O Passado Também Chuta: Andrey Arshavin no EURO 2008

    O momento que vivemos obriga-nos muitas vezes a rebobinar a fita para recordarmos bons momentos. Num desses dias, a minha memória decidiu levar-me ao Europeu de 2008, talvez o primeiro que me recordo inteiramente. Além da vitória inesquecível da seleção espanhola, é impossível não sermos levados a pensar nas exibições da Rússia, principalmente de Andrey Arshavin.

    Os campos da Áustria e da Suíça não estavam inteiramente preparados para as exibições do então jogador do Zenit. Apesar da ajuda preciosa na surpreendente vitória do clube de São Petersburgo na Taça UEFA do mesmo ano, a fama do atacante não saía muito das fronteiras do maior país do mundo.

    Com uma das seleções russas mais talentosas de sempre, os comandados de Guus Hiddink caíram num grupo teoricamente difícil. O grupo D continha a Espanha, crónica favorita, a Grécia, campeã em título, e uma Suécia que contava com nomes como Ibrahimovic e Henrik Larson nas suas fileiras.

    Nessa mesma fase de grupos, Arshavin demorou a conseguir a confiança do selecionador. Não jogou nas duas primeiras partidas e foi lançado a titular no jogo decisivo frente aos suecos. Resultado? Um golo e o prémio de homem do jogo que ajudaram a sua seleção a carimbar o passaporte para a fase seguinte.

    Nos quartos de final, a Rússia tinha à espera a Holanda, uma seleção que tinha encantado a europa com um bom futebol nos encontros anteriores. Novamente, contra quase todas as apostas, e com ajuda do pé direito de Andrey, os russos bateram a laranja mecânica no prolongamento. A exibição do mago russo vai ficar para sempre na retina dos amantes de futebol.

    Faltava um passo para a tão ambicionada final. Depois de se terem defrontado na primeira partida do grupo D, espanhóis e russos chegaram ao relvado do Ernst-Happel Stadium em fases de grande qualidade futebolística. No entanto, nuestros hermanos elevaram a fasquia em mais uma noite onde tudo correu de forma quase perfeita. Terminava aqui a história de cinderela dos homens vestidos de branco, vermelho e azul.

    Apesar da performance no Europeu ter terminado, Andrey Arshavin conquistou quem ainda não conhecia os seus predicados futebolísticos. Começou a ser sondado por grandes clubes europeus e acabou por voar até ao Emirates Stadium, para defender as cores do Arsenal.

    As lesões nunca nos deixaram ver o total potencial do russo a ser concretizado, mas ainda assim tem uma das exibições mais icónicas da Liga Inglesa. Em Anfield, o avançado marcou quatro golos no 4-4 frente ao Liverpool. Foram poucos anos no alto nível, mas de certeza que ficará eternizado nos livros do futebol.

    Sabe Mais!

    Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

    Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

    Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

    • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
    • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
    • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
    • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

    Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

    Subscreve!

    PUB

    Artigos Populares

    Manchester United em negociações avançadas para fechar o primeiro reforço da era Ruben Amorim por 4 milhões de euros

    O Manchester United está em negociações avançadas para garantir a contratação de Diego León. O jovem lateral-esquerdo pertence ao Cerro Porteño.

    Beijing Guoan oficializa contratação de Quique Setién e saída de Ricardo Soares

    O Beijing Guoan confirmou a contratação de Quique Setién como novo treinador. O português Ricardo Soares deixou a equipa após a conclusão da temporada.

    Athletico Paranaense oficializa saídas de Lucho González e Paulo Autuori

    O Athletico Paranaense oficializou as saídas de Lucho González e de Paulo Autuori da equipa. O club desceu à Série B do campeonato brasileiro.

    Viktor Gyokeres critica adeptos do Sporting que atiraram uma tocha para perto dos jogadores: «É triste»

    Viktor Gyokeres lamentou a atitude de alguns adeptos do Sporting, que atiraram uma tocha para perto dos jogadores, após a derrota frente ao Club Brugge.

    Jogou pelo Club Brugge frente ao Sporting e pode estar a caminho da Premier League em janeiro

    O Club Brugge pode ver sair Joel Ordóñez do plantel. O defesa-central equatoriano é pretendido pelo Chelsea e pelo Liverpool.
    Clara Maria Oliveira
    Clara Maria Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
    A Clara percebeu que gostava muito de Desporto quando a família lhe dizia que estava há muito tempo no sofá a ver Curling. Para isso não se tornar uma prática sedentária, pegava na caneta e escrevia sobre o que via e agora continua a fazê-lo.                              A Clara escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.