O Passado Também Chuta: Alessandro Del Piero

- Advertisement -

Alessandro Del Piero, “Alessandro Magno”, foi uma das figuras mais marcantes da história recente da Juventus e do futebol italiano. O internacional italiano vestiu a camisola 10 da “vecchia signora”, durante 19 temporadas.

Del Piero deu os seus primeiros passos no futebol, ao serviço do Pandova, clube dos escalões secundários italianos. Aos 18 anos estreou-se com a camisola da equipa principal, somando 10 jogos e um golo marcado. As boas exibições do jovem Alessandro valeram a transferência para a Juventus na época 93/94, a troco de 2.58 M€.

Seguiram-se 19 anos ao serviço dos “Bianconeri”, contabilizando 706 jogos disputados e 290 golos. Del Piero ajudou a Juve a conquistar vários títulos – uma Liga dos Campeões, uma Taça Intercontinental, uma Supertaça Europeia, uma Taça Intertoto, seis campeonatos, uma Taça de Itália, quatro Supertaças e uma Série B.

Em 2006, a Juventus viu-se envolvida no “calciocaos”, um escândalo de viciação de resultados no futebol italiano, sendo despromovida à segunda divisão. No plantel da “vecchia signora” saíram vários jogadores, estrelas como Fabio Cannavaro, Patrick Vieira, Emerson e Zlatan Ibrahimovic. Alessandro Del Piero manteve-se no clube, continuando a ser uma figura preponderante, um exemplo de lealdade.

Em 2012, deixou a Juventus e rumou ao futebol australiano para representar o Sydney FC, somando 48 jogos e 24 golos. Na temporada 2014/15, retirou-se dos relvados aos 40 anos, ao serviço do Delhi Dynamos FC, na Índia.

Fonte: FIFA

Alessandro Del Piero marcou também a história da seleção italiana, somando 97 internacionalizações e 27 golos marcados. Com a camisola da “squadra azzura” sagrou-se campeão do mundo em 2006 e venceu um campeonato da Europa sub-21. Representando Itália em quatro campeonatos da Europa e três mundiais.

Para a história ficam os golos, os dribles e as assistências de Del Piero, sendo preponderante ao longo de quase duas décadas com a camisola da Juve e da seleção italiana. Del Piero era um jogador tecnicamente evoluído, com boa meia distância e instinto finalizador, sendo um marcador de livres irrepreensível, marcando 53 com sucesso, na sua carreira profissional.

Para sempre, Del Piero será recordado pelos “tiffosi” da Juventus, como um dos seus, pela sua lealdade e pelo que fez, dentro das quatro linhas. Sendo, ainda hoje, o melhor marcador da história da “vecchia signora” e um dos jogadores com mais jogos disputados.

Foto de Capa: Juventus

Artigo revisto por Diogo Teixeira

Jorge Faria Sousa
Jorge Faria Sousahttp://www.bolanarede.pt
O Jorge é natural da Lourinhã, trabalha como Consultor na área de TI. Colabora com alguns meios de comunicação social, é comentador da Sporting TV e na Bola na Rede.                                                                                                                                                 O Jorge escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Sporting: posição dos leões está fechada para 2026/27

O Sporting não se vai mexer no que diz respeito à posição de extremo direito. Geny Catamo e Luis Guilherme disputarão o lugar.

Filipe Coelho é o novo treinador do Casa Pia

Filipe Coelho foi confirmado durante este domingo como o novo treinador do Casa Pia, sucedendo no cargo a Álvaro Pacheco.

Mau presságio? Brasil volta a repetir estatística negativa de 1986 e resultado não foi o melhor

O Brasil desperdiçou uma grande penalidade na partida contra a Noruega, repetindo o feito de Zico em 1986, frente à França.

Adeptos do Sporting podem preparar-se: leões vão oficializar reforço na segunda-feira

Rodrigo Rodrigues está perto de ser confirmado como reforço do Sporting. O extremo abandona assim o Gil Vicente.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica dá contrato longo a Jakub Kaminski

Jakub Kaminski está perto de ser jogador do Benfica. O extremo vai assinar um contrato válido por cinco temporadas.

FIFA anula suspensão de Folarin Balogun e avançado pode defrontar a Bélgica

Folarin Balogun foi despenalizado pela FIFA e poderá alinhar pelos Estados Unidos frente à Bélgica, nos oitavos de final do Mundial 2026.

AO VIVO E EM DIRETO: Assiste ao Brasil x Noruega dos oitavos de final do Mundial 2026

Brasil e Noruega têm encontro marcado nos oitavos de final do Mundial 2026. Em baixo, podes assistir ao jogo ao vivo e em direto.