📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Jogadores que Admiro #43 – Deco

- Advertisement -

jogadoresqueadmiro

Jogava de pantufas. Deslizava em campo. Via o que os outros não viam e encontrava um espaço que, aparentemente, não existia. As qualidades de um verdadeiro dez, daqueles que já não se fazem, estavam condensadas em apenas um craque que nos deu a sorte de um dia ter sido descartado da selecção brasileira.

Nem tudo foram rosas na chegada ao campeonato português. Chegou ao Benfica e nunca conseguiu dizer “presente”. Foi emprestado ao Alverca e ao Salgueiros, acabando por sair para o melhor Porto que vimos no séc. XXI, quiçá na sua história. Numa super-equipa liderada por José Mourinho, Deco era o pontífice e a estrela que mais brilhava nesse conjunto de talentos. Vê-lo jogar pela selecção portuguesa foi uma bênção, e sentou um dos melhores jogadores portugueses de sempre, Rui Costa.

Eu olhei sempre com admiração para os que conseguem ver mais à frente. Os visionários, em qualquer área de trabalho, merecem, na minha perspectiva, todo o tipo de atenção. Deco sempre esteve à frente. Esteve com Ronaldinho no Barcelona mas o seu espaço era só seu. A maneira como pegava na bola enganou todos dentro do campo e fez delirar os milhares que o viam nas bancadas.

Um dos muitos títulos conquistados no Porto.
Um dos muitos títulos conquistados na sua carreira
Fonte: Facebook oficial de Deco

A última lembrança mais iluminada do seu futebol que eu tenho é de um jogo mais ou menos importante – não é relevante o sítio – para o campeonato inglês. Um livre, que seria adequado para um qualquer esquerdino com mais técnica de remate, transformou-se numa das pinturas mais belas que saíram dos pincéis de Deco. O guarda-redes, como é habitual, esperou uma bola a contornar a barreira para cair no espaço que normalmente é deixado protegido pela mesma. Houdini não teria feito melhor e a ilusão acabou por terminar no fundo das redes e no ângulo que o defensor da baliza estaria a proteger com mais zelo. Deco era isto.

Não tenho acesso a datas, minutos e locais. Nem preciso. A obra de Deco permanecerá sempre como foi, sem tempo nem espaço.

Foto de Capa: Facebook Oficial de Deco

Alexandre Ribeiro
Alexandre Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
Nasceu com a bola nos pés mas rapidamente percebeu que fora de campo o proveito poderia ser maior. Desde cedo que se deixou fascinar pela força, beleza e capacidade de renovação que o futebol pode ter.                                                                                                                                                 O Alexandre não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Foi um elemento fundamental para José Mourinho no Fenerbahçe e pode estar a caminho da Serie A

O Fenerbahçe pode vir a perder Milan Skriniar. O defesa-central eslovaco de 30 anos está na lista de potenciais reforços do AC Milan.

Corinthians rejeita proposta de 6 milhões de euros do AC Milan por antigo jogador do Chaves

O Corinthians não aceitou uma proposta de seis milhões de euros, mais dois milhões em bónus, por Hugo Souza. O interesse é do AC Milan.

O Celtic de Wilfried Nancy: À quinta foi de vez!

Veio tarde e quase fora de horas a primeira afirmação de Wilfried Nancy como novo treinador dos católicos do Celtic Glasgow.

Faz sentido o Benfica pensar em Rafa Silva?

Desde problemas de foro psicológico até desentendimentos com o treinador, Rafa tem se tornado numa persona non grata dentro do clube turco.

PUB

Mais Artigos Populares

Ex-Benfica Dean Saunders elogia José Mourinho: «Ele é um génio, sabe como ganhar jogos de futebol e impedir que boas equipas joguem bem contra...

O antigo avançado do Benfica, Dean Saunders, fez uma avaliação sobre José Mourinho. O antigo internacional galês deixou vários elogios para o técnico dos encarnados.

Confirmado: Manchester United de Ruben Amorim quer Rúben Neves e já há contactos a decorrer

O Manchester United de Ruben Amorim está interessado em Rúben Neves. O clube da Premier League está em contactos para saber a viabilidade do negócio já em janeiro.

Vitinha abre porta a um regresso ao FC Porto no futuro: «Gos­tava imenso de vol­tar a jogar com esta cami­sola»

Vitinha assumiu que pretende voltar a jogar pelo FC Porto no futuro. O médio internacional português tem estado em destaque no PSG.