📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

O Passado Também Chuta: Associação Naval 1.º de Maio

- Advertisement -

A Associação Naval 1º de Maio, foi fundada em 1 de Maio de 1893, sucedendo à extinta Associação Naval Figueirense.

Sendo uma Associação de raiz eminentemente operária o nome escolhido para a agremiação não poderia ter sido mais apropriado, assim como o dia escolhido para a sua implementação – o dia do Trabalhador, de 1893.

Como primeiro Presidente da sua Direcção, a Naval teve João da Encarnação, banheiro da Praia da Claridade, da cidade sede da Figueira da Foz.

Na sua fase inicial, a Naval tinha por objectivo a prática de desportos náuticos, por parte dos seus associados. E foi no Remo, durante os seus primeiros anos de história, que a Naval 1º de Maio almejou alguns dos seus grandes sucessos desportivos. Mas, embora tenha nascido com uma vertente náutica, a Naval 1º de Maio foi alargando as suas secções desportivas e culturais, numa tentativa de proporcionar aos seus associados um leque variado de opções de prática desportiva e de actividades lúdicas.

O remo foi a modalidade do clube, com vários titulos conquistados Fonte: http://meninosdanaval.blogspot.pt/
O remo foi a modalidade pioneira do clube, com vários títulos conquistados
Fonte: http://meninosdanaval.blogspot.pt/

Assim, para além da secção naval, surgiu a ginástica, a natação, o futebol, a patinagem, os pesos e halteres, a luta greco-romana, basquetebol, tiro, esgrima, dança, entre outros.

Também foi objectivo dos fundadores da Naval 1º de Maio, proporcionar um desenvolvimento cultural e cívico aos seus associados, promovendo, como era tradicional na época, actividades recreativas, de que se destacam os passeios, bailes, festas, animatógrafo, garraiada, orfeão e o teatro.

Como conclusão desta intensa actividade destaque-se que a Associação Naval 1º de Maio foi a terceira colectividade portuguesa a ser reconhecida pelo Comité Olímpico Português, e é, presentemente, a quarta colectividade desportiva mais antiga do país, com 116 anos de existência.

Foto de capa: gloriasdopassado.blogspot.pt

artigo revisto por: Ana Ferreira

David Vinagreiro
David Vinagreirohttp://www.bolanarede.pt
O David é um apaixonado pelo futebol desde criança, o que o levou a seguir o estudo do desporto por via académica com o sonho de se tornar treinador. Paralelamente, sempre teve gosto pela leitura e pela escrita, pelo que juntar o prazer da escrita com a paixão pelo futebol acabou por ser um processo natural.                                                                                                                                                 O David escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Jovem do Manchester United responde a críticas de Ruben Amorim… e apaga a publicação

Harry Amass não gostou que o português dissesse que ele estava a sentir dificuldades no empréstimo e postou uma foto com o prémio de melhor jogador do mês. O arrependimento veio logo a seguir.

Fiorentina em ‘blackout’ e escoltada pela polícia após nova derrota

A Fiorentina continua sem vencer na Serie A e a direção decretou silêncio total e estágio no centro de treinos.

Gary Neville compara polémica de Mohamed Salah à saída de Cristiano Ronaldo do Manchester United: «Cristiano Ronaldo fez isso e eu não gostei nada»

Gary Neville comentou a atitude de Mohamed Salah, admitindo que os melhores do mundo têm uma mentalidade diferente, mas criticou o comportamento.

Basquetebol: Ex-NBA deixa o FC Porto ao fim de quatro meses

Axel Toupane chegou com estatuto de estrela, mas a ligação termina de forma repentina. O extremo francês fez apenas 10 jogos pelo FC Porto.

PUB

Mais Artigos Populares

José Boto fecha a porta a saída e confirma renovação com o Flamengo: «Está tudo encaminhado para renovar»

José Boto colocou um ponto final na especulação. Apesar do interesse, o português garante que o novo contrato está apenas dependente de detalhes.

Takehiro Tomiyasu é reforço do Ajax a custo zero

Takehiro Tomiyasu, defesa internacional japonês, ex-Arsenal, assinou um contrato de seis meses com o Ajax.

PSG interessado em médio francês por quem exigem 60 milhões de euros

Ayyoub Bouaddi agrada aos donos do PSG, mas o Lille só aceita libertar o jogador por uma quantia próxima dos 60 milhões.