Publicidade

O Passado Também Chuta: Clarence Seedorf

Jorge Faria Sousa · 2 min

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

Clarence Seedorf foi um médio que brilhou ao mais alto nível do futebol europeu, o único jogador a vencer a Liga dos Campeões por três clubes diferentes – FC Ajax, Real Madrid CF e AC Milan.

Seedorf nasceu no Suriname, iniciando a sua carreira no Inter Moengotapoe. Cedo se transferiu para o Ajax, para integrar os escalões de formação, decorria a temporada de 1992/1993. Na mesma época, fez história ao serviço do clube holandês, tornando-se o jogador mais jovem de sempre a jogar na equipa principal, com apenas 17 anos.

Com a camisola do Ajax, viveu três épocas de sonho, que terminou com a conquista da sua primeira Liga dos Campeões, no dia 24 de maio de 1995, vencendo o Milan por 1-0, com golo de Patrick Kluivert. Em Amsterdão, Seedorf realizou 90 jogos e apontou onze golos, conquistando dois campeonatos, uma Taça da Holanda (KNVB Beker) e duas Supertaças (Johan Cruijff Schaal).

Na temporada 95/96 transferiu-se para o futebol italiano, para vestir a camisola da Sampdoria, onde esteve apenas uma época. Na época seguinte, voltava a protagonizar uma transferência, desta feita para o futebol espanhol, para representar o Real Madrid, por uma verba a rondar os 8.60 M€.

Seedorf venceu ao serviço do Real Madrid, a sua segunda Liga dos Campeões da carreira
Fonte: FIFA

No Real Madrid disputou 159 partidas e marcou 20 golos, tendo vencido uma Liga dos Campeões, um campeonato, uma Supertaça e uma Taça Intercontinental. Na época 1999/2000 regressou ao futebol italiano, para representar o Inter de Milão, uma transferência avaliada em 24 M€. No entanto, viria a ser no rival AC Milan, que três anos depois viria a representar, que iria fazer história.

Seedorf chegou ao Milan na temporada 2002/2003, vestindo a camisola “rossoneri” durante uma década, onde voltou a viver tempos de glória. Ao serviço do AC Milan conquistou dez títulos – dois campeonatos, duas Ligas dos Campeões, uma Taça de Itália, duas Supertaças, duas Supertaças Europeias, uma Taça Intercontinental e um Campeonato do Mundo de Clubes. Com a camisola “rossoneri” disputou 432 jogos e marcou 62 golos.

No final da sua carreira, ainda representou o Botafogo, vivendo mais uma aventura. Terminando a sua carreira enquanto profissional, dedicando-se à sua carreira de treinador.

Seedorf tendo nascido no Suriname, naturalizou-se holandês e representou a laranja mecânica em quatro fases finais – três campeonatos da Europa e o Mundial 98 disputado em França. Ao longo da sua carreira internacional, somou 87 jogos e onze golos pela sua seleção.

Seedorf ficará para sempre, na memória dos adeptos do futebol europeu e mundial. Um jogador que se destacava pela sua meia distância, pela visão de jogo, pela qualidade de passe e por ser tecnicamente evoluído. Um verdadeiro craque, que conquistou 21 títulos ao serviço dos vários clubes que representou.

Foto de Capa: UEFA

Revisto por: Jorge Neves

Jorge Faria Sousa

Redação Bola na Rede · ver artigos

Continua a ler

as mais recentes
Opinião

Quatro pontos de distância, muito mais em jogo | Braga x Sporting

O Estádio Municipal de Braga recebe, esta sexta-feira, 9 de outubro, às 20h15, um dos encontros mais aguardados da oitava jornada da Primeira Liga portuguesa 26/27. Braga e Sporting estão separados por quatro pontos, num duelo que pode ter consequências importantes nas ambições das duas equipas. Os leões ocupam o terceiro lugar, com 15 pontos, ainda sem derrotas, mas já a seis do líder FC Porto. Os arsenalistas seguem na sexta posição, com 11 pontos e um jogo em atraso, procurando aproveitar o fator casa para se aproximar dos lugares cimeiros. A equipa de Carlos Vicens chega ao encontro depois de um empate sem golos diante do Santa Clara, numa temporada em que tem revelado consistência defensiva, mas também algumas dificuldades na concretização. Com apenas sete golos marcados em seis jornadas, o Braga apresenta números ofensivos modestos para as suas ambições. Do outro lado, o Sporting de Rui Borges continua invicto, mas os empates consecutivos frente a Famalicão e Arouca impediram os leões de acompanhar o ritmo do FC Porto. A formação leonina soma 17 golos em sete partidas, mas já consentiu oito, um indicador das dificuldades que tem sentido para controlar determinados momentos dos encontros.

Tiago Campos · 4 min de leitura
Ler a crónica

Newsletter Bola na Rede

Estamos a preparar a newsletter do Bola na Rede. Deixa o teu email e és dos primeiros a recebê-la. Sem spam.

Feito. Ficas na lista e avisamos-te quando arrancar.