O Passado Também Chuta: Lusitano GC: O clube de fazer forte a fraca gente

- Advertisement -

o passado tambem chuta

Fazer forte, fraca gente: este viria a ser o lema daquela que é a instituição desportiva mais antiga e conhecida do Alentejo. Foi fundado a 11 de Novembro de 1911 por uma colectividade de estudantes e marçanos, aquele que viria a ser inicialmente designado de Luzitano Futebol Clube.

O Lusitano de Évora era um clube ligado ao poder político e militar, contrastando com as origens humildes do rival Juventude. Noutros tempos, a maioria da população do Alentejo vivia do trabalho no campo. E foi também o trabalho no campo que fez com que o Lusitano de Évora fosse sobrevivendo ao longo dos anos visto que grande parte das fontes de rendimento do clube, vinham dos investimentos feitos pelos lavradores e agricultores.

Foram também estes investimentos que outrora, fizeram o Lusitano de Évora pertencer ao convívio entre os grandes nas décadas de 50 e 60. Esse foi inclusive, o período mais dourado da história centenária do emblema eborense, com o Lusitano a jogar na primeira divisão entre as temporadas de 1952/1953 e 1965/1966.

No entanto, seria ainda na década de 50 que o clube eborense alcançaria os melhores resultados desportivos. A sua melhor classificação se sempre foi um quinto lugar obtido na época 1956/1957, sob o comando técnico do brasileiro Otto Bumbel. Nas temporadas de 1952/1953 e 1958/1959, o clube eborense chegou às meias-finais da Taça de Portugal, sendo em ambas as ocasiões eliminado pelo FC Porto. Porém, em 1954/1955, seria o Lusitano a levar a melhor sobre o FC Porto na Taça em pleno estádio das Antas, embora fossem posteriormente eliminados pelo Sporting nos quartos-de-final.

Uma equipa do Lusitano GC na Primeira Liga Fonte: alentejosport.blogspot.pt
Uma equipa do Lusitano GC na Primeira Liga
Fonte: alentejosport.blogspot.pt

Nesses 14 anos entre a elite do futebol português, o seu estádio, o célebre Campo Estrela, também se tornaria famoso pelo facto de ser uma das maiores “fortalezas” do futebol português. Os três grandes tinham sérias dificuldades em jogar naquele estádio. O Sporting e o FC Porto perderam lá várias vezes, e o Benfica, na única vez que lá perdeu, foi logo com uma goleada por 4-0, tendo inclusive havido um jogo em que ganharam nos descontos com um golo precedido de falta sobre o guarda-redes eborense.

Tiago Serrano
Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.

Subscreve!

Artigos Populares

Matheus Nunes reage ao golo de Anatoliy Trubin: «Sou adepto do Sporting, mas…»

Matheus Nunes, que passou pelo Sporting falou sobre o golo de Anatoliy Trubin pelo Benfica, contra o Real Madrid, para a Champions League.

Atlético Madrid tem ex-Benfica na mira: o modelo de negócio em cima da mesa

O Atlético Madrid está a tentar a contratação de Marcos Leonardo. O conjunto colchonero procura o empréstimo do brasileiro.

Inter Milão avança por médio do Liverpool neste mercado de inverno

O Inter Milão está em conversações com o Liverpool por Curtis Jones. Emblema da Serie A mostra interesse no médio de 25 anos.

Victor Froholdt somou marca importante com apenas 19 anos

Victor Froholdt é um dos nomes mais importantes do FC Porto neste mercado. O jogador atingiu os 100 jogos na carreira.

PUB

Mais Artigos Populares

FC Porto tem poucos dias para resolver situação de jogador que não entra nas contas de Francesco Farioli

Yann Karamoh deverá sair do FC Porto em breve. O extremo não entra nos planos de Francesco Farioli na segunda metade da época.

O que aconteceu para o Vitória SC x Moreirense ficar “às escuras”? Eis a explicação

O Vitória SC x Moreirense ficou também marcado pela falta de luz. Houve um micro corte parcial no sistema elétrico do Estádio D. Afonso Henriques.

Benfica x Real Madrid promete fazer pelo menos uma ‘vítima’ nos merengues

O Real Madrid foi a Lisboa ser derrotado pelo Benfica. Franco Mastantuono foi titular, mas corre o risco de rumar ao banco.