📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

O Passado Também Chuta: Andriy Shevchenko

- Advertisement -

Andriy Shevchenko foi o melhor jogador do futebol ucraniano, tendo passado por três clubes, Dynamo Kyiv, AC Milan e Chelsea, uma carreira repleta de golos e títulos. Hoje, orienta com sucesso a seleção da Ucrânia. No ano de 2004, venceu o Ballon D’or, pela revista France Football.

Sheva ingressou nos escalões de formação do Dynamo Kyiv, com apenas 9 anos, depois de ter praticado golfe e hóquei no gelo. Aos 18 anos, era visto como uma das grandes promessas do futebol ucraniano, tendo realizado a sua estreia na equipa principal, na época 94/95.

No Dynamo Kyiv, teve duas passagens ao longo da sua carreira, entre 1995 e 1999, e antes de se retirar dos relvados, entre 2009 e 2012. No clube ucraniano, contabilizou 251 jogos e 126 golos marcados, conquistando cinco campeonatos, três Taças da Ucrânia e uma Supertaça.

No verão de 1999/2000, após tornar-se a maior estrela do futebol ucraniano, sendo decisivo no Dynamo Kyiv, transfere-se para San Siro. Em 1999, o AC Milan investiu cerca de 23.91 M€ para adquirir o passe do jovem internacional ucraniano. Mais uma vez, a história de Andriy Shevchenko seria de golos, vitória e títulos, ao serviço do gigante italiano.

Andriy Shevchenko representou o Milan, durante oito épocas, somando 322 jogos e 174 golos marcados, conquistando uma Liga dos Campeões, uma Supertaça Europeia, um campeonato, uma Taça de Itália e uma Supertaça.

A página dourada de Sheva em Milão remete para a final da Liga dos Campeões no dia 28 de maio de 2003, perante a Juventus, disputada em Old Tradford. Após um empate a zero no tempo regulamentar e prolongamento, a decisão foi levada para as grandes penalidades, sendo Shevchenko a marcar a decisiva no frente-a-frente com Buffon. Em 2005, voltaria a ser finalista da Liga dos Campeões, tendo o Liverpool vencido o Milan na lotaria dos pontapés de penálti.

Na época 2006/2007, Andriy Shevchenko protagonizou uma transferência sonante, rumando ao futebol inglês para vestir a camisola do Chelsea, a troco de 43.88 M€. No clube londrino esteve apenas duas temporadas, vencendo uma FA Cup e uma Taça da Liga Inglesa, contribuindo com 22 golos, em 77 partidas. Na temporada de 2007-2008, o Chelsea atingiu a final da Liga dos Campeões, tendo sido derrotado pelo Manchester United de Alex Ferguson e Cristiano Ronaldo, no recurso às grandes penalidades. Nesta terceira final da sua carreira, Shevchenko não saiu do banco de suplentes.

No Dynamo Kyiv, Shevchenko venceu nove títulos, tornando-se uma estrela e um ídolo do clube ucraniano
Fonte: FIFA

Nas quatro temporadas que se seguiram, Shevchenko representou, por empréstimo, o Milan e, a título definitivo, o seu Dynamo Kyiv, retirando-se dos relvados aos 35 anos.

Ao serviço da seleção da Ucrânia, Andriy Shevchenko deixou também a sua marca, somando 111 internacionalizações e 48 golos marcados. Esteve em duas grandes competições: no Euro 2012 disputado no seu país, onde não foi além da fase de grupos, e, ainda, no Mundial 2006, onde seria eliminado pela campeã mundial Itália, nos quartos-de-final.

Para sempre, Andriy Shevchenko será recordado pelos rossoneri e pelos adeptos do Dynamo Kyiv. Mas sobretudo, por ter-se tornado a principal figura do futebol ucraniano e um craque a nível mundial, que impressionou pelos dribles e pela frieza finalizadora, ao longo da sua carreira.

Foto de Capa: UEFA

Artigo revisto por Joana Mendes

Jorge Faria Sousa
Jorge Faria Sousahttp://www.bolanarede.pt
O Jorge é natural da Lourinhã, trabalha como Consultor na área de TI. Colabora com alguns meios de comunicação social, é comentador da Sporting TV e na Bola na Rede.                                                                                                                                                 O Jorge escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Vice-presidente e CFO do Benfica revela mais detalhes do Benfica District: Desde os 80 mil na Luz ao financiamento

Nuno Catarino, vice-presidente e CFO do Benfica, revela mais detalhes sobre o Benfica District. Projeto será votado a 3 de janeiro em AG.

Bayern Munique conta com grandes notícias: um «reforço» de peso

Jamal Musiala está de regresso aos treinos do Bayern Munique, ao fim de 164 dias. Médio sofreu grave lesão no Mundial de Clubes 2025.

Manchester United de Ruben Amorim está interessado em 3 jogadores do Bournemouth

O Manchester United mostra interesse em Alex Scott, Tyler Adams e Antoine Semenyo, todos do Bournemouth.

Bruno Fernandes questionado sobre se Portugal joga melhor sem Cristiano Ronaldo: eis o que disse

Bruno Fernandes deu uma entrevista ao Canal 11. Médio do Manchester United falou sobre a Seleção Nacional.

PUB

Mais Artigos Populares

Romelu Lukaku regressa à convocatória do Nápoles após quatro meses afastado por lesão

Romelu Lukaku foi incluído na convocatória do Nápoles para o encontro com o Inter Milão. O avançado esteve afastado por 4 meses por lesão.

Bruno Fernandes confirma proposta do Benfica e revela interesse do FC Porto: «Financeiramente era muito tentador»

Bruno Fernandes revelou que contou com uma proposta do Benfica, depois de ter rescindido contrato com o Sporting, em 2018.

Águias favoritas com o Jamor (e possível Clássico) na mira | Farense x Benfica

Às 20:45, o Benfica sobe ao relvado do Estádio de São Luís para defrontar o Farense, num encontro onde a margem de erro é inexistente.