Jogadores que Admiro #43 – Deco

- Advertisement -

jogadoresqueadmiro

Jogava de pantufas. Deslizava em campo. Via o que os outros não viam e encontrava um espaço que, aparentemente, não existia. As qualidades de um verdadeiro dez, daqueles que já não se fazem, estavam condensadas em apenas um craque que nos deu a sorte de um dia ter sido descartado da selecção brasileira.

Nem tudo foram rosas na chegada ao campeonato português. Chegou ao Benfica e nunca conseguiu dizer “presente”. Foi emprestado ao Alverca e ao Salgueiros, acabando por sair para o melhor Porto que vimos no séc. XXI, quiçá na sua história. Numa super-equipa liderada por José Mourinho, Deco era o pontífice e a estrela que mais brilhava nesse conjunto de talentos. Vê-lo jogar pela selecção portuguesa foi uma bênção, e sentou um dos melhores jogadores portugueses de sempre, Rui Costa.

Eu olhei sempre com admiração para os que conseguem ver mais à frente. Os visionários, em qualquer área de trabalho, merecem, na minha perspectiva, todo o tipo de atenção. Deco sempre esteve à frente. Esteve com Ronaldinho no Barcelona mas o seu espaço era só seu. A maneira como pegava na bola enganou todos dentro do campo e fez delirar os milhares que o viam nas bancadas.

Um dos muitos títulos conquistados no Porto.
Um dos muitos títulos conquistados na sua carreira
Fonte: Facebook oficial de Deco

A última lembrança mais iluminada do seu futebol que eu tenho é de um jogo mais ou menos importante – não é relevante o sítio – para o campeonato inglês. Um livre, que seria adequado para um qualquer esquerdino com mais técnica de remate, transformou-se numa das pinturas mais belas que saíram dos pincéis de Deco. O guarda-redes, como é habitual, esperou uma bola a contornar a barreira para cair no espaço que normalmente é deixado protegido pela mesma. Houdini não teria feito melhor e a ilusão acabou por terminar no fundo das redes e no ângulo que o defensor da baliza estaria a proteger com mais zelo. Deco era isto.

Não tenho acesso a datas, minutos e locais. Nem preciso. A obra de Deco permanecerá sempre como foi, sem tempo nem espaço.

Foto de Capa: Facebook Oficial de Deco

Alexandre Ribeiro
Alexandre Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
Nasceu com a bola nos pés mas rapidamente percebeu que fora de campo o proveito poderia ser maior. Desde cedo que se deixou fascinar pela força, beleza e capacidade de renovação que o futebol pode ter.                                                                                                                                                 O Alexandre não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Fulham de Marco Silva avança com 40 milhões de euros por jogador do Manchester City que já passou pela formação do FC Porto

O Fulham de Marco Silva fez uma proposta por Oscar Bobb. Jovem extremo tem tido pouco espaço no Manchester City.

Depois das quedas, onde ver o Braga x Nottingham Forest da Europa League?

O Braga recebe o Nottingham Forest num dos destaques desta jornada europeia. Pedreira de gala para a sétima jornada da fase de liga da Europa League.

A caminhada de Francisco Conceição na Juventus

A caminhada de Francisco Conceição na Juventus é, até agora, um processo de afirmação num contexto onde o talento nunca chega por si só.

Onde ver o Viktoria Plzen x FC Porto da Europa League?

O Viktoria Plzen recebe o FC Porto na sétima jornada da fase de liga da Europa League. Jogo é importante nos objetivos azuis e brancos.

PUB

Mais Artigos Populares

Imprensa turca já fala em acordo entre Benfica e Besiktas e revela dia em que Rafa Silva chegará a Portugal

O Benfica está mais próximo de contratar Rafa Silva. Imprensa turca fala em acordo para a transferência do internacional português.

6 baixas e 6 jovens no treino do Benfica antes da deslocação a Itália para o jogo contra a Juventus

O Benfica treina esta manhã no Seixal antes da viagem para Itália. Águias preparam embate contra a Juventus na Champions League.

Al Nassr aumenta preço de Wesley e Benfica está mais distante: eis o novo valor pedido pelo extremo

O Al Nassr aumentou o preço de Wesley. Benfica não ficou satisfeito e negociações estão agora mais distantes de uma conclusão positiva.