um dos maiores médios ofensivos que o futebol já viu, que durante toda a sua carreira preferiu permanecer pelos bastidores, que era avesso às entrevistas e afins. Ele apenas jogava à bola e de que maneira.

O Rivaldo era para mim a verdadeira e pura definição de um craque. Um médio com uma técnica poética e suprema, uma agilidade e uma capacidade de tomada de decisão impressionante, conseguia decidir os jogos com os seus remates dilacerantes, a sua inteligência superior e a sua classe de um recorte intangível e emocionante.

No auge da sua carreira transferiu-se do Corunha para o Barcelona, tendo sido campeão duas vezes e ganhado a Bola de Ouro. Foi uma pedra essencial da selecção do Brasil nos mundiais de 1998, na França, e 2002, no Mundial da Coreia-Japão, onde o Brasil acabou por vencer, tendo sido considerado um dos melhores jogadores, atrás de Oliver Kahn e Ronaldo, e nomeado para o onze do campeonato.

Rivaldo venceu o prémio de melhor jogador da FIFA em 1991 Fonte: listasdefutbol.com
Rivaldo venceu o prémio de melhor jogador da FIFA em 1991
Fonte: listasdefutbol.com

Rivaldo em campo debitava uma estética deliciosa, com toques de requinte e até de uma malvadez inocente. Rivaldo era avesso aos holofotes. Se dentro do campo ele era de uma habilidade tremenda, fora do campo não o era de todo. Mas no jogo ele mandava. E como jogava. Regularmente presenteava os adeptos do Barcelona com actuações estelares. Fora deste mundo e do outro. Um dia ele fez um hat-trick contra o Valência, no jogo que talvez tenha sido o da sua vida. A dois minutos do fim ele escreveu na história do futebol, pela importância, pela beleza, pela genialidade, um dos mais fenomenais golos que talvez possamos imaginar. Recebendo um passe quase do meio campo de Frank De Boer, matou a bola no peito em cima da linha da área e presenteou toda a gente no Camp Nou com uma bicicleta perfeita, irrepreensível, luxuriante, elástica, plástica e mágica, que foi morrer no canto da baliza do Valência. O estádio delirou em eterno êxtase!

Rivaldo conquistou outros troféus importantes mas nunca quis os holofotes. Desde a Liga dos Campeões pelo Milan a outros campeonatos no Olimpiacos, na Grécia, tornou-se um ídolo por aquelas bandas.

A humildade tímida do craque nunca se deixou sobrepor pela arrogância especial que os seus autênticos hinos ao futebol provocaram. Curioso é que “ninguém” gostava dele. Principalmente os adversários. Em 2014 pendurou as chuteiras com as lágrimas nos olhos e com uma simples mensagem de gratidão à família pelo apoio e carinho que recebeu ao longo dos seus 24 anos como jogador.

Para mim foi uma das grandes estrelas de sempre do futebol e uma pessoa cujo simples amor ao jogo fez dele o que ele foi. Como costumo dizer, “nunca trazemos do jogo mais do que aquilo que lhe damos”.

Rivaldo para mim é imortal!

Foto de Capa: imortaisdofutebol.com 

Bibliografia:

Alcino Rodrigues
Alcino Rodrigueshttp://www.bolanarede.pt
Já foi jogador mas há uns tempos passou para o outro lado e ajuda os treinadores com as coisas que escreve. Adora desporto e todas as componentes do jogo interior, ou treino mental. O seu foco são os processos e adora estudar as dinâmicas do trabalho em equipa. Coloquem muita malta a trabalhar junta e ele descortina todas as suas nuances. Já teve filhos, plantou árvores e ultimamente lançou um livro. Parece que está safo…                                                                                                                                                 O Alcino não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Pedro Duarte, presidente da Câmara Municipal: «Campeão está de volta e o FC Porto está mais forte do que nunca»

Pedro Duarte, presidente da Câmara Municipal do FC Porto, recebeu a comitiva azul e branca e prestou declarações em dia de festa do clube.

Reinaldo Teixeira felicita FC Porto: «Um triunfo que já estava selado, mas hoje com uma festa vibrante e oficialmente assinalada»

Reinaldo Teixeira, presidente da Liga Portugal, deu os parabéns ao FC Porto pela conquista da Primeira Liga. Eis a mensagem.

Geovany Quenda faz último jogo em Alvalade: «Tem sido difícil para mim, a despedida…»

Geovany Quenda falou sobre a despedida de Alvalade. Jovem dos leões está de saída do Sporting para rumar a Inglaterra.

Rafa Silva atinge marca especial no Estoril Praia x Benfica

Rafa Silva celebra o golo 100 pelo Benfica. Internacional português chegou à marca no jogo frente ao Estoril Praia.

PUB

Mais Artigos Populares

André Villas-Boas após nova conquista do FC Porto: «Somos o clube com mais títulos do futebol português e não temos de inventar taças latinas...

André Villas-Boas falou na festa do título do FC Porto. Dragões em festa depois da conquista do 31.ª campeonato nacional da sua história.

Borja Sainz em dia de festa do FC Porto: «Esta família merece o melhor»

Borja Sainz falou na festa do título do FC Porto. Dragões em festa depois da conquista do 31.ª campeonato nacional da sua história.

Pepê recorda época anterior e elogia Francesco Farioli: «É uma pessoa especial»

Pepê falou na festa do título do FC Porto. Dragões em festa depois da conquista do 31.ª campeonato nacional da sua história.