📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

O Passado Também Chuta: Clarence Seedorf

- Advertisement -

Clarence Seedorf foi um médio que brilhou ao mais alto nível do futebol europeu, o único jogador a vencer a Liga dos Campeões por três clubes diferentes – FC Ajax, Real Madrid CF e AC Milan.

Seedorf nasceu no Suriname, iniciando a sua carreira no Inter Moengotapoe. Cedo se transferiu para o Ajax, para integrar os escalões de formação, decorria a temporada de 1992/1993. Na mesma época, fez história ao serviço do clube holandês, tornando-se o jogador mais jovem de sempre a jogar na equipa principal, com apenas 17 anos.

Com a camisola do Ajax, viveu três épocas de sonho, que terminou com a conquista da sua primeira Liga dos Campeões, no dia 24 de maio de 1995, vencendo o Milan por 1-0, com golo de Patrick Kluivert. Em Amsterdão, Seedorf realizou 90 jogos e apontou onze golos, conquistando dois campeonatos, uma Taça da Holanda (KNVB Beker) e duas Supertaças (Johan Cruijff Schaal).

Na temporada 95/96 transferiu-se para o futebol italiano, para vestir a camisola da Sampdoria, onde esteve apenas uma época. Na época seguinte, voltava a protagonizar uma transferência, desta feita para o futebol espanhol, para representar o Real Madrid, por uma verba a rondar os 8.60 M€.

Seedorf venceu ao serviço do Real Madrid, a sua segunda Liga dos Campeões da carreira
Fonte: FIFA

No Real Madrid disputou 159 partidas e marcou 20 golos, tendo vencido uma Liga dos Campeões, um campeonato, uma Supertaça e uma Taça Intercontinental. Na época 1999/2000 regressou ao futebol italiano, para representar o Inter de Milão, uma transferência avaliada em 24 M€. No entanto, viria a ser no rival AC Milan, que três anos depois viria a representar, que iria fazer história.

Seedorf chegou ao Milan na temporada 2002/2003, vestindo a camisola “rossoneri” durante uma década, onde voltou a viver tempos de glória. Ao serviço do AC Milan conquistou dez títulos – dois campeonatos, duas Ligas dos Campeões, uma Taça de Itália, duas Supertaças, duas Supertaças Europeias, uma Taça Intercontinental e um Campeonato do Mundo de Clubes. Com a camisola “rossoneri” disputou 432 jogos e marcou 62 golos.

No final da sua carreira, ainda representou o Botafogo, vivendo mais uma aventura. Terminando a sua carreira enquanto profissional, dedicando-se à sua carreira de treinador.

Seedorf tendo nascido no Suriname, naturalizou-se holandês e representou a laranja mecânica em quatro fases finais – três campeonatos da Europa e o Mundial 98 disputado em França. Ao longo da sua carreira internacional, somou 87 jogos e onze golos pela sua seleção.

Seedorf ficará para sempre, na memória dos adeptos do futebol europeu e mundial. Um jogador que se destacava pela sua meia distância, pela visão de jogo, pela qualidade de passe e por ser tecnicamente evoluído. Um verdadeiro craque, que conquistou 21 títulos ao serviço dos vários clubes que representou.

Foto de Capa: UEFA

Revisto por: Jorge Neves

Jorge Faria Sousa
Jorge Faria Sousahttp://www.bolanarede.pt
O Jorge é natural da Lourinhã, trabalha como Consultor na área de TI. Colabora com alguns meios de comunicação social, é comentador da Sporting TV e na Bola na Rede.                                                                                                                                                 O Jorge escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Romelu Lukaku regressa à convocatória do Nápoles após quatro meses afastado por lesão

Romelu Lukaku foi incluído na convocatória do Nápoles para o encontro com o Inter Milão. O avançado esteve afastado por 4 meses por lesão.

Bruno Fernandes confirma proposta do Benfica e revela interesse do FC Porto: «Financeiramente era muito tentador»

Bruno Fernandes revelou que contou com uma proposta do Benfica, depois de ter rescindido contrato com o Sporting, em 2018.

Águias favoritas com o Jamor (e possível Clássico) na mira | Farense x Benfica

Às 20:45, o Benfica sobe ao relvado do Estádio de São Luís para defrontar o Farense, num encontro onde a margem de erro é inexistente.

Pep Guardiola aborda lesão de Jérémy Doku: «Não sei quando ele vai voltar… talvez no ano novo»

Pep Guardiola comentou a situação da lesão de Jérémy Doku, que falhou o encontro do Manchester City frente ao Crystal Palace.

PUB

Mais Artigos Populares

Tite assume comando técnico do Cruzeiro

Após Leonardo Jardim abandonar o Cruzeiro por razões pessoais, o clube anunciou que Tite irá assumir o comando técnico em 2026.

Édouard Mendy acerta renovação de contrato com o Al Ahli até 2028

O Al Ahli anunciou esta terça-feira a renovação do contrato de Édouard Mendy. O guardião senegalês estendeu a sua ligação ao clube até 2028.

Barcelona passa por dificuldades mas elimina Guadalajara na Taça do Rei

O Barcelona foi ao terreno do Guadalajara vencer por duas bolas a zero esta terça-feira, em jogo dos 16avos de final da Taça do Rei.