📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

O Passado Também Chuta: Clarence Seedorf

- Advertisement -

Clarence Seedorf foi um médio que brilhou ao mais alto nível do futebol europeu, o único jogador a vencer a Liga dos Campeões por três clubes diferentes – FC Ajax, Real Madrid CF e AC Milan.

Seedorf nasceu no Suriname, iniciando a sua carreira no Inter Moengotapoe. Cedo se transferiu para o Ajax, para integrar os escalões de formação, decorria a temporada de 1992/1993. Na mesma época, fez história ao serviço do clube holandês, tornando-se o jogador mais jovem de sempre a jogar na equipa principal, com apenas 17 anos.

Com a camisola do Ajax, viveu três épocas de sonho, que terminou com a conquista da sua primeira Liga dos Campeões, no dia 24 de maio de 1995, vencendo o Milan por 1-0, com golo de Patrick Kluivert. Em Amsterdão, Seedorf realizou 90 jogos e apontou onze golos, conquistando dois campeonatos, uma Taça da Holanda (KNVB Beker) e duas Supertaças (Johan Cruijff Schaal).

Na temporada 95/96 transferiu-se para o futebol italiano, para vestir a camisola da Sampdoria, onde esteve apenas uma época. Na época seguinte, voltava a protagonizar uma transferência, desta feita para o futebol espanhol, para representar o Real Madrid, por uma verba a rondar os 8.60 M€.

Seedorf venceu ao serviço do Real Madrid, a sua segunda Liga dos Campeões da carreira
Fonte: FIFA

No Real Madrid disputou 159 partidas e marcou 20 golos, tendo vencido uma Liga dos Campeões, um campeonato, uma Supertaça e uma Taça Intercontinental. Na época 1999/2000 regressou ao futebol italiano, para representar o Inter de Milão, uma transferência avaliada em 24 M€. No entanto, viria a ser no rival AC Milan, que três anos depois viria a representar, que iria fazer história.

Seedorf chegou ao Milan na temporada 2002/2003, vestindo a camisola “rossoneri” durante uma década, onde voltou a viver tempos de glória. Ao serviço do AC Milan conquistou dez títulos – dois campeonatos, duas Ligas dos Campeões, uma Taça de Itália, duas Supertaças, duas Supertaças Europeias, uma Taça Intercontinental e um Campeonato do Mundo de Clubes. Com a camisola “rossoneri” disputou 432 jogos e marcou 62 golos.

No final da sua carreira, ainda representou o Botafogo, vivendo mais uma aventura. Terminando a sua carreira enquanto profissional, dedicando-se à sua carreira de treinador.

Seedorf tendo nascido no Suriname, naturalizou-se holandês e representou a laranja mecânica em quatro fases finais – três campeonatos da Europa e o Mundial 98 disputado em França. Ao longo da sua carreira internacional, somou 87 jogos e onze golos pela sua seleção.

Seedorf ficará para sempre, na memória dos adeptos do futebol europeu e mundial. Um jogador que se destacava pela sua meia distância, pela visão de jogo, pela qualidade de passe e por ser tecnicamente evoluído. Um verdadeiro craque, que conquistou 21 títulos ao serviço dos vários clubes que representou.

Foto de Capa: UEFA

Revisto por: Jorge Neves

Jorge Faria Sousa
Jorge Faria Sousahttp://www.bolanarede.pt
O Jorge é natural da Lourinhã, trabalha como Consultor na área de TI. Colabora com alguns meios de comunicação social, é comentador da Sporting TV e na Bola na Rede.                                                                                                                                                 O Jorge escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

João Nuno e o terceiro golo do Sporting: «Não me lembro de o Fresneda alguma vez ter marcado de cabeça»

João Nuno analisou a vitória do Sporting frente ao Estrela da Amadora. O técnico comentou o golo feito por Iván Fresneda.

Antigo alvo do Benfica ganha importância no Atlético Madrid

Marc Pubill tem ganho importância no Atlético Madrid, sendo que foi titular no triunfo contra o Real Oviedo.

‘Guerra’ à vista em Inglaterra? Liverpool de olho em jogador do Everton

O Liverpool é um dos emblemas interessados em Ilman Ndiaye, jogador que pertence aos quadros do Everton, os seus rivais da cidade.

Boston Celtics com vitória apertada sem Neemias Queta

Os Boston Celtics venceram os Cleveland Cavaliers na última madrugada, num jogo que não contou com Neemias Queta.

PUB

Mais Artigos Populares

Abel Braga foi apresentado no Internacional e já está a gerar polémica: «Eu não quero a minha equipa a treinar de camisola rosa, parece...

Abel Braga foi apresentado recentemente como novo treinador do Internacional e já realizou declarações polémicas.

Dezembro promete ser apertado: eis os jogos a disputar por Sporting, Benfica e FC Porto

Sporting, Benfica e FC Porto vão ter vários desafios ao longo do mês de dezembro, que podem ser importantes para o resto da temporada.

AVS SAD prepara ataque forte ao mercado de inverno

O AVS SAD está interessado em avançar para a aquisição de alguns nomes na próxima janela de transferências de inverno.