Jogo Simples #4 – 7 perguntas sobre a Liga das Nações da UEFA

    1. 4.    A Liga das Nações da UEFA terá relação com o EURO 2020?

    Terá, sim. É esse o outro objetivo que a competição oferece às seleções: a qualificação para o Europeu de futebol. Para o Mundial não se sabe ainda se o sistema é o mesmo, mas confia-se que seja semelhante. Mas foquemo-nos nesta edição da Liga das Nações e em como esta dará a qualificação a algumas equipas para o próximo EURO 2020.

    Em primeiro lugar, é preciso sublinhar que a fase de apuramento para o Europeu vai continuar a realizar-se tal e qual como acontece atualmente, a única diferença é que começará apenas em Março, precisamente depois da fase de grupos da Liga das Nações. Dessa habitual fase de qualificação serão apuradas vinte das 24 seleções, ficando assim abertas quatro vagas. Como é que serão encontradas estas quatro equipas? Pela Liga das Nações!

    Os derradeiros quatro apurados para o EURO 2020 serão encontrados através de um play-off disputado pelos 16 vencedores de cada um dos 16 grupos da UEFA Nations League (os quatro vencedores dos grupos de cada uma das quatro divisões). Os play-offs serão feitos por ligas, sendo que cada liga terá um caminho próprio, com meias-finais e final jogadas a uma só mão. O vencedor de cada um dos caminhos garantirá um bilhete para a fase final do EURO 2020.

    Sobre os play-offs há que ressalvar duas alíneas:

    – caso algum dos vencedores dos grupos da Liga das Nações já tiver assegurado um lugar no EURO através da Qualificação Europeia, essa vaga será para a equipa que terminou no lugar seguinte na sua Liga.

    – se uma Liga não tiver quatro equipas a competir no play-off, as vagas restantes serão atribuídas a equipas de outra Liga, de acordo com o ranking da UEFA Nations League.

     

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    André Maia
    André Maiahttp://www.bolanarede.pt
    Durante os seus primeiros seis anos de vida, o André não ligava a futebol. Até que no dia 24 de junho de 2004, quando viu o Ricardo a defender um penálti sem luvas, se apaixonou pelo jogo. Amante da história de futebol e sempre com factos na ponta da língua, tem Cristiano Ronaldo e Rui Patrício como os seus maiores ídolos.                                                                                                                                                 O André escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.