O Passado Também Chuta: Lusitano GC: O clube de fazer forte a fraca gente

- Advertisement -

Nesse período, foram vários os nomes que se deram a conhecer ao futebol português na cidade alentejana, mas creio que os de maior relevo foram o defesa-central Falé e o guarda-redes Dinis Vital, que foram os únicos jogadores do Lusitano a chegarem à seleção nacional. O Vital transferira-se para o Vitória de Setúbal em 1966 onde faria parte de uma das gerações mais douradas do emblema sadino, junto a nomes como Vítor Baptista, Fernando Tomé e Jacinto João. Posteriormente, também seria treinador do clube eborense em três ocasiões distintas. Falecido em 2014, actualmente dá o seu nome à taça distrital da AF Évora.

Muitos outros nomes fizeram história ao serviço do clube da cidade-museu, tais como José Pedro Biléu e Paixão, que tal como Vital e Falé, cumpriram as 14 épocas do Lusitano na primeira divisão. Destaque ainda para outros nomes como Caraça (formado no rival Juventude) e Teotónio, bem como para alguns jogadores recrutados aos grandes de Lisboa. Entre este restrito grupo, houve o médio Vicente, que foi recrutado ao Sporting, e os avançados Augusto Batalha e Alberto Du Fialho recrutados ao SL Benfica, sendo que o segundo também seria treinador do clube.

Houve também alguns jogadores estrangeiros que deram nas vistas no Lusitano de Évora, a maioria deles oriundos da América Latina. Entre esses casos, destaque para o paraguaio Melanio Olmedo, que conquistaria a Copa América em 1953, e o hondurenho Cardona, que no futuro faria carreira no Atlético de Madrid.

Após a despromoção, o clube jogaria durante 20 anos na Segunda Liga, estando perto da subida nalgumas ocasiões, Mas a despromoção para a antiga Segunda Divisão B em 1985/1986, daria início à decadência do clube alentejano. Após vários anos a alternar entre a Segunda B e a Terceira Divisão, em 2010/2011, dar-se-ia a despromoção para os distritais.

A equipa do Lusitano GC que subiu à 1ª divisão em 1951/1952 Fonte: alentejosport.blogspot.pt
A equipa do Lusitano GC que subiu à 1ª divisão em 1951/1952
Fonte: alentejosport.blogspot.pt

Foi no início desta década que, para os sócios mais antigos e que bem se recordam dos tempos dourados do clube, o Lusitano GC “morreu”. E não foi apenas por esta queda para os distritais, mas também pelas dificuldades financeiras acrescidas ao longo dos anos, desde a falta de apoio da Câmara Municipal, à falta de apoio ao sector agrícola, bem como às sucessivas más gestões que levaram à venda de todo o património do clube, inclusive do Campo Estrela. Este descalabro atingiu o seu auge numa célebre Assembleia Geral em que após a direcção ter ganho a votação, um sócio do clube já idoso terá proclamado alto e a bom som: “Estão a matar o meu Lusitano!”.

Em 2011/2012, o Lusitano GC não teve futebol sénior e teve de recomeçar praticamente do zero. Recuperou o futebol sénior e o Campo Estrela na época seguinte, subindo de divisão duas épocas consecutivas.

Actualmente o clube disputa a Divisão de Honra da AF Évora e é presidido por Luís Valente, filho de José Valente, ex-presidente do clube. Duarte Machado é o actual treinador do clube eborense, que irá jogar num estádio que bem conhece, visto que este jogou 4 temporadas no CF “Os Belenenses”. E o plantel lusitanista é maioritariamente composto por jogadores formados no clube, de maneira que este confronto com o clube azul e branco na Taça de Portugal poderá ser uma oportunidade única nas suas carreiras.

O Lusitano Ginásio Clube é um dos muitos históricos do futebol português que já fez furor na Primeira Liga e que agora passa por momentos muito complicados. E perante um futebol português cada vez menos “interiorizado”, as dificuldades acrescem-se. Mas este reencontro com um grande do futebol português fez desenterrar o passado e as memórias de muita gente. Este jogo será um pequeno regresso ao mapa do futebol português, sem se saber quando será possível um novo regresso.

Foto de Capa: Lusitano Ginásio Clube

Tiago Serrano
Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.

Subscreve!

Artigos Populares

Países Baixos goleiam a Finlândia para a qualificação do Mundial 2026

Países Baixos venceram por 4-0 a Finlândia, a contar para a qualificação do Mundial 2026. O conjunto neerlandês lidera o grupo G sem derrotas.

La Masia pode voltar a ser solução: Barcelona estuda promoção de mais um central

O Barcelona procura acrescentar mais um defesa central que seja esquerdino ao seu plantel, depois da saída de Iñigo Martínez.

Real Zaragoza não perdoa e despede ex-Atlético Madrid no dia mais importante da cidade

O Real Zaragoza anunciou este domingo despedimento de Gabi do comando técnico da equipa principal do emblema da La Liga 2.

Kylian Mbappé encantado com Lionel Messi e assume: «Nunca pensei em jogar no Barcelona»

Kylian Mbappé assumiu que gostou de jogar com Lionel Messi no PSG, admitindo que nunca pensou em atuar pelo Barcelona.

PUB

Mais Artigos Populares

Atlético goleia 1.º Dezembro por 4-0 e ultrapassa rivais na tabela da Liga 3

O Atlético venceu o 1.º Dezembro por 4-0 num jogo em atraso da quinta jornada da Liga 3. Vitória para a equipa da casa.

WSBK Estoril: Bulega vence segunda corrida e adia festa de Toprak

A CORRIDA: TURCO ARRANCOU MAL E O ITALIANO APROVEITOU...

Charlotte Schmit reforça equipa B do Sporting: «Quero crescer dentro de campo»

O Sporting anunciou a contratação de Charlotte Schmit, médio de 19 anos e internacional pelo Luxemburgo. A jovem chega proveniente do SC Freiburg e junta-se à equipa B feminina dos leões.