Jogo Interior #19 – Formação para ganhar Homens

- Advertisement -

“Formação para ganhar Homens”. Quantas vezes não ouvimos este diálogo entre pessoas do futebol? “- Como correu o jogo hoje? – Correu mal, perdemos”. O que dirá isto daquilo que é a essência do futebol aos olhos da população que dele e com ele vive? Será que o miolo do futebol passa pela busca dos resultados desportivos?

No futebol de formação, estes diálogos surgem “inconscientemente” entre qualquer pessoa afeta aos treinadores dos escalões iniciais da modalidade. Depois de qualquer jogo, nas horas seguintes, no dia seguinte, na semana seguinte, a pergunta surge e a resposta que é procurada é sempre a mesma: Ganhar ou perder?

Aos treinadores de formação cabe o papel de mudar este paradigma, esta ideia errada do que é o sucesso neste momento da formação dos jovens jogadores. Como treinador de futebol de formação e licenciado em Treino Desportivo, penso que esta mudança se inicia no campo, no treino, nos momentos competitivos, na mentalidade incutida nos jovens e naquilo que lhes é solicitado em todas estas circunstâncias do futebol.

Aos jovens jogadores apenas se deve exigir, pedir e incutir a dedicação máxima, a entrega total, o esforço em prol do grupo e de cada um, a tentativa de fazer as coisas que são treinadas e, no fim, mas não menos importante, a diversão em fazer aquilo que tanto gostam e que os seus pais, o clube e os treinadores, idealmente fazem para que a experiência seja a mais proveitosa.

O objetivo do futebol de formação deve ser formar o individuo e não uma “máquina de fazer golos”
Fonte: SL Benfica

Ouvimos, muitas vezes, treinadores a gritar para os seus jovens “Queremos ganhar ou não?”, objetivando e direcionando o futebol de formação para a vitória desportiva, para a aquisição dos três pontos, para a busca destes através de qualquer meio, colocando, assim, de lado aquilo que deve ser perseguido e focado.

Para além da formação desportiva, onde entra a aquisição das demais habilidades da modalidade, o conhecimento e a perceção daquilo que são os momentos do jogo e da tática, entre outros pontos do futebol, deve imperar a formação pessoal de cada jovem jogador, como um indivíduo a capacitar de atuar numa sociedade repleta de hábitos, normas e regras.

Deve-se fazer com que cada jogador perceba: que para melhorar e evoluir, tem de se dedicar, de trabalhar e de se esforçar ao máximo, que nada lhes é dado de “mão beijada”, como se costuma dizer; que, para que um grupo avance, deve estar unido e a remar na mesma direção como os marinheiros que levam um barco a bom porto; que deve respeitar todos os intervenientes na ação em que a modalidade se desenrola; e que não há problema em errar e falhar, pois este faz parte do processo de aprendizagem e evolução e sim, há problema em desistir e não reagir a cada adversidade que surge com mais vontade e ambição.

No fundo, todo este “futebol de formação” pretende formar o indivíduo, muni-lo de ferramentas, estratégias e soluções para uma vida em sociedade, em que muito do que é aprendido com esta prática é transferível para as várias situações da vida de cada um. Portanto, ganhar um jogo não será mais do que uma pequena cereja no topo de um grande bolo que demorou muito tempo e deu muito trabalho a fazer. Não será mais do que uma vitória, não será mais nem melhor, nem mais importante, nem mais valioso do que uma derrota, ou um empate, é apenas um mero resultado e, deve ser entendido como tal.

O sucesso dependerá daquilo que cada jogador, cada indivíduo fez durante os treinos e durante a competição para cumprir, em todos os aspetos, o objetivo de “ser melhor hoje do que aquilo que foi ontem”.

Foto de Capa: AD Limianos

Artigo revisto por Inês Vieira Brandão

Bruno Alexandre Rodrigues
Bruno Alexandre Rodrigueshttp://www.bolanarede.pt
Desde cedo praticou futebol e o seu gosto pelo desporto foi crescendo. Licenciado em Educação Física e Desporto no ramo de Treino Desportivo e com Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, é, atualmente, Treinador de futebol de formação e Treinador Adjunto de futebol sénior. Pretende refletir sobre as situações que vivencia, em primeira pessoa e não só, no dia a dia da modalidade.                                                                                                                                                 O Bruno escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Bodo/Glimt supera o NEC Nijmegen e NK Celje de Vítor Campelos empata: Eis os resultados do dia na Champions League

Na 1.ª mão da última pré-eliminatória da Champions League, o NEC Nijmegen foi derrotado por 3-1 pelo Bodo/Glimt e o NK Celje empatou 1-1 com o Slovan Bratislava.

Al Ula de José Peseiro avança com vitória larga e Al Taawoun elimina o Damac: Eis os resultados do dia na Taça do Rei...

Esta quarta-feira, o Al Ula venceu o Al Fateh por 3-0 e o Al Taawoun bateu o Damac também por 3-0, garantindo um lugar nos oitavos-de-final do torneio.

Dossiê fechado: Sevilla chega a acordo com o Sporting para a aquisição de Giorgi Kochorashvili

O jornal A Bola revela que o Sporting fechou um acordo com o Sevilla para a venda de Giorgi Kochorashvili, a troco de quatro milhões de euros.

Jovem egípcio volta a brilhar e Barcelona vence o Al Ahly antes do arranque na La Liga

No último jogo da pré-temporada, o Barcelona levou a melhor sobre os egípcios do Al Ahly, com um triunfo por duas bolas a uma.

PUB

Mais Artigos Populares

Stephan Helm espera jogo equilibrado em Braga: «Não há favoritos»

Stephan Helm, treinador do Austria Viena, descreveu o Braga como «muito competitivo», mas mostrou-se confiante na capacidade da sua equipa.

Treinador do Aarhus antevê embate com o Benfica: «Sabemos que o Pavlidis vai estar no lugar certo para marcar golos»

Jakob Poulsen, treinador do Aarhus, reconheceu a qualidade do plantel do Benfica e referiu que está focado numa boa exibição.

Braga desfalcado para a Conference League: Ricardo Horta é baixa de peso para o encontro com o Austria Viena

Ricardo Horta vai falhar as próximas duas a três semanas, depois de sofrer uma lesão muscular na perna direita.